Autor Tópico: Primeiras impressões  (Lida 54186 vezes)

Offline Hic

• Leitor de Fim de Semana
  • **
    • Ver Perfil
Primeiras impressões
« Responder #15 em: Julho 04, 2008, 21:16:49 pm »
Citação de: "candeias"
Citação de: "Hic"
wench não é bem "rapariga" a não ser que sejamos todos brasileiros :P

por acaso estava curioso, não encontro nenhuma palavra em português que traduza exactamente o que ele lhe chama (prostituta e os seus sinónimos são um bocadinho fortes :P).

Pois, tens razão: wench não é bem rapariga, mas também não é bem o que estás a pensar.

O uso de "wench", e em especial o uso mais ou menos arcaizante de "wench", que é o que o Martin lhe dá, tem mais a ver com classe social do que outra coisa qualquer. Uma "wench" é uma rapariga que tem de trabalhar para prover ao seu sustento, seja qual for o trabalho. Tanto é wench a prostituta como a criada de quarto, como a aia de uma donzela, como uma agricultora, etc. Desde que seja jovem.

O termo também é por vezes aplicado, em sentido razoavelmente pejorativo, a raparigas de classe social elevada, como no caso de Jaime e de Brienne de Tarth.

E também tens razão em não haver palavra do português contemporâneo que traduza bem o conceito. Deu-me alguma dor de cabeça, e ainda pensei em "moça" ou "moçoila", mas achei que estes termos estão demasiado conotados com um certo tipo de ambiente (e uma geografia) para serem mais adequados do que rapariga. Especialmente porque rapariga, em português de há algumas décadas, era precisamente uma "wench": as bem-nascidas não eram raparigas mas sim "meninas".

Mas é a tal coisa: a minha opção foi a que foi pelo raciocínio que acabei de explicar, mas nada garante que tenha sido a mais correcta.

Sim, eu percebo :P. Eu na altura também não sabia exactamente o que queria dizer, tive que ir procurar (não é propriamente o tipo de termo que nos ensinem quando aprendemos inglês :P), e vi que em "old english" era conotado com prostitutas ou serventes, e devido ao cenário que envolve a série (tempo "medieval"), associei mais a isso.

Mas agora estou esclarecido, obrigado :). Esta dúvida vem-me a roer a alma à já algum tempo (daí ter perguntado)  :oops: .

Offline Ray_of_Darkness

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
    • http://madebynatercia.blogspot.com
Primeiras impressões
« Responder #16 em: Julho 05, 2008, 15:11:53 pm »
Ainda vou muito no início (vou começar o primeiro capítulo do Davos).
Ao contrário do Fiacha, achei o prólogo bastante interessante, especialmente o final, quando ouvem os 3 toques do corno (é caso para dizer ao Sam "saved by the bell"). Acho que nunca foi mencionado antes o significado de 3 toques; fiquei curiosíssima para saber o que vem aí!

A relação de Jaime com Brienne está a divertir-me. Acho que, apesar de tudo, ele continua um cavaleiro; apercebi-me disso quando ele a resgatou da água, embora o seu primeiro instinto fosse outro...

Não gostei das acções de Catelyn no seu primeiro capítulo e do que ficámos a saber no primeiro capítulo de Jaime; o capítulo foi salvo pelo lorde Hoster. Quem será Tansy e o que terá acontecido realmente? Catelyn tem as suas suspeitas, mas como o Martin é um brincalhão, desconfio sempre.

Fiquei cheia de pena do Tarte Quente no primeiro capítulo da Arya. Mas gostei de ver que a ligação de Arya com a Nymeria continua forte.

Quanto ao Tyrion...vamos lá ver como se desembrulha desta...  :twisted:

Offline S2ug

• Leitor de Fim de Semana
  • **
    • Ver Perfil
Primeiras impressões
« Responder #17 em: Julho 05, 2008, 17:54:43 pm »
Eu ja vou a meio, desde que o comprei foi sempre a dar-lhe.... também gostei muito do 1º capitulo, finalmente os Outros aparecem em força...Muito fixe.... :lol:

Offline canochinha

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
    • Estante de Livros
Primeiras impressões
« Responder #18 em: Julho 05, 2008, 23:37:57 pm »
Spoilerzinho... (é só seleccionar já a seguir)

Ena, o Sam também tem capítulos neste livro!! Não estava à espera...

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
Primeiras impressões
« Responder #19 em: Julho 07, 2008, 11:02:29 am »
Bem só para informar que este fim de semana não deu para avançar muito na leitura :cry:

Canochinha,

1º tens uma assinatura muito fixe :wink:

2º A questão dos Spoilers é complicada, colocamos ou não ? no meu 1º post coloquei que poderia ter, mas acho sinceramente que não é necessário, pois aqui debate-se o livro, mas compreendo perfeitamente, que tambem se pode colocar a palavra, pois existe muita gente que não gosta de ser surpreendida :cry:

3º nem tinha percebido que tinhas escrito algo, hehehe, bolas vais adiantada :D

SPOILERS,

Estou no 2º capitulo de Jon e bolas algo de mal aconteceu...Jon foi "mordido/atacado" pela aguia de Mance (bela personagem hem), fiquei em pulgas para saber o que se passou....

S2ug,

Os OUTROS apareceram no inicio ? Não será o povo Livre, o que é comandado por Mance ? acho que é diferente  :wink:
Livro a ler: O Cavalo de Outubro de Collen McCuloough 6º volume da saga 1º Homem de Roma

Offline canochinha

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
    • Estante de Livros
Primeiras impressões
« Responder #20 em: Julho 07, 2008, 11:08:21 am »
Citação de: "Fiacha"
1º tens uma assinatura muito fixe :wink:

Será o avatar? É o Jon e o Fantasma :wink:

2º A questão dos Spoilers é complicada, colocamos ou não?

É uma questão complicada. Como dizes, este é o tópico do livro e por isso devíamos poder falar sobre ele à vontade. A questão é que as pessoas que estão a ler o livro vão com ritmos diferentes. Enquanto que eu vou na página 300, se calhar há pessoas que estão na página 500 e outras ainda só vão na 100... E não quero spoilar ninguém!

Offline Ray_of_Darkness

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
    • http://madebynatercia.blogspot.com
Primeiras impressões
« Responder #21 em: Julho 07, 2008, 13:09:18 pm »
Eu ando mais atrasada na leitura e tenho tido cuidado ao ler os posts. Acho que se cada um disser em que parte do livro vai antes de fazer os comentários pode ajudar. Por exemplo, o Fiacha disse que ia no 2º do Jon e eu não li essa parte do post que vem a seguir porque ainda não atingi esse capítulo. Depois do aviso, cada um lê por sua conta e risco. Se não se puder falar à vontade de que vale haver o fórum? :roll:

Offline pendragon

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
Primeiras impressões
« Responder #22 em: Julho 07, 2008, 16:05:04 pm »
Na minha opinião o livro vale pelo seu todo,e so sera comentado no fim quem ainda não acabou têm que evitar ca vir ou sujeitar-se a possiveis spoilers,tentem não vir a este topico enquanto não acabarem.....no meu caso acabei de ler ao fim de 3 dias fiz o meu post com possiveis spoilers,pois sou da opinião que o livro deve ser comentado no fim :P .Abraços Sandro.
"ALIAS JACTA ES"///VENI,VIDI,VICI

Offline tahra

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Primeiras impressões
« Responder #23 em: Julho 07, 2008, 16:05:14 pm »
Citação de: "Ray_of_Darkness"
Depois do aviso, cada um lê por sua conta e risco. Se não se puder falar à vontade de que vale haver o fórum? :roll:

Acho que devia haver pelo menos um tópico para cada livro que assume que já se leu o mesmo... Quem não quiser spoilers desse livro, não vai a esse tópico...

Há algum sítio que assuma que já se leu TUDO, das versões inglesas? Se não há, devia haver... Eu como li tudo "de empreitada", nem sei o que pertence a que livro, pelo que a opção é mesmo boca calada...  :roll:

Mas era simpático haver um sítio para especular à vontade.. Mais uma vez, quem não quiser spoilers não lê...
Tahra
Quanto mais conheço as pessoas, mais gosto dos cães.. e dos gatos!

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
Primeiras impressões
« Responder #24 em: Julho 07, 2008, 16:32:54 pm »
Citação de: "tahra"

Mas era simpático haver um sítio para especular à vontade.. Mais uma vez, quem não quiser spoilers não lê...

Tahra (acertei) : :wink:

Essa acho uma situação MUITO MAIS COMPLICADA

Tambem sou de acordo, mas devia ser feito algo como por exemplo

Abria-se esse espaço, mas teria que estar de uma forma "invisivel" e só quem envia-se PM a moderação, teria acesso a esse local restrito.

Pelo menos enquanto não for publicado em Portugal o 8º livro (versão Portuguesa)

É só a minha opinião...

Quanto ao topico,

Terminei o capitulo de Jon, li um de Sansa (muito pequenito) e começei um de Arya... :wink:

Edit,

Canochinha,

Era mesmo isso que queria dizer e está LINDO :wink:
Livro a ler: O Cavalo de Outubro de Collen McCuloough 6º volume da saga 1º Homem de Roma

Offline Ravhin

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
Primeiras impressões
« Responder #25 em: Julho 07, 2008, 16:38:41 pm »
Citação de: "Ray_of_Darkness"
Depois do aviso, cada um lê por sua conta e risco. Se não se puder falar à vontade de que vale haver o fórum? :roll:

Acho que devia haver pelo menos um tópico para cada livro que assume que já se leu o mesmo... Quem não quiser spoilers desse livro, não vai a esse tópico...

Há algum sítio que assuma que já se leu TUDO, das versões inglesas? Se não há, devia haver... Eu como li tudo "de empreitada", nem sei o que pertence a que livro, pelo que a opção é mesmo boca calada...  :roll:

Estas a ver o Fiacha a resistir à tentação ?

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
Primeiras impressões
« Responder #26 em: Julho 07, 2008, 17:00:59 pm »
Ravhin,

Então eu até estou a tentar que voçes os VETERANOS tenham uma cor diferente quando estejam ligados e acima de tudo um espaço para debaterem à vontade uma saga que tanto gostam...

Desde que esteja "invisivel" e sei que isso é possivel (digo eu), para quem só lê na versão Portuguesa, que quereis mais o nobre membro da patrulha negra ?

Offline Ravhin

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
Primeiras impressões
« Responder #27 em: Julho 07, 2008, 17:21:17 pm »
Ravhin,

Então eu até estou a tentar que voçes os VETERANOS tenham uma cor diferente quando estejam ligados e acima de tudo um espaço para debaterem à vontade uma saga que tanto gostam...

Desde que esteja "invisivel" e sei que isso é possivel (digo eu), para quem só lê na versão Portuguesa, que quereis mais o nobre membro da patrulha negra ?

Eu não quero mais nada ! :P Acho a tua ideia bastante boa. Simplesmente o meu comentário anterior foi só em relação ao que a Tahra disse ;) . Quer dizer a questão da cor, já não acho assim tão interessante, mas a ideia da secção acessível só a quem já leu os livros é boa sim senhor !

Offline tahra

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Primeiras impressões
« Responder #28 em: Julho 07, 2008, 18:52:56 pm »

Tahra (acertei) : :wink:

Essa acho uma situação MUITO MAIS COMPLICADA

Tambem sou de acordo, mas devia ser feito algo como por exemplo

Abria-se esse espaço, mas teria que estar de uma forma "invisivel" e só quem envia-se PM a moderação, teria acesso a esse local restrito.

Pelo menos enquanto não for publicado em Portugal o 8º livro (versão Portuguesa)

Sim, desta vez acertaste :)

Isso é com cada um. Ninguém é obrigado a ver tópico nenhum... Não me parece necessário estar invisível ou seja lá o que for.. Quem quer ver, vê. Quem não quer... não vê....

Quem não resiste à tentação... bom....  :twisted:
Tahra
Quanto mais conheço as pessoas, mais gosto dos cães.. e dos gatos!

Offline Dadim4794

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
Primeiras impressões
« Responder #29 em: Julho 09, 2008, 11:06:50 am »
Parece que o topico voltou!!!
Mas o das segundas impressões desapareceu...
E todas as coisas que fizemos desde o erro também.