Autor Tópico: Morte de Jaenelle  (Lida 6511 vezes)

Offline DawnCrusader

• Leitor de Fim de Semana
  • **
    • Ver Perfil
    • http://sousadigitaldesign.no.sapo.pt
Morte de Jaenelle
« em: Agosto 17, 2008, 00:16:30 am »
Visto que a malta anda muito sossegadinha, vou colocar aqui só uma pequena ponderação que me ocorreu no final da Rainha das Trevas.

Esqueçam Teias de Sonhos (que ainda não li na totalidade) e conclusões que tenham retirado daí.

Imaginem Jaenelle morrer no decorrer da purificação dos Sangue. A Trilogia acabaria em desilusão, nomeadamente para os leitores (vocês?)?

Ou sublinharia o propósito da personagem, o valor das suas acções e os sacrificios que tivera de levar a cabo para alcançar o estado ideal para os três Reinos?

Imaginem a tristeza misturada com louvação das restantes personagens. Seriam eles capazes de aceitar a morte de Jaenelle como justificação para a purificação?

Julgo que Saetan, Lucivar e Surreal sofreriam, mas iriam certificar-se que o legado de Jaenelle não era desperdiçado. Sentiriam, ao mesmo tempo, um inequívoco orgulho por tudo alcançado pela Rainha.

E Daemon? De volta ao Reino Distorcido?

Este final ocorreu-me porque não sei até que ponto se justifica, a nível de história, a sobrevivência de Jaenelle, em oposição a um maior (na minha opinião) impacto final da Trilogia.

Além do mais, seria possível a Anne criar outros livros de Janelle cronologicamente situados entre a Herdeira das Sombras e Rainha das Trevas, de modo a saciar a "fome" dos fãs.

O que pensam disto?

Offline Queen_of_the_Darkness

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Morte de Jaenelle
« Responder #1 em: Agosto 17, 2008, 00:45:51 am »
Bem eu sou daquelas pessoas que gosta de finais felizes XD por isso ia ter muita pena se Jaenelle morresse. Não seria tanto por ela mas pelo Deamon, Saetan e Luciavar que a amam muito e a pobre da rapariga até teve uma vida difícil para depois acabar tão depressa sem ter tido tempo para fazer nada além de salvar a sociedade dos Sangue do mal que a corroia.
A verdade é que parte de Jaenelle morreu. A feiticeira morreu depois do seu papel para com os sangue ter sido cumprido juntamente com todo o poder, mas Jaenelle sobreviveu.
Não te esqueças que ela é o coração de Kaeeler! Daí ela ainda ter um papel muito importante.

Claro que se a Jaenelle moresse no final da trilogia ia ter um grande impacto e ia ser um grande choque, mas acho que ainda há muito a fazer pelos reinos dos Sangue e se ela morresse o trabalho ficaria incompleto e a sua morte não seria completamente justificada.

De qualquer forma acho que o final foi muito bom e teve o seu impacto por ser deixado em aberto. Aquele final deixou muitas perguntas no ar o que nos faz ansiar por mais livros e isso, na minha opinião é bom!  :D

Offline static_pulse

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Morte de Jaenelle
« Responder #2 em: Agosto 17, 2008, 01:28:22 am »
Se te estiveres só a referir a este livro é normal que se fique com essa ideia de que a feiticeira desapareceu.Mas para quem já leu Teias de Sonhos a verdade é que as coisas não são bem assim.E isso está bem explícito!

Offline DawnCrusader

• **
    • Ver Perfil
Morte de Jaenelle
« Responder #3 em: Agosto 17, 2008, 02:04:12 am »
Citação de: "static_pulse"
Se te estiveres só a referir a este livro é normal que se fique com essa ideia de que a feiticeira desapareceu.Mas para quem já leu Teias de Sonhos a verdade é que as coisas não são bem assim.E isso está bem explícito!

Hmmmm, eu não afirmei que ela desapareceu ou morreu, antes pelo contrário, estava a perguntar se a opção da Anne Bishop em manter Jaenelle viva no final da Rainha das Trevas terá sido a melhor maneira de criar uma Trilogia verdadeiramente marcante.

Provavelmente foi a hora e o sono que te atrapalhou a leitura do meu post :wink:

Se, porém, me fiz explicar mal, peço desculpa e espero que agora tenha ficado mais claro o ponto que queria trazer a debate.

Offline DawnCrusader

• **
    • Ver Perfil
Morte de Jaenelle
« Responder #4 em: Agosto 17, 2008, 02:12:43 am »
Citação de: "Queen_of_the_Darkness"
De qualquer forma acho que o final foi muito bom e teve o seu impacto por ser deixado em aberto. Aquele final deixou muitas perguntas no ar o que nos faz ansiar por mais livros e isso, na minha opinião é bom!  :D

Não acho que o final de uma Trilogia deva deixar pontas soltas, porque, bem, se necessitar de outros livros para dar uma resposta razoável às perguntas prementes, penso que não podemos estar a falar de uma Trilogia.

Além disso, julgo ter dado uma saída à criação de novos livros sobre Jaenelle (sobre esta personagem específica), visto existirem períodos cronológicos da Trilogia que podem ser explorados, sem que estivessem directamente vinculados à trama central (tal como alguns aspectos em Teias de Sonhos).

O Anel Oculto (o qual não li mas sei do seu posicionamento cronológico) é um bom exemplo do explorar do mundo das Jóias, sem que seja um livro de leitura obrigatória para obtenção de questões centrais acerca dos eventos na Trilogia.

Quanto a preferires finais felizes, bem, quanto a isso não tenho nada a dizer, fico feliz que Rainha das Trevas tenha alcançado todas as tuas expectativas nesse campo :wink: (apesar de estarmos mergulhados em Dark Fantasy).

Offline static_pulse

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Morte de Jaenelle
« Responder #5 em: Agosto 17, 2008, 10:23:53 am »
O meu comentário era em relação ao poste da Queen_of_the_Darkness! :D Para ser sincera não tinha lido o teu!Sorry!!por isso mantenho aquilo que disse :wink:

Offline Queen_of_the_Darkness

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Morte de Jaenelle
« Responder #6 em: Agosto 17, 2008, 12:16:58 pm »
Citação de: "static_pulse"

Este tópico era mesmo para esquecer-mos os livros posteriores à Rainha das Trevas, segundo o autor do tópico  :P  

Static, a Feiticeira já cumpriu o seu papel ao eleminar os sangue impuros, depois disso perdeu o seu enorme poder *Spoiler Teias de Sonhos* embora tenha sido uma opção de Jaenelle não ficar com as suas jóias ébano...
A Rainha já não é necessária, mas a Jaenelle (o Coração de Kaeleer) é. Ela agora até consegue invocar os sapatos  :lol:
É claro que a Feiticeira continua dentro dela, lá no seu amago, só que sem todo aquele poder, por isso é que eu disse que ela já "não existia" (devia ter colocado aspas no outro post  :? ), tendo em conta todo aquele poder ter desaparecido... *Fim de Spoiler Teias de Sonhos*

DawnCrusader, quanto ao final da trilogia... Acho que ficou em aberto mas em aberto relativo. Nós ficamos a saber que tudo correu bem, que a Jaenelle sobreviveu e que os Sangue impuros foram à vida (bem no Teias de Sonhos ficamos com a ideia de que duas escaparam pelo menos, mas não por muito tempo  :twisted: ).
Agora as perguntas que ficam no ar é curiosidade nossa hehe  :P

Offline Maylene

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
    • Platinarium Blog
Re: Morte de Jaenelle
« Responder #7 em: Outubro 29, 2011, 20:12:39 pm »
A minha opinião talvez seja um pouco contraditória.
Gosto de finais felizes mas se o final feliz for muito descabido pode estragar completamente um livro. Quem lê uma colecção de livros e no final descobre que o final não é do seu agrado vai-se sentir muito frustrado por ter dispensado tanto tempo para aquele final. Sei que devemos apreciar a obra em si mas é quase impossível desligarmos-nos dos finais quando estes desagradam.

Sobre esta trilogia, sinceramente achei o final perfeito e se não houvesse pós-história teria ficado satisfeita. Sabiamos que o fim de Jeanelle era evidente e todos iriam sofrer com isso. Quando surgiu a oportunidade de ela sobreviver, foi como se calor da história voltasse para mim. É verdade que não acaba da melhor forma porque ela ainda está a recuperar e a qualquer momento tudo poderá falhar mas é nesse facto que reside a esperança dos fãs de terem o seu final feliz sem contudo ser feliz e não temos o habitual "viveram todos felizes para sempre".
Gostei imenso de ver que o Daemon foi o primeiro a ir ao encontro dela e a saber que estava viva.