Autor Tópico: A tua opinião final sobre o livro, contem Spoilers  (Lida 62471 vezes)

Offline Ray_of_Darkness

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
    • http://madebynatercia.blogspot.com
A tua opinião final sobre o livro, contem Spoilers
« Responder #30 em: Outubro 10, 2008, 21:08:01 pm »
Acabei de ler o livro há pouco e vim cá ler os comentários. Concordo em várias coisas que foram ditas, mas achei piada não terem tocado em alguns pontos. Foi falado (acho que noutro tópico) da proposta que o Stannis fez a Jon, mas se bem se lembram o Robb legitimou Jon, tornando-o herdeiro de Winterfell e rei do Norte. A maior razão que levou Jon a não aceitar a proposta de Stannis foi a exigência de renegar os deuses do seu pai (lembram-se do seu reencontro com Fantasma?); mas Robb deu-lhe tudo sem contrapartidas. Será que o decreto que Robb escreveu e que teve os seus súbditos como testemunhas, assim como Catelyn, irá aparecer? Será que algum cavaleiro que tenha estado presente na assinatura do decreto se safou do casamento vermelho? Será que Jon se vai ver na posição de ter de escolher entre ser comandante dos corvos e senhor de Winterfell e rei do Norte?

Outra questão que envolve Jon; a Dany sente uma profunda angústia por não poder ser mãe, o que dita o fim da casa Targaryen, já que acredita ser a última desta casa. Se mais tarde se vier a provar que Jon é filho do seu irmão Raeghar, será que ela se recusa a dar-lhe o seu apoio? É que a mim parece-me que Dany não se sente muito segura no papel de governante, como ela reconhece no seu último capítulo.

No último capítulo, antes do epílogo, ficamos a saber que afinal foi o Mindinho que convenceu a Lysa Arryn a assassinar o marido. E o capítulo acaba com o assassinato de Lysa às mãos dele, diante de Sansa. Será que o Mindinho foi o criador destas intrigas todas? Terá mandado assassinar o lorde Arryn já com o objectivo de levar o Ned Stark para a corte e ter a sua cabeça cortada, criando condições para ficar com Sansa? O Varys é "escorregadio" e muito inteligente, mas parece-me mais preocupado com os interesses do reino. Estas duas personagens são um enigma.

Gostei muito do último capítulo do Tyrion. Acho que depois disto ele tornou-se um homem diferente. Assim como Jaime; parece-me que a Brienne foi uma óptima companhia para ele e as dificuldades que teve de ultrapassar fizeram-no ver algumas coisas com outros olhos.

A Margaery é a verdadeira viúva negra! Espero que não a casem com o Tommen, senão coitado do rapaz...

E fico-me por aqui; de certeza que vão aparecer mais coisas para ir comentando e já tiveram de ler imenso.  :oops:  :lol:

Offline Dakkon

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #31 em: Outubro 11, 2008, 08:30:35 am »
ray essa do rob o ter designado herdeiro e verdade e bem pensado.. o grande jon ainda esta vivo embora preso e ele sabe dos planos do rob para jon.. mas acho que qd ele estiver ca fora ja se sabe algo de bran ou do rickon.. digo eu prtt..

qt ao mindinho ele ta por tras de quase td ja o vimos.. mas continuo a achar que e so pq o homem so via catelyn a frente e agora passa a so ver sansa.. ja o eunuco e como dizes ele quer o bem do reino mas continuo a achar que para ele o bem do reino e meter la um dragao(danny)

n vejo o jon a sair da patrulha da noite a nser que essa deixe de existir..
"Somos aquilo que vivemos, n devemos desejar mudar o passado e no futuro que podemos renascer.." The Unbreakable

Offline Dakkon

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #32 em: Outubro 11, 2008, 08:57:38 am »
Citação de: "Hic"
Citação de: "tahra"
Citação de: "Ravhin"
Citação de: "Dakkon"
ja n bastava o sacerdote trazer o senhor do trovao agora tbm tras a catelyn.. se assim e ele que tente trazer o ned ou o rob..

Esses dois não podem voltar mesmo que alguém quisesse ! Thoros referiu que há limites e para Catelyn voltar alguem pagou um custo que ainda não foi revelado.

A credibilidade da coisa?  :evil:

Credibilidade em escrita assumidamente fantástica? :|

Estavamos à espera de coisas diferentes então... Mas acho que é mais que óbvio que há outras "forças" à volta destes personagens além daquelas a que estamos habituados :\

lol a tahra.. dscp la mas e da imagem andei este tempo todo a pensar que era um homem afinal e uma senhora.. eu estou smp a meter os pes pelas mãos..

o ser fantastico n significa falta de credibilidade.. vamos la ver a mt genero de fantastico.. e como disse no inicio esta historia era fantastico por ser algo que n aconteceu mas o autor recusava todo o genero de magia como vemos por exemplo em o senhor dos aneis.. alias a mts criticas feitas ao autor(que ainda hj aparecem nas capas dos livros da bang) que dizem martin recusa todos os cliches tolkianos como magia senhores das trevas e espadas magicas

e melhor nem comentar que agora temos uma mulher que so fala em senhores das trevas as espadas ja deixam d ser de metais especias para se comecar a falar de espadas magicas e a magia ta ai a pessoas a voltar dos mortos a torto e a direito.. a senhora catelyn ja estava morta a algum tempo qd a trouxeram a vida..

por fim reparem numa cosia ate agora as batalhas foram ganhas por inteligencia das personagens martin ao inicio cativava por isso e n pelo exagero do fantastico.. agora para alem do que aconteceu ao renly corro o risco de vir a ler que o stanis soprou o corno e a muralha de algum castelo foi a vida.. la se foi as brilhantes defesas de algum brilhante general com o uso do fantastico..

espero q n venha a acontecer
"Somos aquilo que vivemos, n devemos desejar mudar o passado e no futuro que podemos renascer.." The Unbreakable

Offline pendragon

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #33 em: Outubro 11, 2008, 09:11:49 am »
A motivação do mindinho acho que até e bastante claro,dividir para reinar,num reino estabilizado como estava o mindinho ja tinha subido tudo o que um homem da condição dele poderia alguma vez subir mas no meio do caos....quem sabe ate quem pode ir..... .

Em terra de boa vistinha um zarolho "safa-se",mas em terra de cegos é rei :twisted: .
"ALIAS JACTA ES"///VENI,VIDI,VICI

Offline tahra

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #34 em: Outubro 11, 2008, 10:08:51 am »
o ser fantastico n significa falta de credibilidade..

Exacto!

Até não tenho problemas com os dragões... (só a estupidez que foi a forma como nasceram).

Agora se o Dondarrion foi mau, a Catelyn passou os limites... Ainda por cima parece que deixou os neurónios para atrás :(

Os Others não agradam... mas os zombies são piores...

Não acho o LotR nada inacreditável... Apesar de ser um mundo cheio de magia e poderes...

Agora no seguimento do que estava a ser Martin aquele tipo voltar à vida achei estúpido... A mulher então nem se fala...

E a Catelyn-zombie... não gosto nada dela.. da Catelyn gostava...
Tahra
Quanto mais conheço as pessoas, mais gosto dos cães.. e dos gatos!

Offline Dakkon

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #35 em: Outubro 11, 2008, 10:16:56 am »
E assim vou ja voltar a dizer isto antes que me interpretem mal eu adoro o fantastico.. vamos la ver para mim um dos melhores filmes e o advent children e n a mais fantastico que aquilo.. olha dou-vos uma sugestão tentem arranjar um sitio na web em que consigam ler final fantasy 7.. vão ver uma historia que n a mais fantastico que aquilo e tem credibilidade..

para mim a 2 martins antes dos dragoes e dps.. ate os dragoes os livros eram so baseados nas personagens dps qd o convenceram a por os dragoes(ele foi convencido logo n era o plano original) comecou a haver um martin com mt mais fantastico.. foi uma volta na historia..

se n percebem o que estou a dizer vou dar um exemplo imaginem agora que um feiticeiro qqr aparece na historia e inventa um feitico para eles voltarem ao passado com a missao de salvarem robb.. pronto exagerei no fantastico e no exemplo mas e para perceberem o que tou a tentar dizer.. isto seria algo totalmente sem cridibilidade e que iria contra td o que foi feito ate agora.. tal como para mim foi o aparecer da magia.. os dragoes se tivessem aparecido de outra maneira e sem estas consequencias ate se aturavam

Offline Hic

• Leitor de Fim de Semana
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #36 em: Outubro 11, 2008, 11:12:31 am »
Citação de: "tahra"
o ser fantastico n significa falta de credibilidade..

Exacto!

Até não tenho problemas com os dragões... (só a estupidez que foi a forma como nasceram).

Agora se o Dondarrion foi mau, a Catelyn passou os limites... Ainda por cima parece que deixou os neurónios para atrás :(

Os Others não agradam... mas os zombies são piores...

Não acho o LotR nada inacreditável... Apesar de ser um mundo cheio de magia e poderes...

Agora no seguimento do que estava a ser Martin aquele tipo voltar à vida achei estúpido... A mulher então nem se fala...

E a Catelyn-zombie... não gosto nada dela.. da Catelyn gostava...

Do que eu percebo tu tens uma ideia pré-concebida do que a fantasia deve ser. Felizmente, eu não...

Na minha opinião, em fantasia, muito pouco se pode fazer - alias, da definição:

imaginação;
em que há imaginação;
obra de imaginação;
devaneio, sonho, ficção.

Admito que possas gostar ou não do personagem, mas nunca de acusar algo de ter ou não credibilidade - não podes reger esse mundo pelas mesmas regras que reges o teu. A única razão que vejo para lhe estares a apontar o dedo é que ele, realmente, não segue as linhas gerais de fantasia.

para mim a 2 martins antes dos dragoes e dps.. ate os dragoes os livros eram so baseados nas personagens dps qd o convenceram a por os dragoes(ele foi convencido logo n era o plano original) comecou a haver um martin com mt mais fantastico.. foi uma volta na historia..

se n percebem o que estou a dizer vou dar um exemplo imaginem agora que um feiticeiro qqr aparece na historia e inventa um feitico para eles voltarem ao passado com a missao de salvarem robb.. pronto exagerei no fantastico e no exemplo mas e para perceberem o que tou a tentar dizer.. isto seria algo totalmente sem cridibilidade e que iria contra td o que foi feito ate agora.. tal como para mim foi o aparecer da magia.. os dragoes se tivessem aparecido de outra maneira e sem estas consequencias ate se aturavam

Já li muitas e muitas entrevistas do Martin. Ele nunca disse que não queria por os dragões, aliás, até o vi dizer o contrário. Gostava que me dissesses onde viste isso... E vendo que os ovos de dragão aparecem quase no início do livro e vão ganhando... "vida" ao longo da história, acho muito estranho que ele alguma ele tenha dito algo sequer parecido. Aliás, quando esteve em Portugal, ele fez uma analogia duma pizza com ou sem anchovas para justificar o porquê de gostar de meter fantasia nos seus livros ( isto é, dragões, Outros etc )

A tua teoria do feiticeiro - podes não gostar da direcção da história, podes até não concordar... mas se a magia agora "existe" e o Martin diz que sim... Não vejo razão para não acreditar. A direcção pode não ser a que tu lhe darias. Mas poderás por em causa a credibilidade dum universo que ele criou? Por mim até podia acabar com os outros a serem aliens  e a fugirem numa nave espacial - não ia gostar, mas não considero isso falta credibilidade. Na minha opinião é tudo uma questão de abrir a mente relativamente a alguns pre-conceitos fantásticos.

Offline Dakkon

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #37 em: Outubro 11, 2008, 11:18:12 am »
hic a uma diferenca.. ve por exemplo star wars td tem la uma justificacao para ser.. ngm aqui ta com ideias pre concebidas do que e ou n o fantastico.. e como digo a historia mudou de direcção e acho que ves isso.. n ves????

qt a referencia bem tar agora a procurar isso.. olha a um sitio onde podes ver num dos livros ele no inicio antes de atacar a historia de novo ele diz.. agradeco a n sei quem por me ter obrigado a incluir os dragoes...

provavelmente algum familiar que queria o mundo mais magico..

o que eu digo e o que me parece que a tahra tbm diz e que ate certo ponto n era suposto ahver magia e dps passa a haver.. por exemplo se ela encontrasse dragoes e surgissem os mamutes(como surgiram) eu secalhar engolia melhor do que aparecerem assim..

ja viram por exemplo que aquele corno que agora o stanis tem supostamente com um sopro deita porto real ao chao.. so assim por exemplo..

ps:ele criou o seu mundo, tal como por exemplo tolkien a diferenca e que eu reparo que a 2 autores na historia.. 2 versões do mm.. para mim martin optou por seguir um diferente "rumo" como tu dizes.. como tu dizes e uma questão de n gostar mt deste rumo.. a diferenca e que eu n gosto menos deste rumo por ter magia.. n gosto pq a diferenca foi mt grande.. n e por acaso que as criticas a historia que ainda hj aparecem nos livros da bang dizem:
Martin dispensa todos os cliches tolkianos como elfos, espadas magicas, magia senhores das trevas orcs, etc etc

Offline Hic

• **
    • Ver Perfil
« Responder #38 em: Outubro 11, 2008, 11:38:31 am »
hic a uma diferenca.. ve por exemplo star wars td tem la uma justificacao para ser.. ngm aqui ta com ideias pre concebidas do que e ou n o fantastico.. e como digo a historia mudou de direcção e acho que ves isso.. n ves????

"Luke... I'm your father" - talvez a pior linha que alguma vez vi num filme. Bom exemplo. E tudo o que aconteceu até agora foi justificado. Se o Senhor da Luz consegue trazer vida a quem está (quase) morto, e a história sustenta isso, porquê dizer que não ou duvidar?

qt a referencia bem tar agora a procurar isso.. olha a um sitio onde podes ver num dos livros ele no inicio antes de atacar a historia de novo ele diz.. agradeco a n sei quem por me ter obrigado a incluir os dragoes...
provavelmente algum familiar que queria o mundo mais magico..

os dragões estão lá desde o início. Não há um martin "antes ou depois". Ele falou com a mulher que lhe disse para por ele pôs. Antes da história começar. Talvez não quando escreveu as primeiras 100 páginas ou algo, alguns anos antes de pensar acabar, mas depois, sim. E já agora, o primeiro livro começa com os "Outros". Mais "magia" que isso desde o início, acho difícil.

o que eu digo e o que me parece que a tahra tbm diz e que ate certo ponto n era suposto ahver magia e dps passa a haver.. por exemplo se ela encontrasse dragoes e surgissem os mamutes(como surgiram) eu secalhar engolia melhor do que aparecerem assim..

A magia sempre houve - no primeiro livro o bebé da Danny não morre, por exemplo? Não há raios ou coisas do género, mas sempre foi fantástico (o Bran tem quantos sonhos sobre lobos no primeiro livro?). Podes não gostar ou concordar com a magia ou os dragões. Mas credibilidade? O_o.

ja viram por exemplo que aquele corno que agora o stanis tem supostamente com um sopro deita porto real ao chao.. so assim por exemplo..

Não percebi, isso é bom ou mau? Não será também magia? É credível? O que é ou não aceitável em fantasia? Já li livros em que fazem coisas bem mais incríveis e bem menos sustentadas pelo seu universo que aqui... ( Wizard's First Rule? ). Acho que estão a ser picuinhas. :|

Offline Dakkon

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #39 em: Outubro 11, 2008, 11:46:29 am »
lol le a ultima parte que escrevi o ps.. ainda n devia la tar.. ja disse td e aceitavel mas talves por o terem convencido dps de ele ja ter a historia na cabeca ele tenha mudado d ideias..

o que eu digo e acho que e visivel e que ele segiu um diferente rumo do que mostrava.. e pronto e so isso acho que podem ver.. se ele tivesse feito isso dd inicio ve o ps.. acho que n fui so eu e otahra a ver isso se os criticos escreviam aquilo por algum motivo era..

eu gostava como estava uma historia sobre homens sem um grande mal em que os homens e que determinam o que se passam e os seus esquemas e accoes

Offline Hic

• **
    • Ver Perfil
« Responder #40 em: Outubro 11, 2008, 12:03:04 pm »
lol le a ultima parte que escrevi o ps.. ainda n devia la tar.. ja disse td e aceitavel mas talves por o terem convencido dps de ele ja ter a historia na cabeca ele tenha mudado d ideias..

discordo que o tenham "convencido" depois da história começar. Aliás, a história é demasiado sólida e demasiado "dragon-centric" para tal.

o que eu digo e acho que e visivel e que ele segiu um diferente rumo do que mostrava.. e pronto e so isso acho que podem ver.. se ele tivesse feito isso dd inicio ve o ps.. acho que n fui so eu e otahra a ver isso se os criticos escreviam aquilo por algum motivo era..

Não foi o Martin que escreveu o teu "PS". Tanto não foi que, por exemplo, os gigantes, os filhos da floresta, os "wargs" (não sei o nome português) e Wights (estes serão os teus orcs "tolkeanos"), se assemelham bastante a alguns desses "seres".

eu gostava como estava uma historia sobre homens sem um grande mal em que os homens e que determinam o que se passam e os seus esquemas e accoes

A história sempre foi suposto ter três partes (foi dito em portugal) só uma era sobre isso. Daí ao início serem 3 livros (que viraram 4, depois 6 e agora 7 com a divisão dum deles). E as outras duas partes sempre foram para ser mais "fantásticas".

Offline Dakkon

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #41 em: Outubro 11, 2008, 12:10:23 pm »
lol quem disse que foi o martin que escreveu o ps fui eu que o escrevi obvio.. ou hic falavas em n sermos tolerantes.. desculpa mas n teras tu a ser???

so peco que vejam releiam se quiserem se acharem que o rumo smp foi o mm mt bem... para mim n foi e continuo a dizer as criticas tao la foram escritas e se criticos que sao pagos para criticar tiveram essa impressao por algum motivo foi..

eu vejo uma mudanca na historia..  pode ser que vcs n vejam.. ou que seja imagincao minha e de outros que a viram.. mas acho que secalhar mts d vcs viram o mm.. se n tivessem visto ngm perguntava ao martin pq decidiu derrepente incluir os dragoes..e ele n dava a resposta q vcs vao tantas x buscar da pizza e das anchovas..

mas eu acho que ele mudou o rumo e livre de o fazer e ele o autor.. mas eu n gosto de ser um leitor passivo e acho que quem le o fantastico nunca o deve ser.. para isso lia algo historico.. n vou engolir todas as mduancas que autores fazem.. para mim martin e dos melhores autores que ja li.. e ate hj n me recordo de ter visto melhores personagens.. estao mt bem construidas e por isso smp esperei que ele seguisse o rumo da historia ser sobre accoes e as suas consequencias e n sobre magia.. mas ela apareceu.. continuo a gostar de martin e mt mas lamento essa opcao e vou smp a perguntar como seria a historia se n tivesse surgido magia..

Offline Hic

• **
    • Ver Perfil
« Responder #42 em: Outubro 11, 2008, 12:20:48 pm »
lol quem disse que foi o martin que escreveu o ps fui eu que o escrevi obvio.. ou hic falavas em n sermos tolerantes.. desculpa mas n teras tu a ser???

Acho que estão a criticar sem qualquer razão uma obra excepcional e extremamente sólida. E até hoje por cada crítico que diz mal encontro 10 que dizem bem, não sei onde estás a ir buscar este "feedback" todo.

so peco que vejam releiam se quiserem se acharem que o rumo smp foi o mm mt bem... para mim n foi e continuo a dizer as criticas tao la foram escritas e se criticos que sao pagos para criticar tiveram essa impressao por algum motivo foi..

Óbvio que o rumo do primeiro livro é o mesmo. Os livros originais iam ser: "Guerra dos Tronos" (ia conter stark+lannister sobretudo), "A Dance With Dragons" (dragões etc) e "The Winds of Winter" (outros). Não vejo qual é o teu problema. 3 histórias separadas dentro do mesmo universo.

eu vejo uma mudanca na historia..  pode ser que vcs n vejam.. ou que seja imagincao minha e de outros que a viram.. mas acho que secalhar mts d vcs viram o mm.. se n tivessem visto ngm perguntava ao martin pq decidiu derrepente incluir os dragoes..e ele n dava a resposta q vcs vao tantas x buscar da pizza e das anchovas..

Claro que muda. É suposto mudar. Mas as bases para todas as histórias estão lá desde o primeiro livro (Stark-Lannister, Outros e Dragões). E não lhe perguntaram o porquê de "de repente" incluir dragões - perguntaram o porquê duma aproximação "distante" ao género fantástico.

mas eu acho que ele mudou o rumo e livre de o fazer e ele o autor.. mas eu n gosto de ser um leitor passivo e acho que quem le o fantastico nunca o deve ser.. para isso lia algo historico.. n vou engolir todas as mduancas que autores fazem.. para mim martin e dos melhores autores que ja li.. e ate hj n me recordo de ter visto melhores personagens.. estao mt bem construidas e por isso smp esperei que ele seguisse o rumo da historia ser sobre accoes e as suas consequencias e n sobre magia.. mas ela apareceu.. continuo a gostar de martin e mt mas lamento essa opcao e vou smp a perguntar como seria a historia se n tivesse surgido magia..

provavelmente, como o próprio disse, apenas mais um romance histórico vagamente baseado na Guerra das Rosas. Se gostas da parte "humana" desta história tens umas quantas dezenas de histórias que te contam o que se passou - sem magia.

Offline Dakkon

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #43 em: Outubro 11, 2008, 12:30:01 pm »
lol hic.. A ver se me explico.. nunca gostei tanto de ler uma historia como uma cancao de gelo e fogo.. nunca gostei tanto de ler um autor como martin.. tens aqui secalhar o fan numero um ou algo do genero.. vou gostar mt de ter esta colecao smp guardada e provavelmente assim que tiver filhos e eles tenham idade para ler o livro faco questao que eles leiam..

como ves n se trata d ser contra martin.. o que o .. erro... o que a tahra e eu dizemos e que como tu ja admitiste e que ouve uma mudanca na direcao da historia.. mais do que uma pelo que tu me contaste agora a cerca dos planos originais do martin.. e tenho pena nessa mudanca pq ao ler martin n contava que ele optasse por esse caminho..

e como ja disse preferia que a historia seguisse outro rumo.. e n limites o fantastico a magia o que e fantastico n tem que ter magia.. ja li livros sobre fantastico em que n aparece tal coisa..

a minha pergunta a quem ler estes  livros sera se n repararam nessa mduanca mas pronto como ja disse secalhar e imaginacao de alguns de nos.. n quer dizer que esses  alguns n gostem tanto ou mais de martin do que tu

Offline Hic

• **
    • Ver Perfil
« Responder #44 em: Outubro 11, 2008, 12:53:03 pm »

como ves n se trata d ser contra martin.. o que o .. erro... o que a tahra e eu dizemos e que como tu ja admitiste e que ouve uma mudanca na direcao da historia.. mais do que uma pelo que tu me contaste agora a cerca dos planos originais do martin.. e tenho pena nessa mudanca pq ao ler martin n contava que ele optasse por esse caminho..

Expliquei-me mal. Houve uma mudança, mas no foco da história. Todas as três partes estão lá desde o início, portanto, dizer que a fantasia te apanhou de surpresa não é correcto (os Outros estão no prólogo)

e como ja disse preferia que a historia seguisse outro rumo.. e n limites o fantastico a magia o que e fantastico n tem que ter magia.. ja li livros sobre fantastico em que n aparece tal coisa..

Dei o exemplo da magia, mas usei aspas ("") exactamente porque não é só magia. Continuo a não concordar com a mudança de direcção que tu mencionas. (Mais uma vez, os Outros aparecem no prólogo)

a minha pergunta a quem ler estes  livros sera se n repararam nessa mduanca mas pronto como ja disse secalhar e imaginacao de alguns de nos.. n quer dizer que esses  alguns n gostem tanto ou mais de martin do que tu

Acho que estás a bater numa tecla inválida. Aparte disso, não gostares da "mudança" (houve, mas não a que tu descreves), é normal, não achares "credível" é completamente diferente.

edit: chamei ao prólogo prefácio. burro.