Autor Tópico: Pormenores e Teorias dos Pormenores - Quais é que não repararam/perceberam?  (Lida 23688 vezes)

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
SPOILER ALERT: Leiam este tópico apenas se já tiverem lido A Dança dos Dragões e Os Reinos do Caos.

Este tópico é baseado num que apareceu num fórum sobre a série na altura em que o último livro, ou seja A Dança dos Dragões e Os Reinos do Caos, do GRRM saiu, em Julho do ano passado. Na altura fiz um post semelhante no tópico em que o pessoal que estava a ler o livro em inglês usava para discutir o livro. Fica aqui um novo para o pessoal que leu em português. :)

Algumas das coisas fantásticas que os livros do GRRM têm são as pequenas subtilezas e pormenores que, caso prestemos atenção, nos permitem descobrir grandes e pequenas revelações assim como outros arcos dentro dos enredos principais.

Assim faço aqui uma lista de alguns desses pormenores e teorias que surgiram deles. Das teorias, é natural que muitos de nós não nos tenhamos apercebido pois têm como pontos relevantes acontecimentos dos contos que o GRRM escreveu sobre ASoIaF.

Spoiler (click to show/hide)

Alguns destes pormenores/teorias nem têm grande interesse para o enredo geral mas são sempre interessantes.
Houve algum do qual não se tenham apercebido? Descobriram outros? O que acham das teorias? Toca a discutir. :D
« Última modificação: Fevereiro 09, 2012, 04:59:59 am por Smirlah »

Offline patyy

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
    • Chaise Longue
Re: Pormenores e Teorias dos Pormenores - Quais é que não repararam/perceberam?
« Responder #1 em: Fevereiro 03, 2012, 01:05:07 am »
UAUUUUU!  :o

Agora a sério. Houve coisas que percebi, houve outras que me passaram ao lado e outras que desconfiei. Aquelas que eu não tinha percebido deixaram-me completamente parva...

Offline Roxie

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Fevereiro 03, 2012, 01:45:44 am »
Eu espero bem que essa teoria do Aegon não seja verdade! Para quê trazer à baila mais um competidor para o trono se depois se vai revelar falso? Ainda por cima com esse passado... Eu diria que já existiam candidatos mais que suficientes  ::)
Se a sua pretensão for verdadeira, parece que as 3 cabeças de dragão podem já estar completas se a teoria do Jon ser Targeryan vier a concretizar-se. Mas ao mesmo tempo já acho isso demasiado óbvio para um escritor como Martin... Depois de tanta especulação Jon ainda vai ser mesmo filho de Ned...

E a teoria da septã Lenore espero bem que não se confirme, começa a deixar de ser plausível tantos regressos da morte... E para quê trazer ainda mais personagens? Há que começar a fechar.

As história das tartes passaram-me completamente ao lado! Muito bom!  8) E também me senti muito parva por demorar uma eternidade a perceber quem era o Abel...  :-[

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Fevereiro 03, 2012, 02:10:02 am »
E a teoria da septã Lenore espero bem que não se confirme, começa a deixar de ser plausível tantos regressos da morte... E para quê trazer ainda mais personagens? Há que começar a fechar.
Se a personagem na verdade não chegou a morrer então não é um regresso da morte. ;D Mas acho que essa é capaz de se mostrar bastante acertada.

A verdade é que só não regressa quem realmente queremos: o Ned. :P

Eu espero bem que essa teoria do Aegon não seja verdade! Para quê trazer à baila mais um competidor para o trono se depois se vai revelar falso? Ainda por cima com esse passado... Eu diria que já existiam candidatos mais que suficientes  ::)
Se a sua pretensão for verdadeira, parece que as 3 cabeças de dragão podem já estar completas se a teoria do Jon ser Targeryan vier a concretizar-se. Mas ao mesmo tempo já acho isso demasiado óbvio para um escritor como Martin... Depois de tanta especulação Jon ainda vai ser mesmo filho de Ned...

Se fores ver a discussão iniciada pela Safaa neste post, abaixo, poderás ver mais umas ideias bastante interessantes:
http://bang.saidadeemergencia.com/index.php?topic=2284.100

Se leres, vem aqui dar-nos a tua opinião. :D

Offline Roxie

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Fevereiro 03, 2012, 02:29:15 am »
Se a personagem na verdade não chegou a morrer então não é um regresso da morte. ;D Mas acho que essa é capaz de se mostrar bastante acertada.

A verdade é que só não regressa quem realmente queremos: o Ned. :P
Tens toda a razão já que temos mesmo verdadeiros regressos da morte!  ::) Dos quais não sou lá muito fã... É que estes regressos e cliffhangers de supostas mortes fazem com que a morte perca valor, coisa que era tão apreciada em Martin.

Se fores ver a discussão iniciada pela Safaa neste post, abaixo, poderás ver mais umas ideias bastante interessantes:
http://bang.saidadeemergencia.com/index.php?topic=2284.100

Se leres, vem aqui dar-nos a tua opinião. :D
Vou lá espreitar   :)

Offline Queen_Fire

• Bibliófilo
  • "After all this time?" "Always"
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Fevereiro 03, 2012, 03:46:21 am »
Que topic tão fixe! :D
Excelente ideia :D

Ora muito bem,

Gostei imenso da parte das tartes, não tinha chegado lá. Smirlah, como chegaste? :D
A parte de Skaggos, porquê Skaggos? Deve ter-me escapado algum pormenor.

"És o cataplasma que me retira o veneno do coração. - disse-lhe."
 (O Medo do Homem Sábio 1 - Patrick Rothfuss)

http://www.goodreads.com/user/show/4631723-maria

Offline Roxie

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Fevereiro 03, 2012, 04:08:10 am »
Porque falam em canibalismo e num capítulo do Jon, se não me engano, dizem que os selvagens de Skaggos são canibais.

Spoiler:  Resposta à Queen... (click to show/hide)

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Fevereiro 03, 2012, 04:59:47 am »
Que topic tão fixe! :D
Excelente ideia :D

Ora muito bem,

Gostei imenso da parte das tartes, não tinha chegado lá. Smirlah, como chegaste? :D

Atenção, não vou pôr nada em spoiler pois avisei no primeiro post que este tópico é para quem já leu os últimos dois livros. No meu primeiro post usei a caixa de spoiler pois uma pessoa que abra o tópico poderia passar os olhos primeiro por isso em vez de pelo aviso e aí estariam spoilados, com ou sei aviso. :)
Confesso que não cheguei  à parte das tartes. Na altura pareceu-me haver qualquer coisa estranha na situação e andei-me a perguntar se o Manderly tinha-se vingado de alguma forma dos Frey e por isso eles tinham desaparecido. No entanto, não fiz 2+2 e não pensei na possibilidade de os Frey terem acabado nas tartes. ;D Vi isso nesse tal tópico em que me inspirei para fazer este.

Em relação ao Theon e à Profecia é basicamente o que a Roxie disse. Quando a Danny aborta pela primeira vez a Mirri Maz Durr disse que a Danny não voltaria a ter filhos até que o sol se pusesse no oriente, e mais uma série de coisas que na altura pareciam significar que a Danny nunca mais seria fértil pois tais coisas são impossíveis. No entanto estas aconteceram em sentidos figurativos.

Também já não me lembro de toda a profecia, quem quiser ter a cortesia de a pôr por aqui sinta-se à vontade. :P

Em relação ao Senescal creio que não é referente ao Tyrion mas ao navio em si (já não me lembro da lógica que isso fazia na altura :P). Creio que esse barco chega a ser capturado pelo Victarion, não?
Mesmo que seja referente ao Tyrion até faz todo o sentido que ela tenha cuidado. O Tyrion não terá necessariamente os interesses da Danny em primeiro lugar embora, caso se juntem, lhe possa ser de grande ajuda.

O Jon parece que se foi mesmo. Eu na altura também pensei que a Melisandre fosse resolver o assunto mas parece que serão os poderes warg a fazê-lo. Aí o prólogo faz todo o sentido de ter existido; é a explicação sobre a forma como o Jon voltará.

Offline Queen_Fire

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Fevereiro 03, 2012, 05:16:21 am »
Ok, faz sentido. Então também podemos postar sem ser com a caixa, certo? Vou tomar a liberdade de o fazer :D

Roxie, pois, eu lembro dos canibais. Só não percebo porque é que isso tem a ver com o Rickon. Já tinha visto essa teoria ou certeza na net, e realmente não tinha entendido. Faz sentido. Skaggos não fica longe. Osha não podia ir muito longe com Rickon. E o Davos ficou perturbado. É um sitio perigoso.

Do Theon, pois, o mais certo é ter sido. Foi esfolado, arrancaram-lhe dentes, partiram-lhe dentes, cortaram-lhe dedos...e ele estava sempre a querer que as raparigas se afastassem dele e a pensar como dantes podia ter ido com elas.

Sobre Aegon, sim sim! tens razão, foi o Varys que o guardou! No epilogo, o Varys é muito explicito em querer que ele tome o trono, pelo o menos é o que parece dizer.

Dany, sim! Verdade, faz todo o sentido :D
AS palavras têm um sentido tão conotativo! E são tão fáceis de interpretar que depois à primeira vista parecem confusas!

Smirlah,

ahhh! Essa das tartes é tão fixe LOL mesmo a Sweeney Todd

O barco naufragou e o Victarion ficou com o sacerdote, apanhado pelo Arganaz enquanto navegavam para Meereen.

Pois é para ter cuidado. O Tyrion pode unir-se à Dany, talvez como conselheiro. Era uma forma de ela crescer em sabedoria! :D

Pois!!! ... a explicação do Varamyr...oh pah, mas é tão triste!
Ele pode estar só muito ferido, foi cortado no pescoço e na barriga, entre as omoplatas e mais, mas mesmo assim, pode sobreviver. Ele deixou o Fantasma lá no quarto, como o Robb deixou o dele no acampamento! E antes deles o traírem ele viu o Robb, com neve a pingar do cabelo...!

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Fevereiro 03, 2012, 08:28:51 am »
Queen_Fire, a pista para Skaggos está no fim do último capítulo do Davos.

Sei que esse sacerdote também estava na profecia, mas já não me lembro se era alguma ligação com o Senescal...

Offline Sally

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Fevereiro 03, 2012, 20:46:09 pm »
A profecia da Dany é "Quando o Sol nascer a ocidente e se puser a oriente, quando os mares secarem e as montanhas forem sopradas pelo vento como folhas, quando o meu ventre voltar a ganhar vida e eu der à luz um filho vivo." Eu diria que duas destas coisas já aconteceram, a parte do Sol relativa ao Quentyn e o ventre dela voltar a ganhar vida. Quanto aos mares secarem e às montanhas, não encontro nada que figurativamente se encaixe nisso.

Por acaso apercebi-me logo enquanto lia sobre os Frey-tarte, por causa do comentário que o Manderly faz sobre o Cozinheiro Ratazana e toda a alegria dele a servir as tartes. ;D

A do Davos pareceu-me evidente, assim como a do Abel.

A que me escapou foi a do Theon ter sido castrado. :o Sempre achei que ele não queria aproximar-se das mulheres ou que dizia que já não era um homem por tudo o que lhe aconteceu, dos esfolamentos e do cheiro. Mas de facto faz sentido...

Sobre o Aegon não sei, acho que não há nada para já que apoie a ideia de que ele é falso. Mas não é impossível, estamos a falar do Martin.  ::)

Sobre o Jon, de facto a teoria parece fazer sentido. Há também uma parte em que ele sonha que está a lutar com pessoas que perdeu que se transformaram em criaturas e se não me engano ele está a brandir uma espada em fogo. Acho que é mais um detalhe interessante. ;) Muita gente aponta a ausência da estrela vermelha como um factor que apoia a Dany (devido ao cometa quando ela entrou na fogueira), mas no caso do Jon pode estar o Ladrão Vermelho no Céu ou uma heráldica qualquer com uma estrela por lá...Aliás, o manto do homem que o Wun Wun mata está bordado de estrelas que devem ter ficado cobertas de sangue. Interessante, hein? :D
"A reader lives a thousand lives before he dies. The man who never reads lives only one."

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Fevereiro 03, 2012, 23:45:28 pm »
Aliás, o manto do homem que o Wun Wun mata está bordado de estrelas que devem ter ficado cobertas de sangue. Interessante, hein? :D
É essa parte do manto que concretiza a parte da profecia referente às estrelas que sangram, parece-me.

Offline Queen_Fire

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Fevereiro 04, 2012, 03:57:12 am »
Sim, sim! Também acho, porque é que haveria de ser aquele homem com estrelas no manto? Não pode ser coincidência! :)
A parte em que ele está no cima da Muralha, a brandir a espada de fogo, aparece a Yngritte, o Robb entre outros, foi  significativa. ;)
Eles disseram-lhe alguma coisa enquanto subiam e ficavam sem cabeça?

Offline Roxie

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Fevereiro 04, 2012, 05:11:41 am »
O Jon parece que se foi mesmo. Eu na altura também pensei que a Melisandre fosse resolver o assunto mas parece que serão os poderes warg a fazê-lo. Aí o prólogo faz todo o sentido de ter existido; é a explicação sobre a forma como o Jon voltará.
Pois só nesse capítulo é que se percebe a existência de tal prólogo. Mas de qualquer forma fico com muitas dúvidas de como as coisas vão ser feitas...
O Jon passa para o lobo, mas e depois? Vejo duas hipóteses, caso esteja extremamente ferido durante o período de convalescença fica na pele do fantasma, ou então se ele estiver morto tem que voltar a ser humano para cumprir a profecia, right? Vai-se apoderar de um espírito fraco? Ou será que o seu corpo ainda pode ser utilizado?
Não sei se vou achar piada ao desenrolar de toda esta situação... Ao menos Martin podia ter deixado o Jon em paz!  :P

Offline Sally

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Fevereiro 04, 2012, 06:48:17 am »
A parte em que ele está no cima da Muralha, a brandir a espada de fogo, aparece a Yngritte, o Robb entre outros, foi  significativa. ;)
Eles disseram-lhe alguma coisa enquanto subiam e ficavam sem cabeça?

Não, eles não disseram nada. Nessa cena (sonho) só o Jon é que fala e diz qualquer coisa como "Eu sou o Senhor de Winterfell".
"A reader lives a thousand lives before he dies. The man who never reads lives only one."