Autor Tópico: Bran  (Lida 13581 vezes)

Offline Cruxmaister

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
Bran
« em: Julho 21, 2009, 00:43:49 am »
(Espero não tar a fazer asneira com o post, mas não vi em mais lado nenhum)...
Qual será o motivo para o autor ainda manter um personagem que para muitos é um inútil, vivo?
Na época medieval (que o livro retrata) alguém com o problema dele ou era morto ou não tinha grande sorte na vida.
De momento, Bran é o herdeiro por direito da casa Stark. apesar de todos o acharem morto, e o própria família não estar propriamente na mó de cima. Dirige-se para o Norte selvagem, sem fazer uso das pernas, com um grupo muito sui-generis, não se sabe bem para que...
Qual será o destino de Bran? Dúvido que o autor o tenha mantido vivo até aqui para ter uma morte inglória... no entanto em quase todas as conjecturas sobre o destino dos personagens e de Westeros, o nome dele raramente aparece...
Não tenho um carinho especial pelo personagem (são os capítulos que mais custam a passar às vezes...),  mas intriga-me!
Qual a vossa opinião?

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Bran
« Responder #1 em: Julho 21, 2009, 01:00:51 am »
Bran era suposto ter a sua grande revelação em A Feast for Crows. Só que Martin decidiu que era mais importante ignorar quase todas as personagens relevantes para a historia e apresentar um livro cheio de B-PoV, e nada a acontecer que ande com a historia para a frente. Portanto o destino de Bran(E todos as outras personagens interessantes) só vão ser reveladas em A Dance of Dragons.

E a profecia de Bran está(Ou não) relacionada com o seu Lobo porque este chama-se Summer(Verão) e e visto que o Inverno está a chegar a sua personagem vai ter um papel importante em derrotar/impedir/qualquer coisa os Outros de conseguir o que pretendem, ou seja trazer o Inverno permanente para Westeros.

Offline Ser Land

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Bran
« Responder #2 em: Julho 21, 2009, 01:17:38 am »
Bran é um dos personagens mais importantes da obra. E não concordo em que os seus capítulos sejam dos menos interessantes. Através dos seus capítulos sabemos muito sobre os antecedentes históricos da série(e mais não digo).
A reler:

"The Fires of Heaven" de Robert Jordan

Offline Cruxmaister

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
Bran
« Responder #3 em: Julho 21, 2009, 01:49:16 am »
Não digo que sejam os menos interessantes... mas às vezes são os mais parados e houve alturas em que estava a acontecer tudo em Porto Real e saiamos dum capítulo do Tyrion para um do Bran que pouco ou nada contribuia para o desenvolvimento da estória... não digo que seja mau... mas houve capítulos dele que custaram um bocado a passar... é uma opinião!
Como disse noutra threat, juntamente com o Jon, a Arya, o Tyrion e a Daenerys, o Bran parece-me ser das personagens em que o autor parece apostar mais... e tudo indica que o Bran vá ter um papel decisivo em algo... mas o quê? Conseguirá um rapazinho paraplégico impedir a invasão d'os Outros?
A meu ver, é um personagem que excede em importância a "guerra dos tronos" (não o livro, mas a guerra toda à volta de quem reina onde), parecendo estar destinado a um feito maior do que usar uma coroa ou governar o Norte...
E o Rickon? Vai ser um entrave ou uma ajuda a isso?

Offline Dakkon

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Bran
« Responder #4 em: Julho 21, 2009, 08:53:38 am »
Bran e o legitimo herdeiro?

olha que não segundo o que sei qualquer governante tem que poder gerar descendencia ou não será mais que um regente..

sim ja sei que estão quase todos a espera que bran volte a andar por magia e que seja um personagm fundamental..

eu até ver ainda não o vi a contribuir em nada.. e enquanto não poder gerar descendencia o herdeiro de winterfell até ver é o rickon..
"Somos aquilo que vivemos, n devemos desejar mudar o passado e no futuro que podemos renascer.." The Unbreakable

Offline Ser Land

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Bran
« Responder #5 em: Julho 21, 2009, 14:10:01 pm »
Citação de: "Dakkon"

olha que não segundo o que sei qualquer governante tem que poder gerar descendencia ou não será mais que um regente..

sim ja sei que estão quase todos a espera que bran volte a andar por magia e que seja um personagm fundamental..

eu até ver ainda não o vi a contribuir em nada.. e enquanto não poder gerar descendencia o herdeiro de winterfell até ver é o rickon..

Errado. O herdeiro de Winterfell é Bran. Se Bran morrer sem descendência, o herdeiro passa a ser Rickon.
A reler:

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
Bran
« Responder #6 em: Julho 21, 2009, 14:36:02 pm »
Curioso este tópico ser aberto no Festim dos Corvos, quando nem sequer se soube nada dele neste livro, mas para mim é sempre um prazer falar de uma das minhas personagens preferidas, ou não fosse Bran um Stark.

Penso ser consensual termos uma certa simpatia e compaixão por qualquer um dos irmãos Stark (talvez Sansa e Richon não se enquadrem completamente nesta ideia), e para mim Bran não foge à regra.

Foi o primeiro a sofrer a crueldade do escritor, ao torna-lo paraplegico e como se não basta-se esse foi só o inicio dos seus enormes problemas que viria a enfrentar.

Logo para um miudo tão novo, que devia andar apenas a brincar, tem sido bastante cruel o destino que tem que enfrentar.

O que já pode não ser muito consensual e que tem sido objecto de algumas trocas de ideias é certas capacidades que o autor lhe destinou, como a sua relação com o seu lobo e a capacidade que terá em abrir um terceiro olho e poder visualizar coisas que se passam a grande distância (se não estou em erro).

Pessoalmente agrada-me estas "caracteristicas" até porque estamos numa saga tipicamente Fantastica e a inclusão de elementos fantásticos não me fazem grande confusão.

Curioso o nome do seu lobo, conforme já referido pelo Oliveira e que poderá ter algum significado.

É das personagens que mais anseio por saber novidades, pois parece-me muito interessante o que está para lá das Muralhas e obviamente sabermos mais sobre quem está por trâs do tal corvo.

Como poderá contribuir para o enredo é que ainda me faz um pouco confusão, mas penso que isso estará sempre associado aos objectivos de quem lhe irá ensinar a abrir o 3 olho.

Off Topic,

Oliveira,
Não acho nada que este volume tenham aparecido personagens de segunda e quer Dorne quer a Ilha de Ferro poderão ainda vir a ter um papel importante na história. O que está por trâs do prologo tambem tem que se lhe diga :wink:
Livro a ler: O Cavalo de Outubro de Collen McCuloough 6º volume da saga 1º Homem de Roma

Offline Dakkon

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Bran
« Responder #7 em: Julho 21, 2009, 15:01:53 pm »
Citação de: "Ser Land"

Errado. O herdeiro de Winterfell é Bran. Se Bran morrer sem descendência, o herdeiro passa a ser Rickon.

permite-me não concordar.. sabes qual e o ultimo rei da segunda dinastia portuguesa?

D.Sebasitão? certo e errado, existiu um outro lhe sucedeu mas não podia ter filhos e por tal o homem nunca foi considerado rei em lado nenhum..

digam-me um nobre que sabendo que o tal não podia ter herdeiros, ou que tinha uma defeciencia igual a de bran e que foi considerado herdeiro ao lugar do seu pai.. não encontram nenhum exepção feita aos casos em que a linhagem familiar acabasse nessa mesma pessoa...
"Somos aquilo que vivemos, n devemos desejar mudar o passado e no futuro que podemos renascer.." The Unbreakable

Offline Ser Land

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Bran
« Responder #8 em: Julho 21, 2009, 15:18:53 pm »
Citação de: "Ser Land"

permite-me não concordar.. sabes qual e o ultimo rei da segunda dinastia portuguesa?

D.Sebasitão? certo e errado, existiu um outro lhe sucedeu mas não podia ter filhos e por tal o homem nunca foi considerado rei em lado nenhum..

digam-me um nobre que sabendo que o tal não podia ter herdeiros, ou que tinha uma defeciencia igual a de bran e que foi considerado herdeiro ao lugar do seu pai.. não encontram nenhum exepção feita aos casos em que a linhagem familiar acabasse nessa mesma pessoa...

Errado. D.Henrique, tio-avô de D.Sebastião, sucedeu a este como regente. Mas como havia a esperança de que D.Sebastião voltasse, ele nunca foi considerado rei. E, se bem me lembro, ele não tinha filhos por que era membro do Clero(se bem que tal não constituísse entrave a muitos).

Quando D.Henrique morreu, sucedeu-lhe o parente mais próximo de D.Sebastião-D.Filipe II de espanha(I de Portugal).
A reler:

Offline tahra

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Bran
« Responder #9 em: Julho 21, 2009, 15:29:32 pm »
Não sou perita nenhuma no assunto, mas não me parece que o facto de não poder ter descendentes seja impeditivo de forma alguma.

Claro que descendentes são sempre importantes para (tentar) preservar a "calma e serenidade". De princípio, se um monarca não deixar herdeiros legítimos/reconhecidos, será mais ou menos de prever que quando da sua morte, vai haver chatice.
Tahra
Quanto mais conheço as pessoas, mais gosto dos cães.. e dos gatos!

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
Bran
« Responder #10 em: Julho 21, 2009, 15:31:43 pm »
Citação de: "Cruxmaister"

E o Rickon? Vai ser um entrave ou uma ajuda a isso?

Eu acho que Rickon será sempre uma ajuda, não estou a ver que o miudo queira ser ele o sucessor de Winterfell em detrimento do seu irmão Bran.

Isto partindo do principio que Jon não quer ir para Winterfell, mas seja como for, quem herdar Winterfell será, quanto a mim vassalo de Danny :roll:
Livro a ler: O Cavalo de Outubro de Collen McCuloough 6º volume da saga 1º Homem de Roma

Offline candeias

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
    • A Lâmpada Mágica
Bran
« Responder #11 em: Julho 21, 2009, 15:52:10 pm »
Essa questão dos descendentes, quando existe uma linha de sucessão definida por regras claras, é secundária. É precisamente por isso, aliás, que nas monarquias se perde tanto tempo e esforço à volta das genealogias da aristocracia.

No caso do mundo de Westeros, as regras são de facto claras. Com exceção de Dorne, a sucessão faz-se por linha masculina e os títulos passam de pais para filhos ou, na ausência de filhos, de irmão para irmão. Só em último caso entram as mulheres da família. Em Dorne também é assim, com a diferença das mulheres terem iguais direitos sucessórios.

De modo que Winterfell é, por direito, no momento em que a história se encontra, de Bran. Segue-se Rickon, caso Bran morra sem filhos. A este segue-se Sansa, e a esta Arya. A única coisa que complica a situação é a teia que o Martin armou de desaparecimentos, supostas mortes, usurpações de identidade e casamentos forçados.

E se ser senhor de Winterfell continua a equivaler a ser rei no norte, é isso que Bran é neste momento. Regente é quem governa em lugar do rei, quando este está impedido de o fazer.

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
Bran
« Responder #12 em: Julho 21, 2009, 16:06:00 pm »
Citação de: "candeias"
(...)
De modo que Winterfell é, por direito, no momento em que a história se encontra, de Bran. (...)

Mas Jon Snow não foi nomeado por Robb como o seu sucessor existindo inclusivamente o testemunho da frente que foi buscar ajuda aos cronogramos ?

Ou ao tornar-se o Comandante da Patrulha da Noite deixou de o ser ?

Offline tahra

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Bran
« Responder #13 em: Julho 21, 2009, 16:30:21 pm »
Citação de: "Fiacha"
(...)
De modo que Winterfell é, por direito, no momento em que a história se encontra, de Bran. (...)

Mas Jon Snow não foi nomeado por Robb como o seu sucessor existindo inclusivamente o testemunho da frente que foi buscar ajuda aos cronogramos ?

Não sei em que ponto isso fica quando se descobrir que as crias não estão mortas... algo que Robb não sabia quando tomou essa decisão, certo?

De qualquer modo, acho que presumiu que caso lhe acontecesse algo, Jon deixaria a Night's Watch para governar Winterfell... e isso acho que se mantém (quer seja só um dos "irmãos" quer seja o comandante) - mesmo que seja ele o herdeiro legítimo de Robb (que não me parece disparatado se ele o nomeou, mas não sei....), teria forçosamente que abandonar a Night's Watch.. e não estou a ver que isso aconteça... claro que posso estar enganada... de vez em quando acontece  :P
Tahra
Quanto mais conheço as pessoas, mais gosto dos cães.. e dos gatos!

Offline candeias

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
    • A Lâmpada Mágica
Bran
« Responder #14 em: Julho 21, 2009, 16:55:12 pm »
Citação de: "Fiacha"
(...)

Hm... sim, tinha-me esquecido desse detalhe. É mais um fio da teia em que o Martin envolveu o assunto, e é coisa para os juristas lá de Westeros deslindar. Provavelmente irão buscar orientação aos precedentes, que eu não sei quais são. E depende também do texto exato de Robb, que eu também desconheço. Mas julgo que tudo acabará por resumir-se ao que o rei que sair de toda esta confusão quiser fazer. A conversa do Stannis parece fazer crer que só por édito real é possível que alguém saia da Patrulha da Noite sem se tornar desertor e sofrer condenação à morte automática, o que provavelmente é verdade.

Em todo o caso, o documento de Robb não chega, a menos que seja a fação dos Stark a acabar vitoriosa, o que parece altamente improvável neste momento. Mesmo que ele tenha reconhecido Jon como um Stark, a sua condição de membro da Patrulha impede-o de herdar.