Autor Tópico: 16ª Leitura Conjunta - A Saga de Alex 9 de Bruno Martins Soares - 3ª fase  (Lida 3295 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline p7

  • Bibliófilo
  • ******
  • Mensagens: 3003
    • Ver Perfil
Bem, depois de alguma turbulência, já tenho o livro nas mãos e posso retomar a leitura em condições. Creio que estou um bocadinho atrasada, por isso vou ver se acelero mais o ritmo. Até porque a curiosidade aperta e acho que não conseguiria esperar uma semana... :)

A primeira coisa que fiz foi folhear o livro até onde tinha lido e ver se descortinava as maiores alterações. Pelo que me dei conta, foi o prelúdio do primeiro volume, que já tinha comentado anteriormente, e o interlúdio entre as partes 1 e 2 do mesmo volume. Gostei deste interlúdio. Gera mais perguntas do que respostas, especialmente no que toca a quem são aquelas pessoas - mas acho piada a ver retratado em livros/filmes/séries o acontecimento de Tunguska, ou acontecimentos Tunguska-like, para ver como é que os autores o relacionam com a sua história.

Quanto aos eventos desta fase - bem, nem sei bem que dizer. A história está sempre a evoluir duma maneira, digamos, inesperada - eu imagino que vai por um lado, e zás, vai para outro e aparecem mais personagens intrigantes. Vêem-se as peças do xadrez construído pelo autor a mexerem-se, mas ainda é cedo para ver a imagem geral, e essa incerteza agrada-me.

Fiquei feliz com a reunião do Pierre e da Kaoru, estou a torcer por eles. Estão no centro de uma intriga de espionagem industrial que também envolve a Alex, e estou curiosíssima acerca do porquê de toda a gente andar atrás dela, mesmo aqueles que estão a 200 anos de distância (passe o paradoxo). Também nesta linha de enredo fiquei intrigada com o interlúdio que envolve o Sanjuro Takahashi e o seu encontro com uma misteriosa princesa que lhe entrega um não menos misterioso objecto.

Gosto da relação que se desenvolveu entre a Alex e o Jikard. Uma de professor/protector e aluno/protegido, com alguns pontos altos. O Jikard parece ser um miúdo com potencial, e divertiu-me o modo como ele resolveu o impasse entre a Alex e o Garic ("Lorde Garic, esta é a Alex... a minha nova guarda-costas" ;D).

Por falar nisso, nesta fase temos alguns flashbacks e flashforwards, que nos contam o que perdemos. Por um lado foi interessante perceber como se resolveu o impasse acima mencionado através desta técnica, já que deu para avançar na narrativa, mas ao mesmo tempo estava a morrer de curiosidade até lá chegar. No prelúdio do segundo volume temos um (imagino eu) flashforward - não bastava o bispo Serkatic ser um traidor, agora o Brellac também?! Hmmm... sempre quero ver como é que as coisas se desenrolam.

Offline Dp_soares

  • Bibliófilo
  • ******
  • Mensagens: 1861
    • Ver Perfil
Re: 16ª Leitura Conjunta - A Saga de Alex 9 de Bruno Martins Soares - 3ª fase
« Responder #1 em: Outubro 30, 2012, 00:13:58 am »
Estamos bastante atrasados... Desde já desculpa a todos por não cumprir as datas marcadas.

Concordo com a P7 em tudo.

O reencontro do Pierre com a Kaoru foi bom  :) mas gostei mais de como o Pierre se desembaraça, quando é raptado. Deu um certo gozo "ouvir" o louro a dizer que para a guerra acabar era simples, só precisavam de entregar uma rapariga e uma espada. Nessa altura Alex e a espada do dragão já estavam a anos luz, e o facto de ele não perceber a importãncia dela.
Como é que a Kaoru voltou a andar também ainda não foi explicado.

A Alex parece ser boa professora e o Jikard bom aluno, com muito potencial, sai ao pai  8).  A relação Alex-Dael ainda vai dar que falar;

E por último o encontro secreto do Sanjuro, é o ponto alto desta fase, dando-nos mais um mistério para pensar.

PS: Até ao fim da semana espero ter acabado o livro pois não tenho mais testes (nesta semana)