Autor Tópico: Prometheus - contem spoilers  (Lida 24609 vezes)

Offline Magnus

• Bibliófilo
  • O Senhor Luvas
    • Ver Perfil
    • O Senhor Luvas
Prometheus - contem spoilers
« em: Junho 06, 2012, 13:54:23 pm »

Ontem fui ver o novo filme do Ridley Scott, e não posso dizer tenha vindo de lá convencido.

O filme criou muitas expectativas, quer negativas quer positivas, eu era deste últimos. Adorei os trailer's e estava com as expectativas muita altas.
Começado pelo fim, o filme acaba numa copia chapada do fim do Alien (O Oitava Passageiro). Deixa mais perguntas que respostas, e sente-se um claro "sabor agridoce" a sequela. Pior que isso é a maneira como o filme acaba pois não encaixa lá muito bem com o seguinte. Quando o filme acabou eu só pensava em como a criatura que vemos no "Alien" não morre naquele local, mas sim na nave extraterrestre, e existem muitas "pontas soltas". Já estou o ver as criticas que irão ser feitas, à imagem do que aconteceu com o George Lucas a quando do Episódio 1 "A Ameaça Fantasma" da Guerra das Estrelas.
Existem boas cenas e ideias das quais eu gostei bastante. Nota positiva para a interpretação do Michael Fassbender no papel do andróide David.
Achei que o resultado poderia e deveria ter sido muito melhor, e mesmo venha a existir uma sequela (não tenho grandes duvidas que isso vá acontecer) que (tente) explicar os "buracos" deste não sei se será melhor, ou que mesmo que o consiga fazer de todo. 

Fica aberto o local para que à medida que mais pessoas forem ver o filme possamos falar dele.

« Última modificação: Junho 09, 2012, 22:03:02 pm por Magnus »
O Senhor Luvas
mais que um blog de literatura

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Re: Prometheus - contem spoilers
« Responder #1 em: Junho 09, 2012, 00:49:54 am »
O planeta de Alien é Lv-426, neste filme é Lv-224. Prometheus não segue directamente para Alien.

Prometheus até é um filme bom, se bem com uns quantos problemas(principalmente a nível de dialogo). Pelas primeiras reacções esperava algo bem mau, até abismal, quando o seu maior problema é que é simplesmente "bom". Viver na sombra do Melhor Filme de Sempre(tm) Alien, é difícil e talvez um tanto para o injusto.

Quanto ao filme em si, pega em bastantes dos temas de Alien e olha para eles de outra forma. O medo da violação sexual, e reprodução do ponto masculino que premiava Alien, dá espaço ao medo de sexo consensual, e reprodução do ponto de vista feminino. Prometheus também diz que espaço e a sua exploração não é para raparigas. Weyland(Guy Pearce) prefere o robô David(Michael Fassbender) à sua filha(Charlize Theron), e a maquina medica que faz tudo e mais alguma coisa está apenas calibrada para homens e quando Dr. Shaw(Noomi Rapace) tenta fazer um abortocesariana dá erro, e a pobre da rapariga tem de inventar uma nova técnica de parto designada para homens no lugar. Se fores do sexo feminino, explorar o espaço é só trabalho, e ninguém dá valor ou sequer presta atenção ao que andas a fazer. Nenhum dos tripulantes nota que Shaw depois da sua cesariana, anda pela nave coberta em sangue e com agrafos na barriga, e porque raio deviam notar, Weyland acordou e quer ser imortal. Ninguém quer saber dos agrafos da Shaw, nem da vagina com tentáculos que saiu do útero dela.

Existe também uma data de relações com Blade Runner, mas agora não tenho paciência para escrever sobre. Mais tarde.
« Última modificação: Junho 09, 2012, 02:09:44 am por oliveira8 »

Offline AnaA

• Leitor de Fim de Semana
  • **
    • Ver Perfil
    • Split Screen
« Responder #2 em: Junho 09, 2012, 19:45:38 pm »
O Prometheus não é a prequela de Alien. É e não é, tal como o próprio realizador sempre disse. Essencialmente a ideia principal não é servir de prequela. Aliás, se tudo correr como esperam, estão prontos para fazer uma sequela do Prometheus.

Quanto a serem levantadas muitas questões e poucas serem respondidas... bem, isto foi escrito por um dos argumentistas de Lost. Acho que basta dizer isto.

Offline Magnus

• Bibliófilo
  • O Senhor Luvas
    • Ver Perfil
    • O Senhor Luvas
« Responder #3 em: Junho 09, 2012, 23:19:30 pm »
Tens razão Prometheus é bom, mas lá está vai  ser sempre comparado com o Alien e vai sempre sair derrotado.

O problema foi e são as expectativas. Eu, e como eu tantos outros, estávamos à espera de uma prequela do Alien e o que nos saiu foi um historia que se passa no mesmo universo, não que isso seja mau, o problema foi a maneira como o fizeram. O filme não é auto contido, deixa muitas pontas soltas, demasiadas pontas soltas. No Alien tinhas varias questões em aberto e que os outros filmes exploraram, mas mesmo assim funcionou bem porque se centrou no suspense, só muito depois é que colocamos as questões que o Prometheus trás de volta. Este volta aos temas, mas em vez de dar respostas levanta ainda mais perguntas, e eu tenho quase a certeza que o Sir Ridley Scott não vai fazer uma sequela. Portanto a existir uma sequela será algo como um "fanFilm" à imagem dos que seguiram o Alien original.
Que respostas é que este filme te dá? Ficas a saber que os "Engenheiros" são humanos e pouco mais. E as perguntas, são mais que as mães:
Quem são os "Engenheiros"?
O que são os Aliens?
Porque é que eles iam para a Terra com aquela carga?
O que era aquela escultura que parecia uma Alien Queen na Câmara? E se era uma Alien Queen...
E podia ficar aqui o resto da noite.
Deixo dois link para que gostei e com os quais concordo (quase) na totalidade:

http://www.guardian.co.uk/film/2012/jun/08/prometheus-ten-key-questions?CMP=twt_gu

http://io9.com/5916778/the-best-part-of-prometheus-isnt-the-aliens
O Senhor Luvas

Offline Motorskill

• Leitor de Fim de Semana
  • **
  • Apenas mais um leitor. :D
    • Ver Perfil
    • Luso-Poemas
« Responder #4 em: Junho 09, 2012, 23:26:10 pm »
Vi ontem este filme e não achei mau.Falhou em alguns aspectos como já referiram.E concordo com o Magnus,aquilo deixa muitas pontas soltas e questões para serem respondidas.
Que respostas é que este filme te dá? Ficas a saber que os "Engenheiros" são humanos e pouco mais. E as perguntas, são mais que as mães:
O que são os Aliens?
O que era aquela escultura que parecia uma Alien Queen na Câmara? E se era uma Alien Queen...
Deixo dois link para que gostei e com os quais concordo (quase) na totalidade:

http://www.guardian.co.uk/film/2012/jun/08/prometheus-ten-key-questions?CMP=twt_gu

http://io9.com/5916778/the-best-part-of-prometheus-isnt-the-aliens
Coincidência ou não,essas questões também me passaram pela cabeça.  ;D
The closer you get to light,the greater your shadow becomes.

Offline Magnus

• Bibliófilo
  • O Senhor Luvas
    • Ver Perfil
    • O Senhor Luvas
« Responder #5 em: Junho 09, 2012, 23:33:42 pm »
Pelo que vi por essa internet fora passaram pela cabeça de muito boa gente  ;)
O Senhor Luvas

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Junho 10, 2012, 00:41:44 am »
O que a internet queria era duas horas de autopsia a um Space Jockey.  O que tiveram foi um filme que lhes deu as respostas, mas não as que queriam, e da forma que queriam.

O que são os Aliens?

Os Engenheiros são obviamente o titular Titã Prometeus. Eles viajam pelo universo e criam vida, porque podem, via sacrifício do seu corpo. Tal e qual o mítico Prometeus que cria a humanidade, dá-lhes o poder do fogo e vê-se castigado eternamente por tal. O sacrifício de Prometeus dá uma chance de evolução à humanidade.

Porque eles iam com a carga para a terra é um ponto interessante, e vai com o resto de um dos temas maiores do filme. A relação entre Criador e Criação. Os paralelos desejos dos engenheiros quererem terminar a raça humana, com Shaw querer terminar a sua gravidez. Algo correu mal, algo que não era suposto acontecer, e os Engenheiros querem emendar esse erro. Acho que com a quantidade de referencias Cristãs(Natal, o crucifixo, ect), e como o corpo decapitado estava a ganhar pó já lá vão 2000 anos, podes dizer que a morte de Jesus Cristo levou os Engenheiros decidirem exterminarem a raça humana. Matamos o Messias afinal.  :P
Dequalquer maneira, o algo não é extremamente importante, mas é a forma que os Engenheiros decidiram executar a raça humana. Se os Engenheiros são os criadores de vida, os Aliens são os destruidores de vida. Este tipo de simbologia é mostrada nos murais do cofre, onde num lado tens um mural dos Engenheiros, e no outro tens um mural dos Aliens. Sabendo exactamente o que é um Alien, e o que acontece mais tarde a partir da mistela negra, a dualidade de imagens é clara. Os Engenheiros a partir da sua mistela negra criaram o seu anátema, e as suas tentativas de conter e utilizar como armas biológicas mostra-se inútil. Eles queriam por fim à vida na terra, via este destruir de vida, mas lá está, algo correu mal. A experiência sai fora do controlo deles, tal e como a experiência de David sobre Holloway e Shaw sai fora do seu controlo quando esta foge, e remove o alien num lugar remoto da nave.

Também podes ver Shaw como Frankenstein(O Prometeus Moderno) já que ela dá à luz uma nova forma aberrante de vida, via um corte no seu abdómen, que por si é uma referencia visual ao mítico castigado Prometeus que vê o seu abdómen rasgado todos os dias por uma águia gigante.

Força.  ;D
« Última modificação: Junho 10, 2012, 00:54:16 am por oliveira8 »

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Junho 10, 2012, 21:19:00 pm »
Já agora Prometheus é um filme sobre arqueologistas não terem as respostas que queriam. Aqui o Magnus é tal e como a Dr.Shaw. Os dois obtiveram respostas mas não as que queriam, e portanto decidem passar o resto da sua vida a viajar pelo Universo(Internet) à procura de uma resposta que os sirva.

E por causa disto PRometheus foi de bom filme, para Grande filme. Um pouco como Cosmopolis de Cronenberg, vai ficando melhor cada vez que penso nele.

Offline Magnus

• Bibliófilo
  • O Senhor Luvas
    • Ver Perfil
    • O Senhor Luvas
« Responder #8 em: Junho 10, 2012, 21:57:08 pm »
Não tens de me agradecer o ter tornado o filme ainda melhor  ;)

Agradeço a comparação com a  Dr.Shaw, mas eu não sou tão boa como ela  ;D e nem tenho a sua capacidade de depois de ter sido sujeito a cirurgia à barriga andar a correr e saltar, e falo com a experiência de alguém que já foi operado a uma apendicite aguda  :'( ,ser operado a um tumor no cérebro doí muito, mas mesmo muito menos, e conseguimos movermos-nos muito melhor depois, incluido correr, saltar nem por isso  :P
O Senhor Luvas

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Junho 10, 2012, 22:15:21 pm »
e nem tenho a sua capacidade de depois de ter sido sujeito a cirurgia à barriga andar a correr e saltar, e falo com a experiência de alguém que já foi operado a uma apendicite aguda  :'( ,ser operado a um tumor no cérebro doí muito, mas mesmo muito menos, e conseguimos movermos-nos muito melhor depois, incluido correr, saltar nem por isso  :P

Isso é porque não tentaste.

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Junho 10, 2012, 22:52:33 pm »
e nem tenho a sua capacidade de depois de ter sido sujeito a cirurgia à barriga andar a correr e saltar, e falo com a experiência de alguém que já foi operado a uma apendicite aguda  :'( ,ser operado a um tumor no cérebro doí muito, mas mesmo muito menos, e conseguimos movermos-nos muito melhor depois, incluido correr, saltar nem por isso  :P

Com a quantidade certa de adrenalina consegue-se fazer quase tudo depois de se ser operado aos piores sítios. O problema é que quando esta passa tem de se pagar as consequências. ;D

Eu fiquei curiosa com o trailer e estou interessada em ver o filme mas já não me lembro de nada do Alien e não sei se não seria melhor ver o Prometheus tendo uma maior consciência do que se passa no Alien. Quem viu o filme o que acha? Dá para ver bem o filme e ter uma boa percepção do que se está a tratar neste, sem se ter o Alien fresco na cabeça?

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Junho 10, 2012, 22:54:14 pm »
Quem viu o filme o que acha? Dá para ver bem o filme e ter uma boa percepção do que se está a tratar neste, sem se ter o Alien fresco na cabeça?

Sim.

Offline Magnus

• Bibliófilo
  • O Senhor Luvas
    • Ver Perfil
    • O Senhor Luvas
« Responder #12 em: Junho 10, 2012, 23:08:07 pm »

Com a quantidade certa de adrenalina consegue-se fazer quase tudo depois de se ser operado aos piores sítios. O problema é que quando esta passa tem de se pagar as consequências. ;D

Quanto a isso não digo que não, mas lá está no meu caso só tive de ir até a casa de banho e percorrer os corredores, nunca tive um Alien a perseguir-me, portanto...  ;D

Eu fiquei curiosa com o trailer e estou interessada em ver o filme mas já não me lembro de nada do Alien e não sei se não seria melhor ver o Prometheus tendo uma maior consciência do que se passa no Alien. Quem viu o filme o que acha? Dá para ver bem o filme e ter uma boa percepção do que se está a tratar neste, sem se ter o Alien fresco na cabeça?

Se calhar o melhor é mesmo não saberes nada sobre o Alien, vais ser capaz de desfrutar melhor da historia e não vais passar o resto da tua vida a viajar pelo Universo(Internet) à procura de uma resposta  ;) ;D
O Senhor Luvas

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Junho 10, 2012, 23:11:16 pm »
Se calhar o melhor é mesmo não saberes nada sobre o Alien, vais ser capaz de desfrutar melhor da historia e não vais passar o resto da tua vida a viajar pelo Universo(Internet) à procura de uma resposta  ;) ;D

Esqueceste da parte importante " à procura de uma resposta que os sirva. ".

P.S: E a historia de Prometheus é altamente estúpida, a forma de desfrutar é rires-te da parvoíce. Exemplo: Os dois tipos que se perdem nos túneis apesar de terem o mapa.
« Última modificação: Junho 10, 2012, 23:13:05 pm por oliveira8 »

Offline Magnus

• Bibliófilo
  • O Senhor Luvas
    • Ver Perfil
    • O Senhor Luvas
« Responder #14 em: Junho 10, 2012, 23:14:14 pm »

Esqueceste da parte importante " à procura de uma resposta que os sirva. ".

Pronto e  à procura de uma resposta que os sirva.

Estás um bocado Rezingão hoje  :P. Por acaso foste ver a Branca de Neve e o Caçador  ;D
« Última modificação: Junho 10, 2012, 23:19:28 pm por Magnus »
O Senhor Luvas