Autor Tópico: Opinião  (Lida 35509 vezes)

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
Opinião
« em: Fevereiro 27, 2008, 15:44:55 pm »
Devo dizer que na condição de pertencente à legião de admiradores da Juliet me sinto conquistado por esta excelente trilogia, nada têm em comum com as da escritora Juliet Marrilier, no entanto ambas as escritoras são excelentes (a única semelhança que encontro).

Eu adorei os livros e o seu mundo negro, violento, com uma forte carga erótica e um mundo rico em descrições de uma sociedade fantástica. As personagens são deliciosas em especial Daemon Sadi o Sádico...

Subscrevo,

“Anne Bishop traz-nos uma trilogia única no panorama de fantasia. Não há nada que se assemelhe. Tornou-se uma autora incontornável” – Chicago Tribune

“ Tremendamente sensual…ricamente detalhado, o cenário de Bishop é baseado num mundo onde se revertem todos os clichés do género fantástico. Simplesmente genial” – Library Journal

No meu entender esta trilogia só peca por não ter um índice e porque não um mapa com os territórios onde a acção decorre, pois existem tantas personagens e tantos locais que às tantas não sabemos muito bem quem é quem, isto aplica-se em especial aos primeiros livros pois neste terceiro volume a acção decorre basicamente em Terreille / Kaeller. Dava um enorme jeito sem dúvidas.

Devo dizer que dos três livros, A Rainha das Trevas, é para mim o mais espectacular, se elabora-se uma espécie de classificação diria:

A Filha do Sangue – Brutal
A Herdeira das Sombras – Bom
A Rainha das Trevas - Suplime

SPOLIERS:

Quanto ao livro em si (A Rainha das Trevas) e começando pelas “entidades malignas” e resumindo um pouco os seus objectivos temos Dorothea Sadiablo Sacerdotisa Suprema e a astuta Hekatah, Sacerdotisa das Trevas demonia-morta que se odiavam mas no entanto ambas necessitam uma da outra por um objectivo: aniquilar Saetan Sa Diablo e os seus dois filhos - Lucivar Yaslana e Daemon Sadi, no intuito de posteriormente matar todas as Rainhas e Príncipes de Guerra de Kaeller e tornar-se Rainha de todos os reinos (claro que depois do trabalho feito, existia a intenção de ambas em matarem-se), e estiveram muito bem, quase conseguiram obter os seus objectivos, no entanto ambas subjugaram em parte o poder deste trio bem como o de Jaenelle e claro foi neste fase que conhecemos melhor a faceta da minha personagem preferida “Bastarolas” ou dito de outra forma o Sádico.

Poderia referir outros locais como Briarwood, e personagens como Robert Benedict, no entanto neste livro não foram relevantes…

Uma das coisas que mais gostei neste livro foi finalmente perceber o enorme poder de Lucivar, pois não gostei muito da sua participação nos anteriores livros, vêr que Saetan manteve a mesma “bitola” dos livros anteriores, vêr o Sádico voltar a estar ao mais alto nível e claro finalmente verificar que Jaenelle se tornou uma verdadeira Rainha deixando de ser aquela criança algo irresponsável tornando-se numa personagem poderosa, ponderada e que levou uma transformação / progressão muito bem conseguida, nunca deixando de desempenhar apenas o papel de amiga quando a situação assim se proporciona-se.

No fundo foi este conjunto de personagens, acima indicados, que ao estarem ao mais alto nível que fez com que o livro elevasse e muito a qualidade, no entanto além destes tivemos personagens como Surreal, a assassina, que estiveram igualmente a alto nível (ai as gargalhadas que dei aquando da amizade travada entre esta personagem e Colmilho Cinzento, um lobo muito interessante), e claro outras personagens que deram sempre um toque especial como Ladvarian um cão castanho e que teve um papel determinante, Kaelas um felino poderoso, a Aranha Dourada importantíssima assim como a tecedeira de sonhos Tersa, que de louca pouco ou nada tinha e claro um toque especial dos sempre determinantes dragões que criaram a raça dos sangue Lorn príncipe dos Dragões e Draca a senegal da fortaleza que fora parceira de Lorn e a Rainha dos Dragões antes de sacrificar a sua vida de forma a dotar outras criaturas com a Arte

Por ultimo estranhei o pouco protagonismo de Wilhelmina, irmã de Jaenelle, bem sei que foi alvo de um ataque e foi corajosa a enfrentar a sua avo Alexandra, mas esperava….

As personagens principais andarem um pouco mais na “orla assassina” também não se perdia nada, isto é existir mais sangue.

Well
“Mãe Noite, Fogo do Inferno triologia que recomendo

Nota: tenciono adquirir, tão breve quanto me for possível o livro As Teias de Sonho, para saber mais sobre este mundo fantástico.
Livro a ler: O Cavalo de Outubro de Collen McCuloough 6º volume da saga 1º Homem de Roma

Offline canochinha

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
    • Estante de Livros
Opinião
« Responder #1 em: Março 03, 2008, 20:14:33 pm »
Concordo com o Fiacha... Para mim, o terceiro é o melhor da trilogia. Mas de um modo geral, adorei a trilogia. O mundo criado pela autora, as personagens deliciosas e o tom dark/irónico que ela consegue imprimir.
Já se tornou sem dúvida um das minhas escritoras de eleição e tenho impressão que vou comprar tudo o que publicarem dela  :wink:

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
Opinião
« Responder #2 em: Março 05, 2008, 12:41:32 pm »
Citação de: "canochinha"

Já se tornou sem dúvida um das minhas escritoras de eleição e tenho impressão que vou comprar tudo o que publicarem dela  :wink:

Tenho a mesma opinião, curioso que quando terminei de ler a trilogia, tinha a ideia que mal fosse publicado qualquer outro livro da escritora, comprava logo, mas por um ou outro motivo ainda não adquiri o livro As Teias de Sonho, no entanto está seguramente na lista de espera.

Espero que venha a ser tão bom como os livros da trilogia.

Segundo pareçe, ainda esta previsto um outro volume que é O Anel invisivel, mas não tenho a certeza :wink:
Livro a ler: O Cavalo de Outubro de Collen McCuloough 6º volume da saga 1º Homem de Roma

Offline canochinha

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
    • Estante de Livros
Opinião
« Responder #3 em: Março 05, 2008, 16:03:10 pm »
Eu gostei muito do "Teias de Sonhos", principalmente pelo preenchimento da lacuna da história do Lucivar, mas também por podermos seguir a relação da Jaenelle e do Daemon após os acontecimentos d'"A Rainha das Trevas". Tenho a certeza que vais gostar muito também  :wink:

Em relação ao "Invisible Ring", o que se disse no fórum do Mundo Marillier foi que ia ser publicado em Maio deste ano... Será que alguém por aqui poderia confirmar a informação?  :wink:

Offline admin

• Administrator
  • Leitor de Fim de Semana
    • Ver Perfil
    • http://www.saidadeemergencia.com
Opinião
« Responder #4 em: Março 06, 2008, 14:18:07 pm »
Citação de: "Fiacha"
Segundo pareçe, ainda esta previsto um outro volume que é O Anel invisivel, mas não tenho a certeza

Citação de: "Canochinha"
Em relação ao "Invisible Ring", o que se disse no fórum do Mundo Marillier foi que ia ser publicado em Maio deste ano... Será que alguém por aqui poderia confirmar a informação?

Está realmente previsto para Maio, mas com o título - ANEL OCULTO

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
Opinião
« Responder #5 em: Março 06, 2008, 17:11:21 pm »
Em meu nome agradeço o esclarecimento, sobre o titulo e a data de lançamento do próximo volume.

Canochinha,

Só de pensar que vou saber mais sobre Lucivar, Demon, Jaennelle e Saetan até me dá vontade de adquirir, então lendo o teu comentário, ui ui.

Off topicc:

Ainda não fiz a minha encomenda de Março (3 livros), mas parece-me que a de Maio  já tem forte candidato para acompanhar"O Despertar da Magia" do Martin, ou este ou o Teia de Sonhos. :wink:

Penso que os livros Teias de Sonho e Anel Oculto são livros independentes e passados em epocas diferentes, se não estou em erro O Anel Oculto passa-se antes da Trilogia Joias Negras, logo tanto podemos adquirir um ou outro, no entanto o melhor é virem os dois :)

Offline Queen_of_the_Darkness

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Opinião
« Responder #6 em: Maio 09, 2008, 12:39:08 pm »
Sim sem dúvida o melhor livro da trilogia, como sempre guarda-se o melhor para para o fim não é?
Também acho que dava muito jeito uns mapas nestes livros mas para conseguirmos isso tinhamos que falar com a escritora e por falar nisso porque não haver um evento com Anne Bishop? Porque não haver o lançamento de um livro da escritora, com ela presente é claro e com sessão de autógrafos? Acho que seria fantástico obter um livro assinado por Anne Bishop :D

Mal posso esperara pelo "Anel Oculto" 19/05 :D (Estou a tornar-me repetitiva, acho que já disse isto em quase todos os tópicos de Anne Bishop  :oops: )

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
Opinião
« Responder #7 em: Maio 09, 2008, 13:04:32 pm »
Acho que no fundo são todos bons, incluindo o Teia de Sonhos que veio complementar a trilogia, mas este livro final da trilogia esteve de facto muito bom :P

Seria uma excelente noticia sem duvidas se nos informassem que a Bishop vinha este ano à feira do livro :roll:

Não me parece, uma vez que segundo sei no próximo volume do Martin (Despertar da Magia) vêm marcadores a informar que o escritor vem cá a Portugal em Julho se não estou em erro.

Mais importante que o autografo, penso que seria conhecer pessoalmente a escritora e assistir a algum debate (para mim seria impossivel, pois não sei Inglês, mas quem sabe se não fosse depois colocada aqui no forum traduzida).

Pelos bons momentos que me tem proprocionado, no minimo um beijinho :wink:

Quanto ao Anel Oculto, já les-te o excerto que está disponível, parece-me que vai ser muito interessante.

Considera-te com sorte, pois quem gosta de Martin não teve essa sorte e ainda por cima nem sequer poêm o livro em pré-venda...

Se sofres dessa forma por Bishop e Juliet, então quando conheceres Martin eu estou para vêr, é só manifestações e greves :D

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Opinião
« Responder #8 em: Maio 09, 2008, 14:24:12 pm »

Mais importante que o autografo, penso que seria conhecer pessoalmente a escritora e assistir a algum debate (para mim seria impossivel, pois não sei Inglês, mas quem sabe se não fosse depois colocada aqui no forum traduzida).

Claro que sim eu ia adorar conhecê-la! E por falar nisso não sei se tens conhecimento mas a Juliet vem a Portugal este ano! Ela diz que vai cá estar dias 16, 17 e 18 de Julho! :D Ainda não sei qual é o dia que vai ser a sessão de autógrafos mas eu estarei lá! só sei que vai ser em Lisboa.

Quanto ao Anel Oculto, já les-te o excerto que está disponível, parece-me que vai ser muito interessante.

Ainda não li mas foi por opção. Se o ler a espera vai ser mais difícil :p
Mas já tinha lido o que estava na contra capa (no site de Bishop em inglês) e acho que li um excerto da história mas já foi há algum tempo.

Se sofres dessa forma por Bishop e Juliet, então quando conheceres Martin eu estou para vêr, é só manifestações e greves :D

Falas tão bem do Martin que já estou ansiosa por ler a obra dele! E já estou a ver que também vou ser uma grande fã dele pela forma como falas ;)

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
Opinião
« Responder #9 em: Maio 09, 2008, 14:54:02 pm »
Quanto à Juliet já sabia, pois frequento com alguma regularidade o forum Mundo Marreliano, lá sou o Pappillon :wink:

Quanto a Bishop, devias ler o excerto, pois nem sabes o que perdes, acho mesmo que vamos gostar do protagonista da história tal como os já existentes (Lucivar, Daemon e Saetan) e depois tens um pouco de Daemon o Sádico :roll:

Quanto ao Martin, não te recomendaria se não fosse bom, pois não tenho interesse em ter uma Rainha de Joia Negra a entrar na "orla assassina" :wink:

Offline blackjewel

• Bibliófilo
  • Mãe Noite e que as Trevas sejam misericordiosas
    • Ver Perfil
Opinião
« Responder #10 em: Maio 09, 2008, 16:09:35 pm »
os tres livros (o terceiro) foi o que mais gostei :D

a parte final do livro, podemos ver o sadico no seu melhor... ui é de arrepiar :twisted:

A Ler:O Italiano (Vol.I),de Ann Redcliffe
Goodreads

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
Opinião
« Responder #11 em: Maio 09, 2008, 16:43:29 pm »
Penso que Daemon é sempre uma personagem interessante.

Já li à muito tempo a trilologia e algo que sempre estranhei em relação a esta personagem foi o seguinte.

No primeiro volume da trilogia recordo-me que Surreal tinha um medo terrível de Daemon, e como este no 2º volume andou desaparecido só voltamos a ver a relação entre os dois neste 3º volume.

E aqui a Surreal, parece-me que já não teme tanto Daemon, como inicialmente, talvez tenha a vêr por ter conhecido Jaenelle não sei, mas esta mudança da Surreal em relação a Daemon fez-me um pouco confusão. Passou quase de pavor a velhos conhecidos

Não sei se vós aconteceu o mesmo

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Opinião
« Responder #12 em: Maio 09, 2008, 17:02:22 pm »

E aqui a Surreal, parece-me que já não teme tanto Daemon, como inicialmente, talvez tenha a vêr por ter conhecido Jaenelle não sei, mas esta mudança da Surreal em relação a Daemon fez-me um pouco confusão. Passou quase de pavor a velhos conhecidos

Não sei se vós aconteceu o mesmo

A mim não fez confusão até porque sempre que Deamon entra na orla assassina ou anda lá perto todos estremessem (incluindo Surreal). Mas sim provavelmente tens razão o papel de Jaenelle foi muito importante, não esquecer que ela é o coração de Kaeler, é ela que os une a todos. Na minha opinião o medo que ela sentia deve estar adormecido visto ficou tudo em família (literalmente, visto que a Surreal foi "adoptada" pela família SaDiablo, talvez o desvanecer do medo também se deva a isso) mas quando o Deamon fica zangado... Ui ela deve tremer toda lol ;)

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
Opinião
« Responder #13 em: Maio 09, 2008, 17:14:39 pm »
Eu acho que no ultimo volume a Surreal temia mais Colmilho Cinzento do que o próprio Daemon, tambem o parente canino não deixava de ser atrevido :P

Off topicc,

Mais uma vez repito, temos gostos muito identicos, e recomendo-te que continues a ler as Brumas de Avalon, que tornam-se muito boas mesmo a partir do momento que conheceres a Sacerdotisa Vivviane e mais tarde Morgaine :wink:

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Opinião
« Responder #14 em: Maio 09, 2008, 17:22:22 pm »
Eu acho que no ultimo volume a Surreal temia mais Colmilho Cinzento do que o próprio Daemon, tambem o parente canino não deixava de ser atrevido :P

Off topicc,

Mais uma vez repito, temos gostos muito identicos, e recomendo-te que continues a ler as Brumas de Avalon, que tornam-se muito boas mesmo a partir do momento que conheceres a Sacerdotisa Vivviane e mais tarde Morgaine :wink:

É verdade! O atrevido do Colmilho! Até há uma parte em que ela está no banho ou está a despir-se (já não me lembro bem) e ele aparece lol ela fica toda irritada com ele.

Off topic:
Pois é :) e com toda a certeza que vou continuar a ler as brumas!