Autor Tópico: Ilustrações  (Lida 5010 vezes)

Offline gorbag

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
Ilustrações
« em: Abril 11, 2012, 12:41:43 pm »
Boas,

Como sou novo por aqui não sei se este tema já aqui foi discutido, mas como procurei um pouco e não encontrei nada, decidi criar o tópico.

Antes de mais quero dizer que gosto bastante das capas dos livros, acho o design muito interessante. Quando andei à procura nas primeiras páginas, a única coisa que encontrei foi "Design da capa e interiores: Saída de Emergência". Não há um designer responsável por estas ilustrações, um nome ?

E agora algo que me intriga... Estas ilustrações têm alguma relação directa com a história? Há alguma intenção por detrás destas?
Pergunto isto porque nalguns dos livros é claramente possível fazer comparações.
Por exemplo, no livro 1 vê-se um homem vestido de negro, num cavalo negro, com um corvo negro por trás; penso que estes elementos são facilmente associados à Nightswatch, e este homem tráz também uma espada com um copo em forma de lobo (ao que me parece) pelo que será um Stark. Unindo os pontos este poderia ser facilmente Benjen Stark, ainda que a sua aparição seja curta.

No livro 2 não vejo grandes semelhanças...

No livro 3 vê-se claramente um estandarte com o lobo dos Stark (este que também está ao peito dos homens), assim penso que podemos associar esta capa à proclamação do Rei do Norte pelos seus vassalos.

Ao fim de tantos livros já não me recordo do que é que acontece em qual dos livros, a história acaba por ser contínua, pelo que não me lembro bem o que acontece no livro 4, mas se não me engano, há vários capítulos da Catelyn que desempenha um papel algo importante nesta fase. Dito isto penso que podia associar a figura da capa à Catelyn Stark, sem grande problema.

No livro 5 também não vejo uma associação directa a qualquer personagem, no entanto sempre que olho para aquilo imagino o Great-Jon Umber  ;D

Ainda não li os restantes livros, mas já tenho o 6, 7 e 8. No livro 6 podemos associar claramente aquela figura a Melisandre, e no oitavo são obviamente as Ilhas de Ferro.

Para além da ilustração na capa, reparei também nos brasões. Nos primeiros livros aparecem sempre os mesmos brasões, e estes parecem ser apenas "random", sem qualquer ligação ao livro ( talvez no segundo livro pudesse representar a Patrulha), mas a partir do sexto livro vê-se um novo brasão que pode ser claramente associado à casa Frey.
No livro 8 aparecem já estes brasões completamente explícitos: o lobo dos Stark; o leão dos Lannister; o dragão dos Targaryen; o veado coroado dos Baratheon; e a lula gigante dos Greyjoy. No entanto estive a ver as capas no site da SdE e neste livro os brasões continuam a ser os antigos, será esta que eu recebi uma edição mais recente?

Posto isto, gostava de saber se existe alguma intenção de relacionar directamente as ilustrações com a história. Deixem a vossa interpretação e opinião, é para isso que cá estamos afinal de contas  :)

Offline Ser Land

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Re: Ilustrações
« Responder #1 em: Abril 11, 2012, 13:05:22 pm »
As ilustrações estão mais ou menos relacionadas com a história. Assim, por exemplo, no livro O Mar de Ferro, tens uma ilustração de Pyke e em Os Reinos do Caos tens uma ilustração de Castelo Negro.

Os brasões de Os Reinos do Caos são mais fiéis aos brasões de Westeros, mas não estou certo de que sejam completamente fiéis. Já vi brasões algo diferentes, por exemplo, no Westeros (um site dedicado a ASoIaF).

E as ilustrações são de várias fontes. As duas últimas estou quase certo de que são de Andreas Rocha. A primeira é a mesma de uma antiga edição de língua inglesa de A Game of Thrones. A de A Fúria dos Reis, já a vi certa vez na Internet ao pesquisar avatares. Mas não  sei de quem será.
A reler:

"The Fires of Heaven" de Robert Jordan

Offline karalinda

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Abril 11, 2012, 15:39:09 pm »
Boa parte das ilustrações podes encontrar nestes dois livros:

The Art of George R.R. Martin's a Song of Ice and Fire Vol 1
The Art of George R.R. Martin's a Song of Ice and Fire Vol 2

As Ilustrações que compoem boa parte dos livros da saida de emergencia são os mesmo que a Fantasy Flight Games usa nos seus jogos de tabuleiro relacionados com a ASoIaF... Sobretudo no das cartas coleccionaveis... Posso confirmar pois tenho os dois livros e o Core Set do jogo de cartas coleccionaveis.

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Abril 11, 2012, 16:21:43 pm »
No 6º livro a figura é a Cersei e não a Melisandre! :P
Realmente há algumas pessoas que ali vêem a Melisandre mas eu sempre vi a Cersei. ::) Afinal é loira e pode ser considerada bastante bonita...

Quanto aos brasões, só os do último livro é que pretendem realmente ser ilustrativos dos das Casas de Westeros. Os outros acho que são mais para decoração (mas apelam à existência de diversas famílias/facções) embora haja um no sexto livro que realmente pareça apropriado para os Frey.

Offline Ser Land

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Abril 11, 2012, 17:09:27 pm »
Realmente há algumas pessoas que ali vêem a Melisandre mas eu sempre vi a Cersei. ::) Afinal é loira e pode ser considerada bastante bonita...

Quanto aos brasões, só os do último livro é que pretendem realmente ser ilustrativos dos das Casas de Westeros. Os outros acho que são mais para decoração (mas apelam à existência de diversas famílias/facções) embora haja um no sexto livro que realmente pareça apropriado para os Frey.

Seria apropriado aos Frey, se as torres fossem azuis em vez de vermelhas.
A reler:

"The Fires of Heaven" de Robert Jordan

Offline DBS

• Leitor de Fim de Semana
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Abril 11, 2012, 19:02:34 pm »

Já para não falar que ela está sentada no Trono de Ferro e que eu saiba, até ver, a Melisandre não meteu os pés na sala do Trono da Fortaleza Vermelha. ;D
A Língua Portuguesa não se vende!
CONTRA O "ACORDO" ORTOGRÁFICO assinem e divulguem a Iniciativa Legislativa de Cidadãos em ilcao.cedilha.net

Offline gorbag

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Abril 11, 2012, 19:30:33 pm »
Boa parte das ilustrações podes encontrar nestes dois livros:

The Art of George R.R. Martin's a Song of Ice and Fire Vol 1
The Art of George R.R. Martin's a Song of Ice and Fire Vol 2

As Ilustrações que compoem boa parte dos livros da saida de emergencia são os mesmo que a Fantasy Flight Games usa nos seus jogos de tabuleiro relacionados com a ASoIaF... Sobretudo no das cartas coleccionaveis... Posso confirmar pois tenho os dois livros e o Core Set do jogo de cartas coleccionaveis.

Ah assim fico mais esclarecido, ficam então na lista "to buy" esses dois volumes   ;D

No 6º livro a figura é a Cersei e não a Melisandre!
Realmente há algumas pessoas que ali vêem a Melisandre mas eu sempre vi a Cersei.  Afinal é loira e pode ser considerada bastante bonita...

Tens razão  ::)  à primeira vista parece-me a Melisandre, devido ao vestido vermelho, o fogo por trás e o que me parece ser um rubi ao pescoço. Mas olhando com mais atenção, tem os cabelos dourados e os olhos verdes da Cersei  :)

Offline RaquelCollin

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
    • RaquelCollin
« Responder #7 em: Abril 15, 2012, 22:02:21 pm »
Sei que a do livro "Os Reinos do Caos" é uma ilustração do Andreas Rocha (The Prize), e dele também é a do livro" A Dança dos Dragões" (Silent Shadows):)

Aproveitando o tópico eu gostava de saber quem fez as dos livros da  PATRICIA BRIGGS :)
A ler: http://www.goodreads.com/RaquelCollin
website: www.raquelcollin.wordpress.com
http://photostall.wix.com/raquelcollin
"Even the Devil may cry when he looks around Hell and realizes he's alone." (Sherrilyn Kenyon, Devil May Cry)

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Abril 16, 2012, 08:54:09 am »
Aproveitando o tópico eu gostava de saber quem fez as dos livros da  PATRICIA BRIGGS :)
Talvez seja melhor criar um tópico no quadro apropriado visto que este quadro é sobre o GRRM. :) Senão, este tópico ainda fica um confusão.

Offline RaquelCollin

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
    • RaquelCollin
« Responder #9 em: Abril 16, 2012, 09:34:05 am »
Talvez seja melhor criar um tópico no quadro apropriado visto que este quadro é sobre o GRRM. :) Senão, este tópico ainda fica um confusão.

Tens razão, não reparei onde estava o tópico, desculpem  ::)
A ler: http://www.goodreads.com/RaquelCollin
website: www.raquelcollin.wordpress.com
http://photostall.wix.com/raquelcollin
"Even the Devil may cry when he looks around Hell and realizes he's alone." (Sherrilyn Kenyon, Devil May Cry)

Offline Roxie

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Abril 16, 2012, 23:01:21 pm »
No 6º livro a figura é a Cersei e não a Melisandre!
Realmente há algumas pessoas que ali vêem a Melisandre mas eu sempre vi a Cersei.  Afinal é loira e pode ser considerada bastante bonita...

Tens razão  ::)  à primeira vista parece-me a Melisandre, devido ao vestido vermelho, o fogo por trás e o que me parece ser um rubi ao pescoço. Mas olhando com mais atenção, tem os cabelos dourados e os olhos verdes da Cersei  :)

x2  ;)
Todo o conjunto da imagem apontava para a Melisandre, nem liguei ao cabelo louro... Só mais tarde é que me apercebi disso.

Já para não falar que ela está sentada no Trono de Ferro e que eu saiba, até ver, a Melisandre não meteu os pés na sala do Trono da Fortaleza Vermelha. ;D

Acho que estás a fazer confusão...

« Última modificação: Abril 16, 2012, 23:10:01 pm por Roxie »