Autor Tópico: O Cavaleiro de Westeros & Outras Histórias  (Lida 14970 vezes)

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
Re: O Cavaleiro de Westeros & Outras Histórias
« Responder #15 em: Abril 24, 2012, 17:29:42 pm »
Para os interessados, a SdE está a oferecer dez exemplares de O Cavaleiro de Westeros e Outras Histórias através da promoção 2=3.

http://www.saidadeemergencia.com/editorial/-o-138/temos-10-exemplares-de-o-cavaleiro-de-westeros-e-outras-historia/

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Maio 01, 2012, 14:39:03 pm »
Li o conto O Cavaleiro de Westeros e fiquei impressionada por verificar que a adaptação que a BD fez foi extremamente fiel. Em relação ao conto em si, gostei deste. Entreteve bastante bem a escrita do Martin, como sempre, é soberba. Teve ainda os seus pontos de humor e as suas subtilezas, como não podia faltar. Acho que é extremamente interessante para quem quer explorar um pouco mais o universo de Westeros, principalmente se se tem curiosidade em relação a como Westeros será em tempos de paz.

Foi interessante ver mais algumas personagens Targaryen. Algumas completamente odiosas e outras exactamente no extremo oposto.
Spoiler (click to show/hide)
Podemos ainda ficar a saber a história por detrás dos dois ramos de Fossoways. Um com uma maça vermelha e outro com uma maçã verde...

Offline ruiramos

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Maio 01, 2012, 19:41:47 pm »
Provavelmente, será o primeiro livro de Martin que irei comprar. Só uma questão. Os restantes contos  não são do universo das Crónicas, pois não? É que enquanto o homem não terminar a saga, não quero ler uma página que seja desse mundo.

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Maio 01, 2012, 20:11:49 pm »
Provavelmente, será o primeiro livro de Martin que irei comprar. Só uma questão. Os restantes contos  não são do universo das Crónicas, pois não? É que enquanto o homem não terminar a saga, não quero ler uma página que seja desse mundo.
Não, não são. São de vários géneros inclusive: FC, fantasia e acho que até horror. Hoje à noite vou começar outro conto e depois vou comentando um a um neste tópico.

Offline ruiramos

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Maio 01, 2012, 22:32:54 pm »
Não, não são. São de vários géneros inclusive: FC, fantasia e acho que até horror. Hoje à noite vou começar outro conto e depois vou comentando um a um neste tópico.

Ainda bem.

Offline Ser Land

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Maio 01, 2012, 22:44:31 pm »

Sim. Pelo menos Sandkings e the Pear-Shaped Man são de terror, pelo que tenho ouvido.
A reler:

"The Fires of Heaven" de Robert Jordan

Offline tahra

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Maio 02, 2012, 16:30:45 pm »
Ele disse que quando fizesse o próximo conto de Westeros editava todos, certo? QUERO.
Tahra
Quanto mais conheço as pessoas, mais gosto dos cães.. e dos gatos!

Offline Ser Land

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Maio 02, 2012, 16:59:57 pm »
Ele disse que quando fizesse o próximo conto de Westeros editava todos, certo? QUERO.

Sim. Uns tempos depois de lançar o quarto conto de Dunk & Egg ( que acontece em Winterfell, ao que parece), será lançado um livro com os quatro contos.
A reler:

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Maio 02, 2012, 18:03:24 pm »
Como tinha dito, ontem li o primeiro conto do livro: "As Solitárias Canções de Laren Dorr". Começo a notar uma certa predominância da palavra Canção nos títulos do Martin. Já o terceiro conto do livro chama-se "Uma Canção para Lya" e As Crónicas de Gelo e Fogo têm Canção do original em vez de Crónicas... ::)

O conto é pequeno e muito bonito. É melancólico, nostálgico (embora seja uma nostalgia de nada que conheçamos) e contemplativo. Tem uns conceitos interessantes (os portais, a coroa de metal escuro, os Sete e os guardiões) que nunca são muito explorados e que nos deixam com um bicho de curiosidade sobre como aquele universo funciona que nunca é satisfeito. Fiquei com vontade de que existissem histórias que aprofundassem esse universo e os seus conceitos mas a verdade é que o conto apenas os utiliza como artifícios sendo a sua história sobre uma solidão sem fim e uma demanda sem fim.

Por um lado temos um individuo que está sozinho no mundo, literalmente, e por isso qualquer companhia é bem-vinda e amada e por outro temos uma individua que pode estar em todos os mundos e no meio de todas as pessoas a quem falta o único individuo que realmente procura o que acaba por dar em dois indivíduos que embora vivendo em realidades distintas tem a solidão como algo em comum. E por este ser um conto sobre solidão acaba por ser um conto sobre companhia. E no fim, são aqueles tais artifícios, referidos em cima, que tornam o conto em algo que foi delicioso para os olhos.

Gostei.

Offline tahra

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Maio 03, 2012, 14:12:01 pm »

Sim. Uns tempos depois de lançar o quarto conto de Dunk & Egg ( que acontece em Winterfell, ao que parece), será lançado um livro com os quatro contos.

ALELUIA! E sem ser em bonecos  ;D
Tahra
Quanto mais conheço as pessoas, mais gosto dos cães.. e dos gatos!

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Maio 03, 2012, 16:49:57 pm »
Ontem li Uma Canção para Lya e adorei.
O universo criado - que é o mesmo que o do conto seguinte, embora o mundo, as personagens e o enredo sejam outros completamente diferentes - é bastante cativante criando um pano de fundo para o enredo muito interessante. RuiRamos, acho que ias gostar deste conto, nem que fosse só pelo mundo e pelos seus conceitos. Lembrei-me do teu Voyager enquanto o lia. ;)

O enredo em si trás um mistério que nos mantém presos até ao fim do livro para que o possamos descobrir. Embora uma resposta muito vaga seja sempre óbvia, fica a dúvida do "porquê" pois essa resposta não justificável. Ao longo do conto, é-nos aparente a tragédia final mas continuamos a querer saber o que é o tal mistério.

No fim, deparamos-nos com um conto que reflecte sobre a natureza humana, na sua procura por Deus e na sua necessidade de amor/companhia, e sobre a evolução do Homem.

Outra factor em favor do conto - e algo típico de Martin - são os pequenos detalhes que inicialmente apenas parecem estar li por razões da imaginação e para ajudar a criar uma imagem das coisas e que no fim do conto nos é claro que tinham um propósito ligado a todo o enredo principal.

O melhor conto até agora. :D

Offline ruiramos

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Maio 03, 2012, 18:34:13 pm »
RuiRamos, acho que ias gostar deste conto, nem que fosse só pelo mundo e pelos seus conceitos. Lembrei-me do teu Voyager enquanto o lia. ;)

Eina! Ainda te lembras do humilde Voyager. :)

Deste-me uma boa razão para comprar/ler. Tenho que saber até que ponto são parecidos, pois ainda há histórias a explorar no universo Voyager e não quero que me acusem de andar a copiar ideias de autores que nunca li.  ;D

Tenho um bom pressentimento quanto a este livro de contos, precisamente por explorar outros conceitos que não o medieval. Como já devem estar fartos de saber, não estou interessado em navegar mais neste tipo de universo já tão gasto. Talvez a Guerra dos tronos venha a ser excepção quando estiver pronto... esse e os pilares da terra, de Ken Follett que me ofereceram em inglês.

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Maio 03, 2012, 20:31:49 pm »
Deste-me uma boa razão para comprar/ler. Tenho que saber até que ponto são parecidos, pois ainda há histórias a explorar no universo Voyager e não quero que me acusem de andar a copiar ideias de autores que nunca li.  ;D
Não é bem uma questão de serem parecidos (as personagens e tipo de enredo nem têm nada de parecido). Quando parei para apreciar o mundo criado é que me ocorreu que este seria o tipo de mundo que tu acharias interessante para pôr o Voyager a explorar, principalmente no que toca à população desse mundo (shkinos) e a sua relação simbiótica com os parasitas greeshka. 

Mas de repente, quem sabe e errei completamente quando assim julguei. :P

De qualquer forma, uma que gostas bastante de contos, parece-me que este seria um livro de que gostarias. Experimenta ler um conto numa Fnac, ou noutra livraria, e já ficas com uma ideia. Este é o terceiro mas é bastante comprido. O primeiro é curto mas não acho que seja uma boa amostra do tipo de contos visto que tem uma visão mais contemplativa. Hoje devo acabar o quarto conto e amanhã deixarei opinião sobre ele. :)

Offline Ser Land

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Maio 03, 2012, 22:54:23 pm »
O universo criado - que é o mesmo que o do conto seguinte, embora o mundo, as personagens e o enredo sejam outros completamente diferentes - é bastante cativante criando um pano de fundo para o enredo muito interessante. RuiRamos, acho que ias gostar deste conto, nem que fosse só pelo mundo e pelos seus conceitos. Lembrei-me do teu Voyager enquanto o lia. ;)

O enredo em si trás um mistério que nos mantém presos até ao fim do livro para que o possamos descobrir. Embora uma resposta muito vaga seja sempre óbvia, fica a dúvida do "porquê" pois essa resposta não justificável. Ao longo do conto, é-nos aparente a tragédia final mas continuamos a querer saber o que é o tal mistério.

No fim, deparamos-nos com um conto que reflecte sobre a natureza humana, na sua procura por Deus e na sua necessidade de amor/companhia, e sobre a evolução do Homem.

Outra factor em favor do conto - e algo típico de Martin - são os pequenos detalhes que inicialmente apenas parecem estar li por razões da imaginação e para ajudar a criar uma imagem das coisas e que no fim do conto nos é claro que tinham um propósito ligado a todo o enredo principal.

Se bem me lembro, esse ganhou um World Fantasy Award.
A reler:

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Maio 03, 2012, 22:59:41 pm »

Se bem me lembro, esse ganhou um World Fantasy Award.
Não mas ganhou um Hugo.