Autor Tópico: A tua opinião final sobre o livro, contem Spoilers  (Lida 60683 vezes)

Offline Dakkon

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
A tua opinião final sobre o livro, contem Spoilers
« Responder #15 em: Outubro 08, 2008, 21:49:11 pm »
que os outros levem o luis
"Somos aquilo que vivemos, n devemos desejar mudar o passado e no futuro que podemos renascer.." The Unbreakable

Offline candeias

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
    • A Lâmpada Mágica
« Responder #16 em: Outubro 08, 2008, 22:33:32 pm »
Na verdade, a ideia foi minha... as ameaças de bomba tiram-me toda a pica para o trabalho, fazer o quê? ;)

Mas agora a sério: não é certo que seja só em Março, mas, tal como já tinha dito noutro sítio, é o mais provável. O motivo é simples: com o fim do material já publicado para breve, e convosco tão mimados com estes livros todos publicados de seguida, se mantivéssemos o ritmo até ao fim e depois quebrássemos de repente quando nos faltassem as coisas novas, o choque seria maior do que se começarmos agora a espaçar, começando a habituar-vos a tempos de espera maiores. Porque esses tempos de espera são inevitáveis, dado o ritmo de escrita do Martin. Que o digam os que andam a ler isto em inglês.

É que ainda que se assuma que o próximo livro (original) sai mesmo em Abril, o que é longe de ser coisa certa, vocês nunca teriam nas mãos a primeira parte antes de Setembro. Fazendo os planos por forma a editar só três volumes para o ano que vem, não só se mantém alguma regularidade na edição, como se dá desconto suficiente para encaixar no plano os prováveis atrasos do Martin, como, até, se faz com que o prazer dure mais tempo e o momento de entrar em carência se adie.

Offline Dakkon

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Outubro 09, 2008, 00:02:53 am »
ja disse eu sei isso td e mais para me meter cm vcs.. a culpa e minha.. leitor compulsivo.. demasiado mm.. talves precise de uma sugestao de outro autor para ir lendo ao mm tmp q martin :S
"Somos aquilo que vivemos, n devemos desejar mudar o passado e no futuro que podemos renascer.." The Unbreakable

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Outubro 10, 2008, 12:39:12 pm »
O melhor livro até à data do escritor, mas também onde o escritor se mostra mais cruel do que nunca…. O título não podia estar melhor escolhido.

Um livro que deve ser lido pelo menos uma segunda vez, pois se existem coisas que não nos apercebemos logo. Dou a título de exemplo, certos diálogos existentes nos capítulos de Davos, de certos sonhos de algumas personagens (Jon / Arya, entre outros), paternidade de Jon, muita informação sobre a casa Targaryen.

É verdade que algumas coisas que tínhamos previsto acontecem, mas os pormenores e a forma como acontecem é que nos deixam surpreendidos.

Óbvio, que depois existem muitas outras situações que nem de perto lá chegávamos, e certos desenvolvimentos da história estão muito bem conseguidos. Os três últimos capítulos estão simplesmente brutais, sendo que temos depois um epílogo que me deixou simplesmente embasbacado.

SPOILERS, SPOILERS, SPOILERS, SPOILERS

Um enorme crescimento da personagem Jaime, Tyrion no seu melhor, a casa Martell (Dorne) a dar um excelente contributo e que teve uma ligação muito importante à casa Targaryen, a casa Tyrrel com um contributo igualmente bom (Loras, Brienne e em especial a Rainha dos Espinhos) a casa das gémeas e muitas reviravoltas totalmente inesperadas.

Só lamento o não aparecimento de capítulos da casa da Lula Gigante, Sobre Osha e Richon mas ainda tenho esperança que venham a ter influência na história. Mais uns capítulos de Bran, também não se perdiam nada.

Sabendo de antemão que MUITO poderá e será debatido, não quero alargar muito mais os comentários e passarei e de uma forma resumida, aos capítulos de cada personagem:

Arya – Gostei muito do desenvolvimento de Arya, não que tenha mudado a sua forma de estar (sempre em viagem), mas provocou-me a primeira grande surpresa ou tornar-se acompanhante de Sandor Glegane. Interessantes os seus diálogos, com o Cão a ser muito directo nas conversas que tinha com esta e de facto foi muito cruel o que aconteceu a ambos quando chegaram às Gémeas. Quis o destino que deixa-se umas das minhas personagens preferidas à sua sorte, espero que se safe (cão) e pronto é uma das personagens que mais expectativas nos deixa, pois lá embarcou para Bravos, rumo ao nosso amigo Jaqen H'ghar, e tudo o que possa estar por trás desta personagem interessantíssima (saberemos mais sobre Syrio Forel?). Pena não ter existido nem sequer um contacto com a sua amiga de quatro patas.

Bran –  Pena que tenha tido muito poucos capítulos, se não estou em erro apenas um, mas foi muito interessante, pois na altura acabamos por saber onde estava Sam e a sua companheira de fuga e acima de tudo deu-nos a conhecer uma personagem muito interessante (um guerreiro que salvou Sam e que monta um Alce) e que nos deixa enormes expectativas para saber mais sobre esta personagem. Pouco mais se desenvolveu, mas parece-me que conseguiu finalmente encontrar um local de passagem da Muralha, logo vai no bom caminho para alcançar o seu principal objectivo.

Jon – Excelentes capítulos proporcionados por esta personagem, em vários capítulos, foi corajoso, inteligente, sensato e o capítulo final onde é eleito comandante da Muralha, digo sinceramente, comoveu-me. Verdadeiramente surpreendente a vinda de Stannys e Melisandre para estes lados, mas no fundo até faz um certo sentido, pois as guerras Rholl / Outros devem estar a começar. Crime deixar esta personagem nos próximos livros de fora.

Sam -  O mesmo Sam a que estamos habituados, com capítulos interessantes, mas que foi decisivo, para o futuro da Muralha, acredito que o Meistre Aemon o admire ainda mais pela coragem/inteligência  que demonstrou. Penso que será por esta personagem que iremos saber o que se irá passar no Norte, em especial na Muralha.

Sansa – Mais uma Stark que tem sofrido na pele com os jogos de tronos e que pensa que está só no mundo. Continua uma jovem muito inocente, mas talvez consiga finalmente começar a abrir mais os olhos, pois tem como companhia alguém verdadeiramente grandioso nesse capítulo. Foi nos seus capítulos que tomamos conhecimento de acontecimentos verdadeiramente incríveis, como foi o caso do casamento do Rei. Interessantíssimo verificar todos os esquemas do Mindinho, um verdadeiro perigo.

Davos – Foram muito poucos os acontecimentos. Destaque apenas para uma decisão muito arriscada, o de “salvar” o filho bastardo de Robert. No entanto acabamos por ser surpreendidos pelo seu Rei e Melisandre, com a deslocação destes para a Muralha. Pergunto-me até que ponto existiu a influência de Rholl, nos momentos chaves do livro. A Morte de Balon Gregory, talvez, o que se passou nas Gémeas, fico muito na dúvida como foi possível “recuperar” Catelyn e a morte do Joffrey poderá eventualmente existir alguma coisa e finalmente na Muralha a morte da Águia com fogo, também me deixou suspeitas. No entanto as mortes que Melisandre viu nas chamas, realizaram-se.

Jaime – A personagem que a meu ver teve o maior crescimento e que tem todas as características da sua casa. Inteligente, sensato, perspicaz e acabou por ter momentos muito importantes para o futuro da história. A libertação quer de Brienne e acima de tudo Tyrion, teve o seu cunho pessoal. Agora vai ser muito interessante acompanhar o futuro desta personagem.

Tyrion – Um verdadeiro espectáculo este duende, passou mais uma vez situações verdadeiramente incríveis, momentos inesquecíveis e teve a coisa no sitio para fazer o que ninguém foi capaz – “afinal o seu pai não caga ouro”. Incrível a forma como descobre a questão do punhal, o veneno que deixa para Cersei, ao dizer ao seu irmão Jaime como está não é menos que uma rameira, a chapada a Jaime pelo que este lhe fez quando era jovem. É caso para dizer temos HOMEM. Outro verdadeiro crime deixar esta personagem de fora nos próximos volumes.

Danny – Gostei dos seus capítulos, teve decisões difíceis, e penso que tomou uma decisão muito sensata ao querer permanecer na última cidade conquistada. Adorei o reaparecimento do Ousado, penso que será o seu futuro braço direito e achei muito curioso o facto deste ter dito que existiam muitos segredos antigos da sua casa. Pena a decisão tomada em relação a Mormont, mas veremos se não lhe sairá caro. Tempo para ganhar experiência, deixar os seus dragões crescerem. Fiquei com a impressão que um dos dragões se “vinculou” a Edd Castanho, uma das personagens que acompanha agora Danny.

Uma referencia para Varys, começo a desconfiar cada vez mais da aranha, pois não compreendo como é possível nem se falar do perigo da casa Targaryen. E ele sabe que Danny é viva e que possui dragões. Muito inteligente libertar Tyrion, quase de certeza que cresceu em poder.

Bem sei que já vai extenso o post (mesmo sentindo que existe ainda tanta coisa por dizer, que maravilha o que aconteceu a Catelyn, a forma como é recuperada, a forma como foi caracterizada, bem que os deuses estejam com ela e que se faça alguma justiça, pois bem merece.
Livro a ler: O Cavalo de Outubro de Collen McCuloough 6º volume da saga 1º Homem de Roma

Offline Safaa_Dib

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Outubro 10, 2008, 13:06:55 pm »
Citação de: "Fiacha"

Jaime – A personagem que a meu ver teve o maior crescimento e que tem todas as características da sua casa. Inteligente, sensato, perspicaz e acabou por ter momentos muito importantes para o futuro da história. A libertação quer de Brienne e acima de tudo Tyrion, teve o seu cunho pessoal. Agora vai ser muito interessante acompanhar o futuro desta personagem.

Tyrion – Um verdadeiro espectáculo este duende, passou mais uma vez situações verdadeiramente incríveis, momentos inesquecíveis e teve a coisa no sitio para fazer o que ninguém foi capaz – “afinal o seu pai não caga ouro”. Incrível a forma como descobre a questão do punhal, o veneno que deixa para Cersei, ao dizer ao seu irmão Jaime como está não é menos que uma rameira, a chapada a Jaime pelo que este lhe fez quando era jovem. É caso para dizer temos HOMEM. Outro verdadeiro crime deixar esta personagem de fora nos próximos volumes.

Bem sei que já vai extenso o post (mesmo sentindo que existe ainda tanta coisa por dizer, que maravilha o que aconteceu a Catelyn, a forma como é recuperada, a forma como foi caracterizada, bem que os deuses estejam com ela e que se faça alguma justiça, pois bem merece.

SPOILERS

Jaime é a personagem que deixou todos deslumbrados, começou como um canalha, e afinal descobrimos que é bem mais nobre do que aparentava. E nos próximos livros, continua a ser bastante interessante acompanhá-lo. O facto de ele só ter morto Aerys porque não teve mesmo nenhuma alternativa... era isso ou a cidade toda ia pelos ares. Surpreendente a viragem de perspectiva!

Atenção que o Tyrion não foi deixado de lado no próximo livro. Acontece que a edição inglesa do Feast for Crows não contém capítulos do Tyrion, MAS o Dance with Dragons já tem, e o Dance with Dragons é a continuação do Feast fro Crows que o Martin foi forçado a dividir.

Quanto a Catelyn... lembro-me de ter comentado com o Martin que tinha achado extremamente cruel o que fizera com a personagem de Catelyn. E ele só me respondeu "it's all about revenge..."
Kill the boy, Jon Snow.  Winter is almost upon us.  Kill the boy and let the man be born. - A Dance with Dragons

Offline tahra

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Outubro 10, 2008, 13:55:43 pm »
Um livro que deve ser lido pelo menos uma segunda vez, pois se existem coisas que não nos apercebemos logo.

Sinceramente acho que o melhor é reler todos (ainda estou a acabar o Storm1 - estou um bocado atrasada  :oops: ), pois há mesmo RESMAS de coisas (especialmente nas pedradas dos vários characters) que são um olhar sobre o futuro...

(...) a casa Tyrrel com um contributo igualmente bom (Loras, Brienne e em especial a Rainha dos Espinhos) (...)

A Brienne não é dos Tyrell... é de Tarth... certo?

Só lamento o não aparecimento de capítulos da casa da Lula Gigante, Sobre Osha e Richon mas ainda tenho esperança que venham a ter influência na história.

Queria saber mais da Osha, sim... (Alguém que esteja a ler em pt... O Rickon em pt ficou Richon? Porquê?)

Mais uns capítulos de Bran, também não se perdiam nada.

Mau. Mau mau mau mau.  :evil:  :evil: Que os outros levem os capítulos dessa cria pedrada!

Arya – (...) pois lá embarcou para Bravos, rumo ao nosso amigo Jaqen H'ghar, e tudo o que possa estar por trás desta personagem interessantíssima

A ver se achas graça ao que se segue.... suponho que alguém deve achar.  :?

(...) que maravilha o que aconteceu a Catelyn, a forma como é recuperada, a forma como foi caracterizada, bem que os deuses estejam com ela e que se faça alguma justiça, pois bem merece.

AGH. Para mim essa foi mais uma estupidez a passar o inacreditável... Antes os Dragões e os Outros (sejam lá o que forem)... Agora a Catelyn e o Dondarrion (ou coisa parecida)... achei uma parvalheira...

Enfim, mais uma vez, se todos gostássemos do vermelho, que seria do pobre encarnado... ;)

Citação de: "Safaa_Dib"
Jaime é a personagem que deixou todos deslumbrados, começou como um canalha, e afinal descobrimos que é bem mais nobre do que aparentava. (...) Surpreendente a viragem de perspectiva!

É bem verdade... nunca pensei conseguir mudar tanto de opinião sobre uma personagem...
Tahra
Quanto mais conheço as pessoas, mais gosto dos cães.. e dos gatos!

Offline Hic

• Leitor de Fim de Semana
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Outubro 10, 2008, 14:00:06 pm »
Citação de: "tahra"

(...) que maravilha o que aconteceu a Catelyn, a forma como é recuperada, a forma como foi caracterizada, bem que os deuses estejam com ela e que se faça alguma justiça, pois bem merece.

AGH. Para mim essa foi mais uma estupidez a passar o inacreditável... Antes os Dragões e os Outros (sejam lá o que forem)... Agora a Catelyn e o Dondarrion (ou coisa parecida)... achei uma parvalheira...

Enfim, mais uma vez, se todos gostássemos do vermelho, que seria do pobre encarnado... ;)

Nesta estou com o Fiacha...

Acho que não estou a perceber bem a tua posição, não queres especificar um pouco? :)

Offline tahra

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Outubro 10, 2008, 14:06:41 pm »
Citação de: "Hic"

Nesta estou com o Fiacha...

Acho que não estou a perceber bem a tua posição, não queres especificar um pouco? :)

Uhm.. Agora estou com dúvidas... (nunca sei o que acontece em que livro) Como está a Catelyn no fim do Storm2?
Tahra

Offline Dakkon

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Outubro 10, 2008, 14:33:34 pm »
tahra eu agora so no domingo a nt e que posso comentar mais.. mas pronto o que se passa e que n sabemos o livro supostamente acaba, mas dps vem as cenas dos proximos episodios no fim do livro em que ela la aparaece sem csgr falar e com a pele morta..

e eu sou do opniao do tahra grande parvolice mais um abuso do fantastico..

se n queria que a catelyn morresse n tinha sido tao cruel a matar os stark que estavam no casamento.. sim pq pelo epercebi ela estava mm morta portanto para haver cenas dos proximos episodios alguem arranjou maneira de ela voltar a vida.. ja n bastava o sacerdote trazer o senhor do trovao agora tbm tras a catelyn.. se assim e ele que tente trazer o ned ou o rob..

mas nem todos podem gostar d vermelho..

Offline tahra

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Outubro 10, 2008, 14:44:28 pm »
Citação de: "Dakkon"
se n queria que a catelyn morresse n tinha sido tao cruel a matar os stark que estavam no casamento.. sim pq pelo epercebi ela estava mm morta portanto para haver cenas dos proximos episodios alguem arranjou maneira de ela voltar a vida.. ja n bastava o sacerdote trazer o senhor do trovao agora tbm tras a catelyn.. s

Ah, ok. Era a isso mesmo que me referia... é uma palhaçada. :(  IMHO.

(Ah... e é A tahra, btw.... )
Tahra

Offline Ravhin

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Outubro 10, 2008, 15:12:46 pm »

se n queria que a catelyn morresse n tinha sido tao cruel a matar os stark que estavam no casamento.. sim pq pelo epercebi ela estava mm morta portanto para haver cenas dos proximos episodios alguem arranjou maneira de ela voltar a vida.. ja n bastava o sacerdote trazer o senhor do trovao agora tbm tras a catelyn.. se assim e ele que tente trazer o ned ou o rob..

Esses dois não podem voltar mesmo que alguém quisesse ! Thoros referiu que há limites e para Catelyn voltar alguem pagou um custo que ainda não foi revelado.

Offline tahra

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Outubro 10, 2008, 15:24:01 pm »
Citação de: "Ravhin"
ja n bastava o sacerdote trazer o senhor do trovao agora tbm tras a catelyn.. se assim e ele que tente trazer o ned ou o rob..

Esses dois não podem voltar mesmo que alguém quisesse ! Thoros referiu que há limites e para Catelyn voltar alguem pagou um custo que ainda não foi revelado.

A credibilidade da coisa?  :evil:
Tahra

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Outubro 10, 2008, 15:57:07 pm »

SPOILERS

Jaime é a personagem que deixou todos deslumbrados, começou como um canalha, e afinal descobrimos que é bem mais nobre do que aparentava. E nos próximos livros, continua a ser bastante interessante acompanhá-lo. O facto de ele só ter morto Aerys porque não teve mesmo nenhuma alternativa... era isso ou a cidade toda ia pelos ares. Surpreendente a viragem de perspectiva!

Concordo em absoluto, acredito que ainda vai dar um excelente contributo e quase de certeza que o veneno deixado por Tyrion irá fazer moça. A sua relação com a Rainha (Cersei), ou me engano muito ou vai mudar completamente. Sempre quero ver a reacção quer de Cersei, quer de Jaime à morte do Pai. Uma coisa é certa, em certa medida foram beneficiados, pois muito do poder estará nas maos deles.

Atenção que o Tyrion não foi deixado de lado no próximo livro. Acontece que a edição inglesa do Feast for Crows não contém capítulos do Tyrion, MAS o Dance with Dragons já tem, e o Dance with Dragons é a continuação do Feast fro Crows que o Martin foi forçado a dividir

Eu acredito que o duende vá ser muito falado e estará seguramente a par do que se vai passar em Westereos via Varys. Agora não termos a sua prespectiva durante tanto tempo é cruel, pois as suas aventuras, as situações hilariantes que as suas cabeçitas o fazem passar a sua forma de pensar que nos fazem ter tantas gargalhadas, não tenho a menor duvida que iremos ter imensas saudades. Bem sei  que os veteranos já estão a espera a mais de 5 anos para lerem um  capitulo dele, mas só de pensar que vou estar mais de um ano à espera :cry:  e ainda por cima junta-se ao ramalhete Danny (compreendo) e Jon, é cruel. Espero ao menos ser compensado com a entrada de uma forte personagem da casa da Lula Gigante, por exemplo Asha Gregory.

Quanto a Catelyn... lembro-me de ter comentado com o Martin que tinha achado extremamente cruel o que fizera com a personagem de Catelyn. E ele só me respondeu "it's all about revenge..."

Simplesmente adorei, pode até ser uma situação um tanto ou quanto irreal é um facto, mas achei simplesmente genial e abre prespectivas para uma personagem incrivel. Eu só pedia ou menos que soubesse que um dos filhos, um qualquer, estivesse vivo. Talvez Thoros tenha referido que Arya foi raptada pelo Cão, pois este grupo andava no seu encalse.

Se já tinhamos uma personagem com um enorme sofrimento, com amargura, faço ideia o que será agora que se encontra como encontra, eu quando li a descrição até me arrepiei :?

Eu não deixo de associar Brienne à casa Tyrrel, mas de facto não essa a sua casa...ao menos que consiga cumprir bem com o objectivo que Jaime lhe destinou (proteger Sansa).

Uma coisa é certa, não aconselho ninguem a casar-se em Westereos, pessoalmente nem como convidado, mesmo que me pagassem a peso de ouro.

Uma nota ainda para a tradução, muito boa, apenas encontrei um pequeno erro, mas tão insignificante que nem sequer tomei nota, logo e mais uma vez parabens candeias :wink:
Livro a ler: O Cavalo de Outubro de Collen McCuloough 6º volume da saga 1º Homem de Roma

Offline Hic

• Leitor de Fim de Semana
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Outubro 10, 2008, 17:55:30 pm »
Citação de: "Ravhin"
ja n bastava o sacerdote trazer o senhor do trovao agora tbm tras a catelyn.. se assim e ele que tente trazer o ned ou o rob..

A credibilidade da coisa?  :evil:

Credibilidade em escrita assumidamente fantástica? :|

Estavamos à espera de coisas diferentes então... Mas acho que é mais que óbvio que há outras "forças" à volta destes personagens além daquelas a que estamos habituados :\

Offline Safaa_Dib

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Outubro 10, 2008, 18:49:08 pm »

Bem sei  que os veteranos já estão a espera a mais de 5 anos para lerem um  capitulo dele, mas só de pensar que vou estar mais de um ano à espera :cry:  e ainda por cima junta-se ao ramalhete Danny (compreendo) e Jon, é cruel. Espero ao menos ser compensado com a entrada de uma forte personagem da casa da Lula Gigante, por exemplo Asha Gregory.

Uma coisa é certa, não aconselho ninguem a casar-se em Westereos, pessoalmente nem como convidado, mesmo que me pagassem a peso de ouro.

Quem te disse que não irás ter notícias de Jon?
 :P Lá porque não aparecem capítulos dele, não quer dizer que não saibas o que está a acontecer ao pobre rapaz através de outros pontos de vista. ;)

A parte do Red Wedding (o tal dos Frey) foi certamente a que mais me chocou quando li pela primeira vez o livro. Fiquei mesmo impressionada com a cena toda, e com as descrições finais do estado de Catelyn...
 :shock:

Mas é um livro recheado de momentos geniais, e sem dúvida que o Tyrion atinge o pico. O capítulo em que ele comete aquele acto que todos nós sabemos (Afinal ele não cagava ouro...) é puro génio à Martin.  :lol:
Kill the boy, Jon Snow.  Winter is almost upon us.  Kill the boy and let the man be born. - A Dance with Dragons