Autor Tópico: A tua opinião final sobre o livro, contem Spoilers  (Lida 24329 vezes)

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
A tua opinião final sobre o livro, contem Spoilers
« em: Abril 03, 2009, 15:50:25 pm »
Uma vez que já existe quem o esteja a ler, deixem aqui a vossa opinião sobre o livro.
Livro a ler: O Cavalo de Outubro de Collen McCuloough 6º volume da saga 1º Homem de Roma

Offline static_pulse

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #1 em: Abril 09, 2009, 12:09:00 pm »

Offline Hic

• Leitor de Fim de Semana
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Abril 09, 2009, 20:19:17 pm »
Citação de: "static_pulse"
Aqui fica o link para a crítica que fiz:

http://belalugosiisdead.blogspot.com/2009/04/critica-o-festim-dos-corvos.html

Concordo com as linhas gerais, acho que explicaste bem :)

Só um reparo... A ideia desde e do próximo livro (os ingleses) seria, segundo o autor, contar o que se passou no norte e no sul a partir do ponto de vista de personagens que por lá andem. Como deves calcular, começou pelo "sul".

Offline static_pulse

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Abril 09, 2009, 21:46:17 pm »
Citação de: "Hic"
Só um reparo... A ideia desde e do próximo livro (os ingleses) seria, segundo o autor, contar o que se passou no norte e no sul a partir do ponto de vista de personagens que por lá andem. Como deves calcular, começou pelo "sul".

Obrigado por fazeres notar isso. Eu em questões de territórios e essas coisas sou muito despaçarada, ou seja, nunca reparo muito nesses pormenores. Por isso, ainda bem que salientaste esse facto. :wink:

Offline Ser Land

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Abril 09, 2009, 22:48:40 pm »
Citação de: "Hic"
Citação de: "static_pulse"
Aqui fica o link para a crítica que fiz:

http://belalugosiisdead.blogspot.com/2009/04/critica-o-festim-dos-corvos.html

Concordo com as linhas gerais, acho que explicaste bem :)

O autor não escreveu o livro com o único intuito de explicar o que aconteceu no Norte e no Sul,pois:

1-O Norte(pelo menos o "extremo" norte) não é abrangido por este livro;

2-Pelo que me ouvi dizer, a acção referente aos Greyjoy toma acção ainda durante A Storm of Swords. Pelo menos o início;

3-Este livro e o próximo(ADwD) são, por assim dizer, um único livro, separado em dois tomos.
A reler:

"The Fires of Heaven" de Robert Jordan

Offline Ray_of_Darkness

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
    • http://madebynatercia.blogspot.com
« Responder #5 em: Abril 13, 2009, 23:43:49 pm »
Bem, acabei este livro há uns dias. Embora a parte mais divertida seja a especulação, não podia deixar de vir aqui dar a minha opinião sobre este volume.

Contém SPOILERS

Começando pela tradução e revisão, devo dizer que o mais grave (que não o é) que notei foram trocas de nomes. Num dos capítulos de Cersei (o do casamento do Tommen), logo no início, aparece o nome de Catelyn quando me parece que o autor se refere a Cersei. Outra troca foi no capítulo de Alayne, quando esta recebe os senhores que querem falar com o Mindinho; em vez de Alayne aparece o nome de Arya. Fora isso, é mais um excelente trabalho do Candeias. Acho que não poderia haver um melhor trabalho na tradução desta saga.

"O Festim dos Corvos" debruça-se mesmo sobre isso: o que acontece depois da "batalha", quando se contam os mortos e as perdas; o que fazer para recuperar e como beneficiar das situações. Neste volume conhecemos alguns novos "corvos" e acompanhamos na primeira pessoa outros que apenas conhecíamos por outros olhos.
Embora este volume não tenha tanta acção como os 2 anteriores (versão portuguesa), conseguiu cativar-me da mesma forma. É uma altura de movimentação e tomadas de posições; é como ver o desenrolar de um jogo de xadrez. Cada "peça" tenta colocar-se no lugar que poderá vir a ser mais vantajoso para si. A par disto, algumas personagens vêem-se em situações em que têm de mudar de vida e até deixar de ser quem são. A Arya é exigido que deixe de ser "alguém"; creio que isso tem a ver com, no futuro, ser capaz de mudar facilmente de identidade, à semelhança do Jaquen H'ghar (e sobre esta personagem vim a saber de umas especulações interessantes http://www.westeros.org/Citadel/FAQ/Entry/2008/). Sansa tem de ser Alayne, a filha bastarda de Mindinho, em todas as alturas. Sam deixa a Muralha e ruma para Sul, em direcção a casa, para se tornar algo que o deixa aterrorizado; faz lembrar a chegada dela à Patrulha e, afinal, acabou por se sair bastante bem.

Em relação a situações objectivas:
- o prólogo é muito misterioso; descobri uma suposição engraçada que podem ler no link que deixei acima.
- achei um pouco cruel a decisão de Jon de trocar as duas crianças; mas que outro caminho poderia ser tomado? Stannis não iria tolerar se os 2 bebés tivessem desaparecido. Será que Jon tem  algum receio de que Melisandre tenha poderes, o que o levou a jogar pelo seguro?
- gostei de ver Sam a enfrentar o ex-companheiro da Patrulha; habituamo-nos a ver sempre o lado medroso desta personagem, o que torna os seus rasgos de coragem muito bem-vindos. Por um momento esteve atrapalhado, mas foi salvo por alguém que deve ter coisas interessantes para contar ao Meistre Aemon.
- os planos de Euron são muito ambiciosos, mas custa-me a crer que os homens de ferro tenham capacidade para empreender o seu desejo. Achei Aeron Greyjoy uma personagem curiosa. Será que se vai juntar a Euron?
- as atitudes e pensamentos de Cersei fazem-me lembrar aquelas personagens megalomaníacas que acabam loucas...
- estou curiosa em saber onde irá parar Brienne. Cada vez se torna mais real a hipótese avançada por aqui de ela encontrar o Cão de Caça. Mas, às vezes, é desesperante vê-la a supôr erradamente onde está Sansa. Será que vai ter conhecimento de que Arya está viva?
- afinal Doran Martell não anda a dormir como a filha julgava. Gostei de ver o plano dela ser, pelo menos, adiado. O Cavaleiro Maculado é que foi demasiado estúpido no fim; não gostei da sua atitude.
- o Mindinho lá vai levando a sua avante. Achei curiosa a sua afirmação em relação a Cersei: "...poderia ser obrigado a tirá-la do jogo mais cedo do que planeei." (agora ficava bem aquele riso maquiavélico lol)
- Bravos está a tornar-se um local muito interessante. O encontro de Arya com Sam foi empolgante. Achei-o até engraçado. E tenho reparado que a saga se vai fazendo muito de encontros e desencontros.
- aquele lorde Tarly é intragável!
- tenho pena de ver o Meistre Aemon em tão fraca forma; acredito que deverá deixar-nos em breve; a não ser que a história que está para ouvir sobre os dragões lhe dê um novo ânimo. Eu bem que gostava...
- gostei de aprender mais uma coisas sobre o passado.
- é engraçado ver Catelyn ser associada a foras-da-lei. Não me lembro do nome que agora lhe chamam, mas parece ser bastante conhecida.

Para já não me lembro de mais nada que gostasse de dizer. E já escrevi muitoo!  :oops:

Fico à espera dos comentários do resto do pessoal.
 :wink:

Offline Hic

• Leitor de Fim de Semana
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Abril 14, 2009, 10:51:22 am »
Citação de: "Ser Land"

O autor não escreveu o livro com o único intuito de explicar o que aconteceu no Norte e no Sul,pois:

O autor escreveu o livro original como os outros todos. Era grande demais, ou seja, resolveu dividi-lo. Em vez de o cortar ao meio, re-escreveu 2 livros, um com os personagens do Sul, e o próximo com os do norte.

The reason for the subsequent delays were that the novel grew too long and the format changed from the previous book, with the introduction of short-lived POV characters who only had one or two chapters apiece. Martin also wrote a 250-page prologue to the novel which he then scrapped and scattered throughout the novel. Finally, when the novel was nearing completion his publishers realised it was significantly longer than A Storm of Swords and requested it be split in half for publication. After initially considering publishing it as 'Part 1' and 'Part 2', Martin's friend and fellow author Daniel Abraham suggested splitting it by POV and location instead, which Martin agreed with. Thus A Feast for Crows only contains the POV characters from the South of the Seven Kingdoms and the Iron Islands.

A parte a bold diz mais ou menos isso.

1-O Norte(pelo menos o "extremo" norte) não é abrangido por este livro;

Exacto, só no livro a seguir ao próximo é que voltas ao Norte (a segunda parte do original)

2-Pelo que me ouvi dizer, a acção referente aos Greyjoy toma acção ainda durante A Storm of Swords. Pelo menos o início;

Não fiquei com essa ideia, mas é possível :P

3-Este livro e o próximo(ADwD) são, por assim dizer, um único livro, separado em dois tomos.

Até agora.

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Abril 14, 2009, 10:51:34 am »
Antes demais devo dizer que este livro me surpreendeu muito pela positiva, pois pelo que tinha na ideia este livro seria muito parado.

Obvio que seria muito complicado manter o mesmo ritmo dos dois livros anteriores, mas não deixa de ter muitos factores de interesse. No fundo podemos dizer que este livro acaba por ser um rescaldo dos vários acontecimentos ocorridos no volume anterior, novos pontos de vista sobre os acontecimentos ocorridos, como é o caso de Dorne e Ilhas de Ferro e novos POV que acabaram por se muito interessantes. Podemos ainda verificar as várias movimentações que se estão a efectuar e perspectiva-se que mais cedo ou mais tarde algo de verdadeiramente grandioso estará para acontecer e conheceremos um cidade verdadeiramente misteriosa BRAVOS.

Politica, intrigas, mistério, suspense, traições e movimentações interessantes são o que não faltam neste livro.

Continuo a achar que por um lado é muito importante relermos os livros, pois existe muitos pormenores que nos escapam numa primeira leitura e que Martin exagera ao introduzir muitas personagens, muitas casas o que só faz com que nos baralhemos um pouco. Como o escritor consegue que no final esteja tudo tão consistente é que me faz espécie.

Tal como sucedeu nos livros anteriores O Prologo foi interessante, e termina de uma forma misteriosa. Só não percebi muito bem a sua importância e para quando terá novos desenvolvimentos, mas que deixa antever algo importante isso sem dúvidas.

A casa das  Ilhas de Ferro foram muito interessantes, dando-nos a conhecer a sua história, os seus hábitos e costumes e o surgimento de novas personagens muito boas e misteriosas. Pensei que o contributo desta casa fosse algo de diferente mas agora estou muito curioso em saber como vão reagir ao que foi proposto pelo seu novo Rei. Será que o escritor nos vai surpreender e colocar esta casa a governar Westeros ? Não vou desenvolver muito mais mas de certeza que vai ser alvo de especulação.

Outra casa que veio dar uma mais valia ao já de si complexo enredo da história foi Dorne. Foi interessante ver a reacção desta casa à morte da Víbora Vermelha e imaginar o que dai pode advir. Tive pena que as suas filhas não fossem mais desenvolvidas, as serpentes da areia, e não deixa de ser verdade que Dorne tem um trunfo que mais cedo ou mais tarde poderá ser importantíssimo – Myrcella.
O que poderá vir desta casa é que não faço a mínima ideia, pois não me parece que tenham capacidade para conquistar o trono de ferro, no entanto podem aliar-se a outra casa forte…..estou igualmente muito curioso por ver os desenvolvimentos desta casa.
Tal como suspeitava o Príncipe QUENTYN MARTELL, poderá vir a ser uma personagem muito importante por estes lados, veremos.

Brienne foi uma das personagens que teve direito POV e que tal como Dorne e as Ilhas de Ferro estiveram em maior destaque.
Foi muito interessante conhecermos um pouco melhor esta personagem, do qual gosto muito, mas não me parece que tenha acrescentado nada de especial ao enredo, soubemos um pouco sobre a loba de Arya e passou umas aventuras interessantes, mas nada de especial. É uma personagem que tem como objectivo encontrar Sansa, mas estamos sempre na esperança que no seu caminho se cruze o Cão de Caça ou a “nova” Catelin. Li o excerto do próximo volume e foi tão cruel e algo confuso que prefiro nem comentar para já.

Quanto aos POV de Jaime e Cersei, penso que são sempre muito interessantes, quer pela reflexão que ambas as personagens fazem, quer por todo o enredo que é criado, pois é aqui que se joga o verdadeiro jogo de tronos. Acho que Cersei mesmo mostrando-se uma forte jogadora deve estar a cometer alguns erros, como por exemplo não fazer seu aliado o seu tio e a casa Tyrrel. Veremos se o seu tio kevan e os Tyrrel não tem acordos entre ambos, mas faze-los inimigos poderá sair bem caro a Cersei. O não se entender com Jaime também lhe poderá ser fatal. Não ligar às mensagens que vão chegando em relação aos Dragões….Foi interessante verificar as mudanças ocorridas no conselho em especial com o substituto de Varys, no entanto não acredito que não exista ali alguém quer do Mindinho quer de Varys. Interessante que Varys tenha partido com Tyrion, esta dupla ainda vai fazer das suas, Cersei que se cuide. Jaime parece-me que percebeu alguns dos erros de Cersei e tentou avisa-la no entanto está mostra-se demasiado confiante. Foi interessante a primeira reunião do novo conselho e só espero que os planos que estão destinados para a Muralha não corram como o planeado e já agora que Davos se safe também (o que não me parece, pois parece estar mais do que confirmado a sua morte). Quanto ao resto veremos como correm as coisas mas não acredito que os seus planos corram todos certinhos. Muitas duvidas e incertezas podem surgir em Porto Real e até mesmo a Montanha tenho duvidas que esteja morto, algo de misterioso e maligno se passa nas masmorras…Foi igualmente interessante ver as reflexões de Cersei sobre o seu passado como a ida à feiticeira que lhe lançou a tão falada profecia (e que parece que se está a concretizar) a recusa do príncipe Ragnher em casar com ela, lançando mais uma suspeita que este gostava da irmã de Ned Stark.

Quanto à nossa Sansa, parece-me que vai aprendendo umas coisitas com o Mindinho. Dá para perceber que o Mindinho é astuto mas que ainda não tem poder para poder fazer frente aos grandes tubarões, mas está atento ás movimentações e deve andar a planear algo de grande. Poderá ter tudo como poderá de um momento para o outro ser eliminado e acusado de traição, veremos até onde chegará. Vai ganhando força.

Quanto a Arya Gostei do seu desenvolvimento, foi parar a uma cidade muito interessante e misteriosa. Adorei os diálogos trocados com o Sacerdote do Templo onde foi parar e parece-me que está no bom caminho para se tornar alguém letal, no entanto ainda tem muito a aprender, mas está no bom caminho. Convêm é aprender a mentir depressa LOL. Interessante que mais tarde num POV de SAM, já parecer conhecer relativamente bem algumas personagens de Bravos.

Quanto ao nosso amigo Sam, quis o destino que tivesse que sair da Muralha temporariamente, pois teve que acompanhar o Meistre Aemon. Não que tenha acrescentado muito ao enredo, mas mesmo tendo sido um pouco cruel o destino de Sam, meistre Aemon, Gilly, a filha de Craster, com a troca das crianças, mostrou-nos que Jon tomou decisões difíceis mas muito sensatas e que está a tentar preparar devidamente a Muralha para os tempos difíceis que se advinham. Interessante o que Jon tem destinado para esta personagem. No ultimo capitulo e para minha surpresa foi parar a Bravos e foi muito interessante o que ai se passou. Era tão bom que conseguisse realizar os desejos do Meistre Aemon e de certeza que Arya terá SAM debaixo de olho.

Termino por aqui o já longo comentário ao livro tendo a certeza que ainda muito há para especular e na esperança que tal como nos livros anteriores o segundo volume ainda seja mais intenso que este.

E com isto tudo estamos cada vez mais perto dos nossos amigos Veteranos :wink:
Livro a ler: O Cavalo de Outubro de Collen McCuloough 6º volume da saga 1º Homem de Roma

Offline Ray_of_Darkness

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Abril 14, 2009, 14:05:48 pm »
Citação de: "Fiacha"

Tal como sucedeu nos livros anteriores O Prologo foi interessante, e termina de uma forma misteriosa. Só não percebi muito bem a sua importância e para quando terá novos desenvolvimentos, mas que deixa antever algo importante isso sem dúvidas.

Pois é, Fiacha. Esqueci-me que tu e o inglês não se dão lá grande coisa... No link que pus acima levantam umas hipóteses interessantes, ligadas aos prólogo, apontando para Jaqen H'ghar. Primeiro é estranho que um assassino destes tenha sido preso; por isso há quem acredite que ele teria sido Syrio, mas mudou para não ser reconhecido. Este pode ter sido capturado quando tentaram apanhar Arya. E realmente é estranho ele ter dado aquela moeda à criança quando (supostamente) mal a conhecia. Em relação ao prólogo, a descrição que é feita do Alquimista é muito semelhante à do homem em que Jaquen se tornou quando se despediu da Arya. Por isso, podem ser a mesma pessoa...

que Davos se safe também (o que não me parece, pois parece estar mais do que confirmado a sua morte).

Como foi confirmado? :wink: Mesmo que a cabeça de Davos fosse para Porto Real, será que alguém poderia ter a certeza de que seria ele? Alguém o conhece por aquelas bandas? Parece-me mais fiável que Cersei tenha sido enganada; se a confirmação depender só da palavra de um homem, que teria este a perder? O filho é-lhe devolvido e talvez até junte forças com Stannis.  Ainda não estou convencida que Davos esteja morto...

até mesmo a Montanha tenho duvidas que esteja morto, algo de misterioso e maligno se passa nas masmorras…

A cabeça do "Montanha" foi limpa ou foi impressão minha? Fiquei com ideia de que iriam mandar só a parte do osso para Dorne... Se assim for, será que Doran Martell vai aceitar como prova? Mas que este substituto de Varys é uma figura sinistra, é... Gostava de saber que tipo de experiências ele conduz nas masmorras. E também ainda não estou convencida que o Gregor Clegane esteja morto.

Offline static_pulse

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Abril 14, 2009, 14:22:12 pm »
Por acaso em relação ao prologo também pensei logo que poderia ser Jaqen H'ghar. E em relação à montanha também me pareceu que aquilo de se mandar limpar a cabeça era uma grande desculpa. O meu primeiro pensamento foi logo que eles apenas vão enviar uma cabeça para que Dorne se cale. Não gosto nada do homenzinho que assumio a posição de Varys, dá-me arrepios e é maqueavélico. E ainda gostava de saber o que é que ele fez com a aia de Cersei...

Offline tahra

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Abril 14, 2009, 14:34:01 pm »
Em relação a Davos, espero que esteja bem... confesso que fiquei chocada quando disseram que foi executado... não estava à espera. Mas até haver provas...

Acho que nunca me ocorreu que o Clegane tivesse sobrevivido. Espero que tenham despachado essa besta.

O Qyburn (será que é esse o nome)... também estou curiosa sobre o que ele anda a fazer... mas tenho medo de perguntar ;)   Coisa boa não deve ser... e será que a Cersei sabe? Não me parece que o senhor tenha os interesses dela em mente.

(e nem toda a gente gostaria de ver a Brienne encontrar quer o Sandor quer a zombie.... mas isso é outra história..)
Tahra
Quanto mais conheço as pessoas, mais gosto dos cães.. e dos gatos!

Offline Ray_of_Darkness

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Abril 14, 2009, 14:46:34 pm »
Citação de: "tahra"

O Qyburn (será que é esse o nome)... também estou curiosa sobre o que ele anda a fazer... mas tenho medo de perguntar ;)   Coisa boa não deve ser... e será que a Cersei sabe? Não me parece que o senhor tenha os interesses dela em mente.

Também já pensei se a Cersei não estará a dar um tiro no pé ao permitir as experiências de Qyburn.

Ah, não sei se os veteranos já sabem. Este volume acabou com a luta em Bravos entre Sam e o companheiro da Patrulha, seguida do salvamento de Sam por um homem que tem histórias sobre dragões para contar.

Offline Silent Raven

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • http://www.freewebs.com/carlaribeiro
« Responder #12 em: Abril 14, 2009, 14:54:09 pm »
Ah, não sei se os veteranos já sabem. Este volume acabou com a luta em Bravos entre Sam e o companheiro da Patrulha, seguida do salvamento de Sam por um homem que tem histórias sobre dragões para contar.

Ainda bem que avisas. Não sou propriamente veterana, mas ando a ler o livro no original... e dá jeito saber até onde posso comentar.  :D
"I cast out the Light and bind you to me. I cast out the Light and become your dwelling place. I cast out the Light that lives within me and will walk in this Dark place forever!" in Belladonna, by Anne Bishop

http://asleiturasdocorvo.blogspot.com

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Abril 14, 2009, 14:59:05 pm »
Citação de: "Ray_of_Darkness"

Pois é, Fiacha. Esqueci-me que tu e o inglês não se dão lá grande coisa... No link que pus acima levantam umas hipóteses interessantes, ligadas aos prólogo, apontando para Jaqen H'ghar. Primeiro é estranho que um assassino destes tenha sido preso; por isso há quem acredite que ele teria sido Syrio, mas mudou para não ser reconhecido. Este pode ter sido capturado quando tentaram apanhar Arya. E realmente é estranho ele ter dado aquela moeda à criança quando (supostamente) mal a conhecia. Em relação ao prólogo, a descrição que é feita do Alquimista é muito semelhante à do homem em que Jaquen se tornou quando se despediu da Arya. Por isso, podem ser a mesma pessoa...

Sempre pensei que ao ler o link o nome Jaqen H'ghar estivesse associado à morte de Lord Balon Grejoy e não que tivesse a ver com o prologo, mas faz todo o sentido a forma como agora descreves a situação. O que me faz alguma confusão é o que é que este anda a fazer em Vilavelha que se não estou em erro é em Dorne ?

Quanto ao Davos penso que tambem houve uma confirmação de um dos Frey, forte aliado dos Leões. Mas faz sentido o que referes. Fica por esclarecer onde terá este colocado o tal miudo filho bastardo do rei deposto e qual o seu futuro papel.

Quanto ao que se passa nas masmorras, não sei se terá mesmo os dedinhos de Tyrion e Varys. E o que fazer com a Montanha ? envia-lo para a Muralha ?

Spoilers para quem não leu o excerto do próximo volume:
Quanto a Brienne o excerto do próximo volume é um pouco identico ao que se passou com Bran e Richon, por isso não me quero adiantar muito, mas já se sabia que mais cedo ou mais tarde se iria cruzar com essas duas personagens...mas para mim ainda está um pouco confuso :wink:

Offline Ray_of_Darkness

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Abril 14, 2009, 15:21:00 pm »
Sempre pensei que ao ler o link o nome Jaqen H'ghar estivesse associado à morte de Lord Balon Grejoy e não que tivesse a ver com o prologo, mas faz todo o sentido a forma como agora descreves a situação. O que me faz alguma confusão é o que é que este anda a fazer em Vilavelha que se não estou em erro é em Dorne ?

No link falam de ele poder estar ligado à morte do Balon Greyjoy, mas que, se ele for o Alquimista, isso não é possível. Creio que tem a ver com espaços de tempo e a distância.
Parece-me que o Alquimista quer alguma coisa do local onde se treinam os meistres. Agora o quê... Tive pena do Pate.

E eu não li o excerto! Por isso peço que se vierem a falar do assunto, avisem antes.  :oops: