Autor Tópico: Opinião: A Guerra dos Tronos (Morrighan)  (Lida 3671 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Morrighan

  • Leitor de Fim de Semana
  • **
  • Mensagens: 146
    • Ver Perfil
    • BranMorrighan
Opinião: A Guerra dos Tronos (Morrighan)
« em: Dezembro 21, 2011, 18:47:26 pm »
Citar
A Guerra dos Tronos veio parar à minha estante há mais de ano e meio, mas só agora, finalmente, é que peguei nele e muito resumidamente o que tenho a dizer é que já não era sem tempo! Já tinha lido 'Sonho Febril' de George R. R. Martin, um romance vampírico, mas sem dúvida que 'As Crónicas de Gelo e Fogo' são um trabalho sublime de qualidade e coerência raras.

Cada capítulo do livro foca-se numa personagem de cada vez, mas só em personagens da casa Stark. Assim, em cada capítulo vamos seguindo os passos de Ned (Eddard Stark) e a sua família. De todas as personagens que foram apresentadas, adorei Arya, Bran, mas principalmente John Snow, o bastardo. Outra família que nos é apresentada com bastante pormenor é a Lannister. E nesta, conseguimos odiar todos, ficando a duvidar um pouco do irmão da rainha Tyrion, o anão.

Quando Eddard é convidado para ser a Mão do rei, o ambiente da corte está sombrio. Dias antes da chegada do rei a Winterfell, uma carta chega a Ned com a semente da dúvida sobre a morte da antiga Mão. Desconfia-se que tenha sido assassinado pelos Lannister! Assim, Ned aceita com alguma relutância, mas só porque Robert sempre foi como família para ele. No entanto é a sua família que começa a ficar cada vez mais dividida. John parte para a Patrulha da Noite, Bran sofre uma terrível queda (em que as condições em que tal ocorreu permanecem desconhecidas por todos), Robb tem que se tornar rapidamente num Lord, e Arya e Sansa têm que partir para a corte com o pai.

Sem dúvida que George R. R. Martin foi um autêntico mestre na construção do universo e das personagens. São tantas personagens, reinos, terras, lords, reis, herdeiros, bastardos, etc., que ao início parecia que ia ser fácil perder o fio à meada. Pois estava enganada. Tirando os primeiros dois ou três capítulos em que tive que me ambientar ao formato da escrita do autor, tornou-se sempre tudo bastante fácil de seguir.

Sem dúvida uma obra muito boa e uma saga que promete ser das melhores que já li, senão das melhores que existem. Muito muito bom!

Originalmente publicado em: http://branmorrighan.blogspot.com/2011/12/opiniao-guerra-dos-tronos-as-cronicas.html

Offline mariana

  • Leitor de Fim de Semana
  • **
  • Mensagens: 94
    • Ver Perfil
Re: Opinião: A Guerra dos Tronos (Morrighan)
« Responder #1 em: Dezembro 22, 2011, 02:18:28 am »
eu ja li os livros todos que foram publicados(o ultimo em ingles) e simplesmente adoro...depois de senhor dos aneis é a melhor saga que li.
a minha personagem preferida é Bran:)
continua a ler porque fica melhor com cada livro novo:)
Boas leituras!