Autor Tópico: O Cavaleiro de Westeros & Outras Histórias  (Lida 14688 vezes)

Offline Ser Land

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Re: O Cavaleiro de Westeros & Outras Histórias
« Responder #30 em: Maio 03, 2012, 23:28:15 pm »
Ontem li Uma Canção para Lya e adorei.
O universo criado - que é o mesmo que o do conto seguinte, embora o mundo, as personagens e o enredo sejam outros completamente diferentes - é bastante cativante criando um pano de fundo para o enredo muito interessante. RuiRamos, acho que ias gostar deste conto, nem que fosse só pelo mundo e pelos seus conceitos. Lembrei-me do teu Voyager enquanto o lia. ;)

O enredo em si trás um mistério que nos mantém presos até ao fim do livro para que o possamos descobrir. Embora uma resposta muito vaga seja sempre óbvia, fica a dúvida do "porquê" pois essa resposta não justificável. Ao longo do conto, é-nos aparente a tragédia final mas continuamos a querer saber o que é o tal mistério.

No fim, deparamos-nos com um conto que reflecte sobre a natureza humana, na sua procura por Deus e na sua necessidade de amor/companhia, e sobre a evolução do Homem.

Outra factor em favor do conto - e algo típico de Martin - são os pequenos detalhes que inicialmente apenas parecem estar li por razões da imaginação e para ajudar a criar uma imagem das coisas e que no fim do conto nos é claro que tinham um propósito ligado a todo o enredo principal.

O melhor conto até agora. :D

Se bem me lembro, esse ganhou um World Fantasy Award.
Não mas ganhou um Hugo.

Então foi isso. Sabia que tinha ganho um prémio importante qualquer.
A reler:

"The Fires of Heaven" de Robert Jordan

Offline ruiramos

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #31 em: Maio 03, 2012, 23:38:01 pm »
Deste-me uma boa razão para comprar/ler. Tenho que saber até que ponto são parecidos, pois ainda há histórias a explorar no universo Voyager e não quero que me acusem de andar a copiar ideias de autores que nunca li.  ;D
Não é bem uma questão de serem parecidos (as personagens e tipo de enredo nem têm nada de parecido). Quando parei para apreciar o mundo criado é que me ocorreu que este seria o tipo de mundo que tu acharias interessante para pôr o Voyager a explorar, principalmente no que toca à população desse mundo (shkinos) e a sua relação simbiótica com os parasitas greeshka. 

Mas de repente, quem sabe e errei completamente quando assim julguei. :P

De qualquer forma, uma que gostas bastante de contos, parece-me que este seria um livro de que gostarias. Experimenta ler um conto numa Fnac, ou noutra livraria, e já ficas com uma ideia. Este é o terceiro mas é bastante comprido. O primeiro é curto mas não acho que seja uma boa amostra do tipo de contos visto que tem uma visão mais contemplativa. Hoje devo acabar o quarto conto e amanhã deixarei opinião sobre ele. :)

Sim é um livro que quero ler exactamente por ser de contos :) , mesmo antes de me teres falado de ser um universo onde o V poderia passear. Como é evidente, a criar histórias tento sempre afastar-me o mais que posso do imaginário de outros autores, a não ser que queira fazer alguma homenagem como já fiz a Lovecraft.

Seja como for obrigado pela dica.

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #32 em: Maio 04, 2012, 23:08:08 pm »
A Cidade de Pedra passa-se no mesmo universo que Uma Canção para Lya, embora talvez a muitos sóis de distância. As personagens e o tipo de enredo também são bastante diferentes.

Temos como personagem principal um aventureiro e explorador que se encontra encalhado num mundo sem de lá conseguir já há bastante tempo. A narrativa do tempo presente vai sendo intercalada com diversas analepses que nos vão dando um contexto da situação da personagem e da sua personalidade.
Entrando num mundo onde as leis do espaço e do tempo não são obedecidas, a personagem acaba por ter o seu desejo realizado mas... de que forma?

Também gostei bastante deste conto. O universo é rico e a escrita do Martin dá-nos a sensação de estarmos presentes nestes mundos, ficando nós também com o desejo de os explorar mais a fundo. Eu pelo menos fiquei com vontade de ir além dos limites do território humano e de chegar ao núcleo da galáxia... ::)

Depois destes dois contos até fiquei um pouco desiludida quando vi que o conto seguinte era fantasia. :P Estava mesmo com vontade de ler mais histórias que explorassem os diferentes mundos deste universo.

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #33 em: Maio 05, 2012, 11:39:22 am »
Bem, estava eu a dizer que tinha ficado com pena de me de seguida me ter deparado com um conto de fantasia e não puder explorar mais aquele universo e não que as coisas viraram-se ao contrário? ;D

Neste conto temos um mundo (onde as estações também duram anos) que aparenta ser um mundo de fantasia. A personagem principal dá-se de caras com uma "bruxa cheia de magia" - palavras do livro - que a vai deslumbrando com a sua magia. No entanto, começa a ser claro que o local onde a bruxa vive é uma nave espacial e, ainda mais se lemos os contos anteriores, vamos assistindo a uma mudança de fantasia para FC e começamos a conhecer alguns mundos da orla da galáxia com os quais já nos tínhamos encontrado em A Cidade de Pedra, ou que já tinham sido referidos. Chega-se a um ponto em que não temos a certeza se aquilo que a intitulada bruxa faz é magia ou ciência.  E depois as coisas dão uma volta.

Também gostei deste conto. Tem um enredo mais simples que os dois anteriores mas é mais um fantástico passeio por este universo. Fiquei foi sem saber o nome do mundo em que o conto se passa... ::)

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #34 em: Maio 05, 2012, 20:12:45 pm »
O Caminho de Cruz e Dragão é um conta de tema religioso. Temos aqui a religião Cristã (católica) expandida a nível interestelar sendo a personagem principal um Cavaleiro (com uns quantos nomes atrás e à frente) cuja missão é acabar com as heresias e heréticos que andam à solta. Escrito de forma leve, este conto acaba por ser uma reflexão sobre a razão da existência de religiões. O conto é engraçado mas não me prendeu de sobremaneira, em parte talvez pela minha falta de interesse neste tipo de enredo.

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #35 em: Maio 06, 2012, 01:41:36 am »
Reis-de-Areia é arrepiante. Sem dúvida que mereceu os prémios que recebeu.
Já vi/li diversas histórias deste tipo - animais de estimação exóticos e perigosos que acabam por se virar contra o dono - mas nenhuma delas alguma vez me afectou. Aliás, já há alguns anos que desisti um bocado das histórias de terror/horror pois estas deixaram de me afectar tornando-se a sua leitura, muitas vezes, um bocado para o aborrecida. O que de certa forma lamentei visto que costumava devorar algumas dessas histórias.

No entanto, este conto conseguiu deixar-me o arrepiozinho que há muito não sentia. Pelo tipo de história que é, sabe-se perfeitamente logo de início que as coisas não vão acabar bem mas quando o momento chegou, não consegui parar de ler e imaginar o que poderia acontecer (ou melhor, como poderia acontecer). E o Martin arrasta-se com mestria nesse campo, visto que sempre que se pensava "é agora, é de vez", a coisa dava umas curvas, retorcia-se e deixava-me ainda mais ansiosa para saber o que é que iria acontecer de seguida.

Vendo o conto como um todo, as circunstâncias em que o fim se dá são óbvias (até se pode considerar um cliché), mas para os mais distraídos, depois de toda a expectativa que o Martin faz o leitor passar com os tais "é agora, é de vez", este até pode vir um pouco de surpresa. Todavia, vindo ou não de surpresa, não deixa de ser um bom fim. Óbvio e cliché, sim, mas bem preparado e construído sendo a última frase um remate perfeito.

Este vai para o meu top juntamente com "Uma Canção para Lya". Não tanto pela ideia e enredo em si mas mais pela mestria com que está escrito, o tal arrepiozinho deixou-me deleitada com o conto. Brilhante.

E com isto, começo a ver que os meus preferidos são precisamente aqueles que ganham prémios. Bah.

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #36 em: Maio 08, 2012, 15:44:42 pm »
Epá, acabei de reparar que estou a fazer uma série de posts repetidos, perdoem-me, este é o último.

O Homem em Forma de Pêra é um conto enjoativo. Mas de uma forma positiva, afinal de contas o autor alcança o seu objectivo. Neste gostei bastante do final. Não estava de todo à espera do tipo de desenlace que teve e a surpresa foi algo positivo.

O conto seguinte, Sob Cerco, dá-nos a uma história passada numa Terra pós-apocalíptica  com viagens no tempo. As personagens esperam conseguir mudar o decurso da história de forma a evitarem que o a guerra que deu origem a este mundo pós-apocalíptico se dê. Aqui notam-se as raízes americanas do autor pois como é óbvio a guerra em questão é com a URSS e um dos objectivos das viagens do tempo é fazer com que os comunistas nunca existam. ::)
Mas isso não invalida de todo a qualidade do conto. Imagino que os comunistas e a Guerra Fria sejam tão bom pretexto para este tipo de conto como outra sociedade em guerra qualquer.

Martin consegue evocar um ambiente para este conto muito bom. Conseguimos sentir perfeitamente os cheiros e a decadência do local, inclusive das abominações que são os cagões (isto não são palavras minhas, é o termo usado para descrever os viajantes do tempo). Gostei deste conto.

Negócio de Peles é o último conto desta antologia. Quando foi escrito deverá ter sido chamado de horror, hoje em dia seria chamado de fantasia urbana. Este é um mistério do tipo policial em que se tenta descobrir o autor de uns assassinatos que se vão ligar a outro mais antigos, presentes no passado de uma das personagens principais. Novamente muito bem escrito, este conto é mais uma naquelas narrativas em que temos diversas pistas ao longo do conto que nem sempre são claras e só no fim, quando as peças encaixam, as descobrimos.

As partes finais tornam-se deveras interessantes devido ao tipo de narrativa usada. Temos uma intercalação rápida entre as duas personagens principais em que o fim do POV de cada uma é o início da outra e vice-versa. Este avanço acelerado da narrativa contribui para que se fique pregado ao livro desejando saber o que vai acontecer a cada uma delas. Também gostei bastante deste conto.

E depois de ter terminado o livro tenho ainda de fazer uma referência às introduções. Estas são um must read. Algumas bastante curtas, simplesmente dando uma ideia do contexto em que o conto surgiu, outras enormes quase podendo valer como um conto per si. A minha preferida foi a introdução ao conto Sob Cerco sobre aquilo que faz com que algo seja FC ou não.

No fim, este livro levou 5 estrelas em 5. Há algum tempo que não me deliciava tanto com um livro. :)
« Última modificação: Maio 08, 2012, 15:57:01 pm por Smirlah »

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #37 em: Maio 28, 2012, 21:52:32 pm »
Opinião da patyy sobre o O Cavaleiro de Westeros e Outras Histórias. Podem ler mais no seu blogue Girl in Chaise Longue:
http://girlinchaiselongue.blogspot.pt/2012/05/opiniao-i-parte-o-cavaleiro-de-westeros.html
http://girlinchaiselongue.blogspot.pt/2012/05/opiniao-ii-parte-o-cavaleiro-de.html

Opinião 
 Sendo um livro com dez contos, eles serão “opinados” e classificados individualmente para que eu possa dar um parecer mais concreto a esta leitura variada que teve vários temas, personagens e sensações mas sempre, a qualidade inerente à escrita de Martin. Conhecer o seu contributo na ficção científica e no horror, dois géneros que não domino nem costumam predominar na minha estante, foi uma aventura do início ao fim e, em geral, bastante produtiva. Uma leitura inédita que fez uma fã feliz.

As Solitárias Canções de Laren Dorr
Para começar, este foi o conto perfeito. Não são muitas as vezes que o lado mais sensível de trovador de Martin vem à tona mas quando vem, é de uma beleza e um encanto tão imensos que parece transbordar das páginas. Esta história tem esse feito, através de duas personagens que se encontram num momento entre mundos, o amor e a esperança são celebrados de uma forma magistral. Adorei e tenho imensa pena que o escritor não tenha aprofundado esta história.
7*

O Cavaleiro de Westeros
Conto que deu origem ao título do livro, este é tudo aquilo que podíamos esperar de uma aventura em Westeros. Em pleno torneio, com algumas das figuras lendárias do clã Targaryen, entre outros, cem anos antes dos acontecimentos de As Crónicas de Gelo e Fogo, vivemos uma lenda, uma parte da história dos Sete Reinos, daquilo que eles eram com os dragões no trono. Serviu para matar as saudades mas não para satisfazer a imensa curiosidade.
7*

Uma Canção para Lya
Para mim, este conto teve um início estranho mas deve-se ao facto de eu não ser uma habitual neste género de leitura. Penso que perdeu pela falta de explicação, mesmo sendo um conto, era tudo demasiado novo e bizarro a meu ver mas à medida que fui avançando a história acabou por se entranhar, muito devido ao tema e à forma como Martin o aborda. Acabei por sentir um certo fascínio e quando o interesse começou a tomar forma, chegámos ao fim. Definitivamente, gostava de ter outro contacto.
5*

A Cidade de Pedra
Para mim, o mais confuso dos contos e o que me disse menos. Não estando à vontade com a ficção científica, e sendo este uma curta narrativa, não tive tempo para apreender esta história. A história em si era interessante mas faltou-me compreendê-la enquanto a lia e sentir uma ligação.
4*

Flormordentes
Um dos meus preferidos. Senti uma necessidade imensa de saber mais e mais desta história, adorava conhecer mais detalhes deste mundo, tal foi a forma que ele me tocou. Uma mensagem poderosa acerca da mente humana, de como pudemos manipular e mentir e acreditarmos que essa seja a verdade, de como, no fim, queremos tudo menos a verdade. Simples, sem grandes rodeios, é um conto maravilhoso.
7*

O Caminho de Cruz e Dragão
Este conto leva-nos a um futuro onde a Inquisição está de volta mas anda de nave espacial. Sendo a religião um tema que nunca esgota, neste discute-se o que é heresia e o que é verdade. Um conto interessante onde o tema é abordado de forma diferente e original, e onde temáticas e géneros se misturam para criar algo insólito e brilhante.
6*

Reis-de-Areia
Eu sou daqueles pessoas que nunca ligam muito aos insectos mas que não percebe o fascínio que certas pessoas têm por eles e depois disto, possivelmente, nunca mais vou olhar para uma formiga da mesma maneira. Um conto espantoso e horripilante, onde se mostra que quando há talento e génio por trás até a coisa mais nojenta ganha qualidade e, até pode fazer uma mente pensar. Longe de gostar do género, tenho de aplaudir de pé estes rei-de-areia mas dispenso tê-los por perto.
7*

O Homem em Forma de Pera
Assustador, horrendo, péssimo para se ler às 4 da manhã e não vou puder ver Cheetos por uns tempos. Se valeu a pena? Podem crer que sim! O típico conto de terror, simples, sem grandes engenhos e que prima exactamente por isso. Por vezes, não é preciso sangue para algo ser assustador, basta mexer com o psicológico para algo nos afectar e é exactamente isso que este conto faz.
6*

Sob Cerco
O que dizer deste conto? Adorei-o, sem espaço para dúvidas. A própria ideia do conto já é genial mas a forma como Martin lhe dá vida ultrapassa quaisquer expectativas. Sendo-me um tema muito querido, foi lido com muito entusiasmo e cada detalhe fez a minha mente proliferar com ideias, engenhos e dúvidas. Brilhante.
7*

Negócios de Peles
O conto maior, é talvez o que levará os leitores ao êxtase e a forma perfeita de terminar este livro. Se os vampiros de Martin são geniais, os seus lobisomens não ficam nada atrás e só tenho pena que ele não tenha podido dedicar-se mais a este tema.
Magia, crime e licantropos à mistura, cá este um conto que enche as medidas a quem acha que os lobisomens de hoje em dia mais parecem uns “gatinhos”. Para ser lido de seguida com a respiração suspensa e que já não se fazem coisas como antigamente.
7*

Offline ZmeryDwagon

• A viver num sietch em Arrakis
  • Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
« Responder #38 em: Junho 15, 2012, 08:15:05 am »
Não li nada para trás para evitar ser spoilado.

Uma pergunta: por qual conto me aconselham a começar? Seguir a ordem que estão no livro? Ler o conto do Tales of Dunk and Egg 1º? Ou há algum que valha realmente ler antes dos demais?
Última Leitura - Robin Hobb - Aprendiz de Assassino
A Ler - Robin Hobb - O Punhal do Soberano
Próxima Leitura - Raymond E. Feist - As Trevas de Sethanon

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #39 em: Junho 15, 2012, 09:28:35 am »

Uma pergunta: por qual conto me aconselham a começar? Seguir a ordem que estão no livro? Ler o conto do Tales of Dunk and Egg 1º? Ou há algum que valha realmente ler antes dos demais?
Eu li primeiro o do Dunk e Egg e depois fui por ordem a partir do primeiro. Acho que por ordem eles ficam muito bem mas isso pode depender de alguma preferência pessoal. O primeiro é talvez aquele que possa saber a menos para algumas pessoas visto ser de uma acção mais parada e um tema mais subjectivo. Tens alguma preferência naquilo que te apetece ler primeiro? Aconselho muito a leitura das introduções! :)

Offline Ser Land

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #40 em: Junho 16, 2012, 12:16:39 pm »

Eu li primeiro o do Dunk e Egg e depois fui por ordem a partir do primeiro. Acho que por ordem eles ficam muito bem mas isso pode depender de alguma preferência pessoal. O primeiro é talvez aquele que possa saber a menos para algumas pessoas visto ser de uma acção mais parada e um tema mais subjectivo. Tens alguma preferência naquilo que te apetece ler primeiro? Aconselho muito a leitura das introduções! :)

De facto, as introduções são muito boas. A introdução do primeiro conto é de longe superior ao mesmo. E o terceiro conto vai pelo mesmo caminho. Martin a fazer de Le Guin não é tão interessante quanto parece.
A reler:

"The Fires of Heaven" de Robert Jordan

Offline ZmeryDwagon

• A viver num sietch em Arrakis
  • Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
« Responder #41 em: Junho 20, 2012, 06:13:29 am »

Vou seguir o mesmo esquema então.
Preferir preferir, preferia deixar os melhores para o fim, mas pretendo ler os contos odos mesmo que intervale com outros livros, por isso não deve fazer diferença. A dúvida era mais porque não sabia se haveria contos "dependentes" uns dos outros, mas pelo que percebi da tua resposta, não há. Há as tais "introduções" mas só isso.
Última Leitura - Robin Hobb - Aprendiz de Assassino
A Ler - Robin Hobb - O Punhal do Soberano
Próxima Leitura - Raymond E. Feist - As Trevas de Sethanon

Offline Riona

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #42 em: Junho 27, 2012, 16:23:50 pm »
Depois de ter reunido grandes expectativas em relação a este livro, estou a avançar (demasiado) devagar no conto O Cavaleiro de Westeros propriamente dito...  :-\

Gostei imenso do As Solitárias Canções de Laren Dorr. Apesar de a temática e as personagens não me soarem lá muito originais, a verdade é que a maneira como é abordada, e o mistério que deixa transparecer no antes e no depois, tornam-no interessante.

Mas O Cavaleiro... está-me a custar ler. Não me consigo interessar muito pela personagem, e nem a curiosidade em cuscar Westeros noutros tempos me espevita. E acho que sei quem aquele Egg é, na verdade (o nome é demasiado invulgar para ser outro).
Logo volto a "atacar", a ver se me oriento.  :'(
« Última modificação: Junho 27, 2012, 16:28:56 pm por Riona »

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #43 em: Junho 28, 2012, 00:21:53 am »
Depois de ter reunido grandes expectativas em relação a este livro, estou a avançar (demasiado) devagar no conto O Cavaleiro de Westeros propriamente dito...  :-\

Gostei imenso do As Solitárias Canções de Laren Dorr. Apesar de a temática e as personagens não me soarem lá muito originais, a verdade é que a maneira como é abordada, e o mistério que deixa transparecer no antes e no depois, tornam-no interessante.

Mas O Cavaleiro... está-me a custar ler. Não me consigo interessar muito pela personagem, e nem a curiosidade em cuscar Westeros noutros tempos me espevita. E acho que sei quem aquele Egg é, na verdade (o nome é demasiado invulgar para ser outro).
Logo volto a "atacar", a ver se me oriento.  :'(

Gostei de ler o conto do Cavaleiro de Westeros porque pronto, é Westeros. Mas qualquer um dos outros contos é muito melhor que esse pelo que não te desiludas já! Gostei muito deste livro. :)

Offline Riona

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #44 em: Julho 03, 2012, 23:04:30 pm »
O Cavaleiro de Westeros... conseguiu conquistar-me quando as coisas começaram verdadeiramente a "aquecer". Acabei por gostar do conto quando o humor mordaz de Martin se fez notar mais, e pelo final épico que ele lhe deu. Mas não sei até que ponto vou ter interesse em continuar a ler sobre aqueles dois - segundo li algures por aqui, há mais dois contos com o Dunk e o Egg...  ;)

Entretanto li Uma Canção para Lya e dorei. Comecei  por torcer o nariz aos conceitos e "paisagens" de FC, com aerocarros e animais verdes que pareciam cães prestes a vomitar, ou lá como o Martin os descreveu... Não é, de todo, o meu género favorito de literatura. Mas depois comecei a interessar-me pela temática, e pelo modo como o autor a desenvolve. Talvez de uma forma algo repetitiva e com um desfecho algo previsível, é, no entanto, a meu ver, uma grande história.