Autor Tópico: DUNA  (Lida 40702 vezes)

Offline Pantapuff

• Aprendiz
  • *
  • Pantapuff
    • Ver Perfil
    • Livros por Todo Lado
Re: DUNA
« Responder #240 em: Janeiro 08, 2012, 20:13:45 pm »
A série Dune é uma das melhores que existem. Li pela primeira vez o Dune quando entrei para a faculdade. Comprei os três primeiros antes de sair a tradução portuguesa, que já devia ter vindo à mais tempo.
Frank Herbert mostra-nos uma história intemporal baseada em problemas que já na altura se discutiam como a possibilidade da água vir a acabar e também usa bases em crenças religiosas iranianas de uma forma subtil e inteligente.
É uma leitura pesada que deve ser feita com cuidado devido ao vocabulário utilizado mas que depois de terminado o livro quase que sabe a pouco.
O Dune Messiah continua a história e o livro já anda a queimar a estante a pedir para ser lido. Quem puder aconselho vivamente a que o faça pois é um dos melhores autores que podem ler e sem sombra de dúvida uma boa aposta. Eu não tenho o hábito de reler livros devido à quantidade que compro, mas estes dois "Dune" e "Dune Messiah" voltei a ler porque é simplesmente fantástico.
Em relação à adaptação para cinema de David Lynch, não vejam antes de terminado o livro  ;)

Offline ruiramos

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #241 em: Fevereiro 15, 2012, 20:58:27 pm »
Concordo contigo no que toca aos livros, quanto ao filme do David Lynch, na minha humilde opinião, não faz jus ao imaginário criado por Herbert. Prefiro de longe a série do canal Sci-Fi que adaptou os três primeiros livros.

Offline patyy

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
    • Chaise Longue
« Responder #242 em: Fevereiro 20, 2012, 09:44:11 am »
Declaradamente não fã de ficção científica, tenho de declarar que estou fã de Duna!! Ainda me sinto sobre os efeitos da especiaria lool deixo-vos a minha opinião mais alargada deste livro:

http://girlinchaiselongue.blogspot.com/2012/02/opiniao-duna.html

Offline escritorario

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #243 em: Fevereiro 27, 2012, 19:11:54 pm »
Esta estante não é para velhos

Recorro, sem pudores, ao paralelismo. O Senhor dos Anéis tem cerca de 57 anos, Duna tem 47.
Ambos envelheceram mas o primeiro enverga branco e tem as costas direitas e altivas. O segundo, não fossem os suspensores, e estaria curvado arrastando as peles envelhecidas e laxas pelo chão. Os olhos, contudo, ainda estariam vivos e com parte da intensidade de há meio século atrás.
Percebo agora quem me avisou que Duna não é ficção científica, tem toda a razão. Duna foi ficção científica. Hoje em dia o poder atómico é um medo do passado e o desastre ambiental é um receio do presente. Sobram umas pitadas de tecnologia e especiaria com um envolvente psicológico e religioso que, apesar de não ser pouco, sabe a pouco roçando o boom das drogas alucinogénicas na década de 60 e 70.
Li apenas o primeiro volume e a duas velocidades. Depois de um início vertiginoso e que captura, seguiu-se um deserto de interesse com um avançar vagaroso e passos cadenciados para não atrair o monstro do entretenimento. No final, lá se arranca novamente para um desenlace interessante onde até o protagonista parece acordar de um coma profundo que se iniciou com o teste do Gom Jabbar.
Tenho de admitir que há uma força latente no livro e um engenho maior na sua criação mas o facto de o ler agora, quase 50 anos depois de ter sido editado, retira-lhe alguma da magia e energia de outrora. Estou curioso para o que aí vem mas como também me avisaram que "O Messias de Duna" é mais um interlúdio na acção, vou aguardar que a minha memória apague as pegadas arrastadas na areia e a ressaca da especiaria se instale antes de voltar a Arrakis.

Offline Ser Land

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #244 em: Fevereiro 27, 2012, 21:16:18 pm »
Esta estante não é para velhos

Recorro, sem pudores, ao paralelismo. O Senhor dos Anéis tem cerca de 57 anos, Duna tem 47.
Ambos envelheceram mas o primeiro enverga branco e tem as costas direitas e altivas. O segundo, não fossem os suspensores, e estaria curvado arrastando as peles envelhecidas e laxas pelo chão. Os olhos, contudo, ainda estariam vivos e com parte da intensidade de há meio século atrás.
Percebo agora quem me avisou que Duna não é ficção científica, tem toda a razão. Duna foi ficção científica. Hoje em dia o poder atómico é um medo do passado e o desastre ambiental é um receio do presente. Sobram umas pitadas de tecnologia e especiaria com um envolvente psicológico e religioso que, apesar de não ser pouco, sabe a pouco roçando o boom das drogas alucinogénicas na década de 60 e 70.
Li apenas o primeiro volume e a duas velocidades. Depois de um início vertiginoso e que captura, seguiu-se um deserto de interesse com um avançar vagaroso e passos cadenciados para não atrair o monstro do entretenimento. No final, lá se arranca novamente para um desenlace interessante onde até o protagonista parece acordar de um coma profundo que se iniciou com o teste do Gom Jabbar.
Tenho de admitir que há uma força latente no livro e um engenho maior na sua criação mas o facto de o ler agora, quase 50 anos depois de ter sido editado, retira-lhe alguma da magia e energia de outrora. Estou curioso para o que aí vem mas como também me avisaram que "O Messias de Duna" é mais um interlúdio na acção, vou aguardar que a minha memória apague as pegadas arrastadas na areia e a ressaca da especiaria se instale antes de voltar a Arrakis.

Bem escrito. Lê a sequela. É espectacular e mais actual, parece-me, ou melhor dizendo, é mais intemporal.
A reler:

"The Fires of Heaven" de Robert Jordan

Offline escritorario

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #245 em: Fevereiro 27, 2012, 22:38:27 pm »
Está na lista.  ;)

Mas agora para desenjoar acho que vou experimentar Bulgakov, The Master and Margarita.

Offline MelkorOfAngbad

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #246 em: Abril 28, 2012, 00:08:38 am »
Concordo contigo no que toca aos livros, quanto ao filme do David Lynch, na minha humilde opinião, não faz jus ao imaginário criado por Herbert. Prefiro de longe a série do canal Sci-Fi que adaptou os três primeiros livros.

Viva
Quanto a mim prefiro ao ambiente mais dark do filme do Lynch mas confesso que a serie do SyFy tem lá tudo....
Quanto ao terceiro volume, quando e que a SE lança o terceiro? Já estou com saudades de Arrakis....... ;)

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #247 em: Abril 28, 2012, 11:34:02 am »

Viva
Quanto a mim prefiro ao ambiente mais dark do filme do Lynch mas confesso que a serie do SyFy tem lá tudo....
Quanto ao terceiro volume, quando e que a SE lança o terceiro? Já estou com saudades de Arrakis....... ;)
Visto que os outros dois tiveram mais ou menos um ano de intervalo, pode ser que lá para o fim do terceiro trimestre e início do quarto possamos ter o terceiro... ::)