Autor Tópico: Bran  (Lida 13580 vezes)

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
Bran
« Responder #15 em: Julho 21, 2009, 17:03:29 pm »
Sinceramente fico contente que possa um dia vir a ser Bran o herdeiro e não Jon, mas isso deve estar a milhas de distância e existem "assuntos" bem mais interessantes em torno destas duas personagens do que a sucessão de Winterfell :wink:
Livro a ler: O Cavalo de Outubro de Collen McCuloough 6º volume da saga 1º Homem de Roma

Offline tahra

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Bran
« Responder #16 em: Julho 21, 2009, 17:16:46 pm »
Eu por mim só queria que a cria se curasse!  :evil:
(agoram leiam depressa três vezes de seguida)
Tahra
Quanto mais conheço as pessoas, mais gosto dos cães.. e dos gatos!

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Bran
« Responder #17 em: Julho 21, 2009, 17:22:55 pm »
Citação de: "Fiacha"
*snip*

Off-Topic: Os problemas de A Feast for Crows é que Martin em vez de fazer a historia andar para a frente atrasou ao criar tantos PoV para Dorne e as Ilhas de Ferro quando só mesmo a Filha do Kraken é que vale a pena e mesmo assim já é puxar.
A Storm of Swords tinha acabado com quase todos os esquemas politicos: A guerra acabou, Tyrion desapareceu, o norte mais tarde ou mais cedo ia estar de novo em controlo pelas coroa, Stannis saiu da corrida ao trono por uns tempos, etc. Não havia necessidade de voltar a engonhar no jogo de tronos quando a única personagem que ainda tem planos é o mindinho.
Portanto este livro devia marcar a passagem do jogo dos tronos para o regresso de Danny a Westeros, Bran a descobrir os seus poderes e a sua importância, o regresso dos Outros etc etc. Mas nãooooo Martin em vez de despachar as pontas soltas abre mais e a historia não anda nem para a frente ou para trás.

Para acabar este livro não explica nada do que aconteceu as personagens que passaste 3000 paginas a ler! Não sabemos para onde foi Tyrion, quem era aquela figura sinistra para lá da muralha que Bran foi encontrar, como é que Danny vai governar as cidades do este, os planos de Stannis e como Davos vai despachar Melisandre, Sansa e Arya quase não tem capítulos e os que tem parecem episódios filler dignos de series de animação Japonesa onde nada acontece que ande com a historia para a frente e quando acontece é deixado em "TO BE CONTINUED...", Cersei não merecia mais do que 3 capítulos bem escritos, Jaime passa o tempo todo a queixar-se da mão e de como quer papar a irmã mas não pode, Brienne é uma personagem horrivel. No fim este livro não fez nada e o que acontece podia ter sido contado em 300 paginas e as outras personagens que importam podiam ter estado neste livro.

On Topic: os lobos e os Stark tem o destino entrelaçado e isso tornou-se bem óbvio uns quantos livros atrás.

Quando Sansa deixou matar Lady ela perdeu a sua identidade como um Stark, o pai a mãe os irmãos é forçada a mudar de nome, e mesmo o seu nome Sansa Stark não significa muito. Quase como tivesse morta.

Arya perde Myneria(nome certo) e a loba torna-se selvagem a andar de um lado para outro à procura da sua matilha e um lugar no mundo. Tal como Arya anda perdida à procura de um lugar no mundo.

Ao renunciar o seu Lobo e a sua protecção Robb acaba morto.

Rickon e Felpudo tornam se os dois quase selvagens, separa-se de Bran e vai com uma selvagem para algum lugar. Provavelmente Rickon vai passar tanto tempo fora na companhia de Osha que se vai tornar num selvagem.

Jon e Fantasma é obvio.

Bran é quem tem o elo de ligação entre o lobo mais forte devido a perder as suas pernas. Portanto não é assim tão complicado prever que Bran e o lobo vão estar ligados a salvar o mundo de alguma maneira.

A não ser que seja todo coincidências. Mas não existem muitas series que usem coincidências como ponto fulcral da historia....a não ser que seja HitchHikers Guide to the Galaxy, e Adams passa 5 livros a gozar com isso.

Já agora Jon não pode se tornar herdeiro de Winterfell devido a honra que Eddard enfiou-lhe na cabeça. Ao tornar-se herdeiro Jon iria por acabar de desonrar Eddard(mesmo que este não seja o pai verdadeiro.), algo que ele no fim provavelmente não iria suportar.

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
Bran
« Responder #18 em: Julho 21, 2009, 17:48:05 pm »
Citação de: "oliveira8"

Off-Topic: Os problemas de A Feast for Crows é que Martin em vez de fazer a historia andar para a frente atrasou ao criar tantos PoV para Dorne e as Ilhas de Ferro quando só mesmo a Filha do Kraken é que vale a pena e mesmo assim já é puxar..

Depois do fermesim que foi o volume anterior, tempo para fazer uma especie de balanço dos acontecimentos e dar-nos a conhecer a prespectiva de duas nova casas : Dorne e Ilha de Ferro...

Para acabar este livro não explica nada do que aconteceu as personagens que passaste 3000 paginas a ler! Não sabemos para onde foi Tyrion, quem era aquela figura sinistra para lá da muralha que Bran foi encontrar, como é que Danny vai governar as cidades do este, os planos de Stannis e como Davos vai despachar Melisandre, Sansa e Arya quase não tem capítulos e os que tem parecem episódios filler dignos de series de animação Japonesa onde nada acontece que ande com a historia para a frente e quando acontece é deixado em "TO BE CONTINUED...", (...)

Já tens saudades de saber das personagens "principais" não já ? merito todo para Martin que deixa o pessoal neste estado.

Relativamente a Arya ainda não sei como termina, mas querias o que ? que já fosse uma assassina profissional ? achei os seus POV interessantes, o que não gostei foi de facto dos POV da Brienne e olha que até gosto da personagem.

Sansa perde Myneria(nome certo) (...)(...)

Errado é lady o nome da loba de  Sansa :lol:

Bran é quem tem o elo de ligação entre o lobo mais forte devido a perder as suas pernas. Portanto não é assim tão complicado prever que Bran e o lobo vão estar ligados a salvar o mundo de alguma maneira.

(...)
Já agora Jon não pode se tornar herdeiro de Winterfell devido a honra que Eddard enfiou-lhe na cabeça. Ao tornar-se herdeiro Jon iria por acabar de desonrar Eddard(mesmo que este não seja o pai verdadeiro.), algo que ele no fim provavelmente não iria suportar.

Estamos de acordo quer em relação a Bran quer em relação a Jon :wink:
Livro a ler: O Cavalo de Outubro de Collen McCuloough 6º volume da saga 1º Homem de Roma

Offline tahra

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Bran
« Responder #19 em: Julho 21, 2009, 18:02:44 pm »
Off-Topic: Os problemas de A Feast for Crows é que Martin em vez de fazer a historia andar para a frente atrasou ao criar tantos PoV para Dorne e as Ilhas de Ferro quando só mesmo a Filha do Kraken é que vale a pena e mesmo assim já é puxar.

Aí são opiniões... não tinhamos ainda visto nada dessas criaturas... é sempre interessante ver o pov dos vários lados das coisas.

Para acabar este livro não explica nada do que aconteceu as personagens que passaste 3000 paginas a ler!

Há mais personagens que não a chata da Dany e o insuportável do Bran. Para mim, fiquei satisfeita com o descanso que lhes deram (e a mim).

... e quando acontece é deixado em "TO BE CONTINUED...",

Isso se calhar é porque é mesmo. :)

..., Brienne é uma personagem horrivel.

Mais uma vez, opiniões. É uma das minhas favoritas.

O que me está a irritar (para além do óbvio) é que se calhar vou passar mais uma resma de anos sem saber nada dela. Isto para além dos que ainda vou esperar pelo Dance  :evil:  Oh, Daaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaakkon!!!!!!!!!!

Sansa perde Myneria(nome certo)

Nymeria (acho) é a da Arya.

Rickon e Felpudo tornam se os dois quase selvagens, separa-se de Bran e vai com uma selvagem para algum lugar. Provavelmente Rickon vai passar tanto tempo fora na companhia de Osha que se vai tornar num selvagem.

Espero que pelo menos a Osha apareça no Dance. Também acabei a gostar bastante dela.

Infelizmente, acho que sim. A cria deve ter algo de grandiosamente importante pela frente. Não sei se Winterfell será parte disso...

Pois, também não estou a vê-lo a saiar da Watch... (e Ned pode não ser biologicamente o pai dele, mas que é o pai verdadeiro, disso não tenho dúvidas - mas isso é outra discussão ;) )
Tahra

Offline candeias

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
    • A Lâmpada Mágica
Bran
« Responder #20 em: Julho 21, 2009, 18:10:37 pm »

Sansa perde Myneria(nome certo) (...)(...)

Errado é lady o nome da loba de  Sansa :lol:

Ele aí estava a falar da Arya, mas realmente enganou-se: o nome da loba de Arya é Nymeria.

Quanto ao resto, discordo aí de metade do que o oliveira disse, mas vem quase tudo da velha diferença de opinião quanto ao sentido que Martin pretende dar à história que, como nenhum de nós anda a escarafunchar na cabeça do homem para ter certezas, não vale a pena discutir.

De modo que faço só uma nota: não me lembro se o Oliveira está a ler em português ou já leu em inglês. Se está a ler em português até percebo que pense como pensa a respeito dos novos locais e personagens. Mas o volume que ainda falta publicar traz montes de detalhes importantes para o desenvolvimento futuro da história, não tem nada de "enche-chouriços", e inclusivamente esclarece uma série de coisas que estavam em suspenso, em especial quanto aos acontecimentos que levaram aos de A Guerra dos Tronos (deixando outras ainda mais em suspenso, é certo). E prepara uma série de coisas, nomeadamente em torno de Dany, que tudo indica vai ter um envolvimento muito maior em toda a história do que teve até aqui.

Percebo a frustração com a falta de notícias do norte, e não tenho muita certeza se a decisão de dividir a história consoante a geografia terá sido inteiramente acertada. Mas acho que não está certo dizer que A Feast for Crows atrasa seja o que for.

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
Bran
« Responder #21 em: Julho 21, 2009, 18:23:16 pm »
Citação de: "candeias"

De modo que faço só uma nota: não me lembro se o Oliveira está a ler em português ou já leu em inglês.

Candeias,

A ideia que tenho é que o Oliveira já leu o livro em Inglês, mas sujeito a confirmação.

Offline Dakkon

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Bran
« Responder #22 em: Julho 21, 2009, 19:42:37 pm »
o que eu sei e que todos querem danny e bran... e eu continuo a dizer sem herdeiros...

Ser land, falava exactamente do seu tio, que de facto governou e não foi considerado rei.. d.joão primeiro também fazia parte do clero, e pode ser rei, obvio que a coroa perante uma possivel perda de independencia não iria esperar por um d.sebastião que na verdade todos sabiam morto, o mito sebastianita foi criado posteriormente pelo povo, a quando da tomada de pdoer por d.filipe.. falar em d.filipe havia outros herdeiros, mas o jgo de interesses e sempre aquela coisa, o que e certo e que ele governou e poucos o reconhecem como soberano..

O mais importante para um rei é o facto de poder gerar descendencia, se ele não poder ter herdeiros quem lhe sucede?? quem ira garantir a legitimidade do seu reino??

porque que D. Afonso terá desesperado até ao nascimento de D.Afonso henriques?

é claro que vcs podem sempre dizer que acreditam que o bran um dia volta a andar.. mas ai também vos digo que nada vos garante por exemplo que Robert Stark não tenha um herdeiro legitimo..

Neste momento para mim rickon é o herdeiro de winterfell, e sinceramente fico um bocado triste por parecer haver esta predestinação de que ira tudo para bran e danny, e que por exemplo o grande destino de jon seja o casamento com danny(hope not) existem personagens que ja fizeram mais, e mostraram ser mais interessantes, e outras como rickon que ainda não tiveram oportunidade de aparecer..

Olha agora nem quero rickon, tenho para mim meio a serio meio a brincar, que Jeyne esta gravida!!!!
"Somos aquilo que vivemos, n devemos desejar mudar o passado e no futuro que podemos renascer.." The Unbreakable

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Bran
« Responder #23 em: Julho 21, 2009, 20:21:46 pm »

De modo que faço só uma nota: não me lembro se o Oliveira está a ler em português ou já leu em inglês.

Candeias,

A ideia que tenho é que o Oliveira já leu o livro em Inglês, mas sujeito a confirmação.

Já li o livro em Inglês e A Feast of Crows não precisava de mais de 700 a 1000 paginas para contar a historia já que tudo o que acontece de importante no livro(E uma delas é a vinda de uma estação...) vem tudo nas últimos 200 paginas.

Se não estou em erro a Cersei tem 8 ou 10 capitulos.(Acho que é a personagem que tem mais capítulos.) e mais de metade deles são a encher chouriços quando Martin podia ter despachado a sua paranóia e o que lhe acontece no final em 3-4 capítulos. E a Brienne devia ter ficado como personagem de suporte e sinceramente...

*SPOILERS DE MAR DE FERRO*

O fim que ela tem é bem mais idiota do que o do Theon. Se lembram-se do final que o Theon teve em Despertar da Magia Brienne tem um final ainda mais aberto e ridículo. O destino da personagem não tem senso nenhum e fica no ar, dando um gosto que tiveste a ler aquilo para nada. Theon pelo menos era interessante agora Brienne é feia, não tem humor nenhum, passa grande parte do tempo a reviver as aventuras de Arya e depois bum! fim...
*SPOILERS DE MAR DE FERRO*

A historia ficou suspensa no tempo e a engonhar, e a unica coisa que descobriste é que Martin consegue fazer as suas personagens ainda mais miseráveis e tristes. Não acontece nada de bom em A Feast for Crows, e toda a gente fica mais miserável do que estava antes.

@Tahra: Existe TO BE CONTINUED e TO BE CONTINUED. Existe TBC como o de Tyrion no fim da Gloria e depois existe TBC como o de Theon em O Despertar. A diferença é que um acaba com um fim próprio que abre novas possibilidades para a personagem:Tyrion a fugir de Porto Real para as Cidades Livres. E depois tens aqueles fins abertos que não trazem resolução nenhuma para a personagem: Theon no fim de O Despertar.
A Feast for Crows está cheio de TBC como os de Theon. O pior? É que essas personagens não vão ter continuação em Dance with Dragons.

Finalmente quando um escritor demora quase 10 anos para completar um livro(A Feast e Dance eram só um livro.) que foi escrito e rescrito mais do que duas vezes, está na altura de esse escritor começar a pensar se passar de 3 livros para 7 foi uma boa ideia.

A Game of Thrones-1996
A Clash of Kings-1998
A Storm of Swords-2000
A Feast for Crows-2005
A Dance with Dragons- Provavelmente 2010.

Yeah dá para perceber quando tudo descarrilou.  Curiosamente, quando Robert Jordan começou a lançar os livros The Wheel of time com dois anos de diferença a qualidade foi desaparecendo gradualmente até o seu ponto de saturação aka Crossroad of Twilight(Um dos piores livros que já li...). E sinceramente quando Martin admitiu que escrever A Dance estava a ser um processo lento e doloroso não é um bom sinal. E digo se ASOIAF vai pelo caminho de TWOT e exista um livro como o de Crossroads of Twilight(muito mau...mesmo.) na serie faço como o Dakkon e vai bomba!!

Ish...big rant.

Offline tahra

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Bran
« Responder #24 em: Julho 21, 2009, 22:19:40 pm »
Já li o livro em Inglês e A Feast of Crows não precisava de mais de 700 a 1000 paginas para contar a historia já que tudo o que acontece de importante no livro(E uma delas é a vinda de uma estação...) vem tudo nas últimos 200 paginas.

Isso não funciona bem assim, penso eu de que.

Eu posso dizer que ah e tal, há um reino que antes eram 7 e vieram os tipos com os dragões, conquistaram tudo e governaram durante uns tempos até serem depostos por outras casas.

Quem é que queria ler uma história contada assim? As descrições e as voltas a revelar os acontecimentos enriquecem a história, fazem o livro.

E a Brienne devia ter ficado como personagem de suporte e sinceramente...

Aí discordamos a SÉRIO. Eu acho q Brienne uma personagem MUITO interessante. Ok, a mulher é feia. E?

E o final é mauzinho, mas não por culpa dela. O problema é a "outra".

@Tahra: Existe TO BE CONTINUED e TO BE CONTINUED. Existe TBC como o de Tyrion no fim da Gloria e depois existe TBC como o de Theon em O Despertar. A diferença é que um acaba com um fim próprio que abre novas possibilidades para a personagem:Tyrion a fugir de Porto Real para as Cidades Livres. E depois tens aqueles fins abertos que não trazem resolução nenhuma para a personagem: Theon no fim de O Despertar.
A Feast for Crows está cheio de TBC como os de Theon. O pior? É que essas personagens não vão ter continuação em Dance with Dragons.

Qual a diferença? Não sabes o que aconteceu quer a um quer a outro. (ok, não sabias  :twisted: - ainda não li os restantes capítulos do Dance que para aí andam, mas os três do site do Martin respondem a isso).

Está certo que Tyrion ficou melhor que Theon, mas ficaram ambos em aberto. O que me irrita mesmo é não saber o que aconteceu a Brienne  :evil:  - acho que vou pedir ao Dakkon para perguntar ao senhor. Com JEITINHO.

Finalmente quando um escritor demora quase 10 anos para completar um livro(A Feast e Dance eram só um livro.)...

Na verdade também não acho normal que demore tanto tempo.

E eu que tinha estabelecido para mim própria a regra na fanfic de nunca ler nada que não estivesse acabado (excepção para Melissa Good), e violei a regra com o Martin.. e olha o que deu.
Tahra

Offline Dakkon

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Bran
« Responder #25 em: Julho 21, 2009, 22:41:52 pm »
martin se te apanho
"Somos aquilo que vivemos, n devemos desejar mudar o passado e no futuro que podemos renascer.." The Unbreakable

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Bran
« Responder #26 em: Julho 21, 2009, 23:28:33 pm »
Citação de: "tahra"

Isso não funciona bem assim, penso eu de que.

Eu posso dizer que ah e tal, há um reino que antes eram 7 e vieram os tipos com os dragões, conquistaram tudo e governaram durante uns tempos até serem depostos por outras casas.

Quem é que queria ler uma história contada assim? As descrições e as voltas a revelar os acontecimentos enriquecem a história, fazem o livro.

Não era isso que estava a falar, mas sim cortar a palha. O que acontece a Cersei podia ter sido cortado para metade dos capítulos bem escritos e mesmo assim reter o seu valor. E estamos a falar de Martin não da Stephenie Meyers ou qualquer coisa parecida. Ele sabe escrever, e podia ter encurtado A Feast for Crows em vez de ter deixado no seu estado actual. OU! Em vez de meter novas personagens que tem um ou dois capítulos, desenvolver melhor outras personagens com mais potencial.

O Profeta, O Capitão da Guarda, Oakheart, o outro Greyjoy(Não a Asha) e The Queenmaker podiam ter sido todos substituidos por outras personagens que no futuro possam ter mais desenvolvimento. Nenhuma destas vai reaparecer como PoV em a Dance, e nenhuma delas é memorável. Porque raio é que eles tem direito a PoV, para no fim terem um impacto quase nulo quando Martin podia ter usado outra personagem que podia ser utilizada noutros livros tipo: Davos/Jaime/Sam. Em vez de desenvolver Asha mais a fundo e fazer as tramas dos Greyjoy a sua volta(Tipo Theon) não grama ai com O Profeta e o outro tosco. Urg.(Curiosamente Asha vai estar em Dance with Dragons.)
Com mais concentração o livro podia ter metade do tamanho e em vez de introduzir um punhado de personagens que (provavelmente) nunca mais irão ser utilizadas como PoV, tinhas PoV melhor desenvolvidos para fazer a transição para Dance with Dragons.

Aí discordamos a SÉRIO. Eu acho q Brienne uma personagem MUITO interessante. Ok, a mulher é feia. E?

E o final é mauzinho, mas não por culpa dela. O problema é a "outra".

Bem Brienne é feia, não tem humor nenhum, o seu objectivo é encontrar uma personagem que o leitor já sabe onde está e que inclusivamente está a ler capítulos dedicados a essa personagem, ela passa grande parte do tempo a reviver as aventura de Arya no ultimo livro.  Simplesmente ela tem uma presença muito pobre como PoV. Quando esta estava acompanhada por Jaime ou até mesmo Catelyn era mais interessante.
Eu gostava de Brienne como personagem de suporte mas PoV não.

E o problema do fim dela não tem haver com a outra triste mas sim como a personagem acaba em termos de continuação.

Qual a diferença? Não sabes o que aconteceu quer a um quer a outro. (ok, não sabias  :twisted: - ainda não li os restantes capítulos do Dance que para aí andam, mas os três do site do Martin respondem a isso).

Está certo que Tyrion ficou melhor que Theon, mas ficaram ambos em aberto. O que me irrita mesmo é não saber o que aconteceu a Brienne  :evil:  - acho que vou pedir ao Dakkon para perguntar ao senhor. Com JEITINHO.

Existe uma grande diferença. No final de A Gloria sabes a situação de Tyrion e para onde ele vai, e a sua personagem tem resolução. Ele é declarado traidor da coroa e tem de abandonar Westeros.
Theon apenas acaba. Não sabes se está vivo, morto, capturado, perdeu a memoria, os seus capítulos apenas acabam sem trazer resolução alguma. Apenas acabou e o seu destino fica no ar. O mesmo acontece com Davos em O Despertar. (Mas o mesmo não acontece em Gloria visto que Davos tem a sua resolução via os capítulos finais na Muralha.)

É a difereça entre TBC. São os dois cliffhangers mas um trás a narrativa da personagem a um fim no livro e abre noutro, enquanto o segundo deixa a narrativa em aberto sem principio, meio ou fim.

Na verdade também não acho normal que demore tanto tempo.

E eu que tinha estabelecido para mim própria a regra na fanfic de nunca ler nada que não estivesse acabado (excepção para Melissa Good), e violei a regra com o Martin.. e olha o que deu.

Bem eu só estou à espera de A Dance à três anos e se não fosse pelas edições da SdE e a minha curiosidade em ter as edições Portuguesas, já tinha desistido do Martin à muito tempo. Existe limites para series onde toda a gente tenta ser mais miserável do que o outro. Uma das razões porque nunca aturei com E.R. porque era toda a gente a ser miserável.

Feast não é um livro mau por assim dizer, é apenas demasiado grande e com falta de um verdadeiro rumo. E claro a pior parte disto tudo é que Martin faltou à sua palavra e não A Dance with Dragons não foi lançada imediatamente e criar um outro buraco de quase 5 anos para continuar as aventuras das personagens de à dez anos atrás...

Offline candeias

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
    • A Lâmpada Mágica
Bran
« Responder #27 em: Julho 22, 2009, 00:14:11 am »
Oliveira, entre essas personagens todas só uma sabes com certeza que não voltará a ser POV durante o resto da série. Relativamente às outras, não sabes o que o Martin pode ter planeado para elas. Os dois Greyjoy, por exemplo, têm muito potencial, quer um quer o outro, e os POV de Dorne também têm algum.

Relativamente a Cersei, aquilo por que ela passa é um processo, e é evidente que o Martin quis que todos acompanhássemos o processo, a forma como o poder lhe foi subindo à cabeça e as consequências que isso teve. Poderia tê-lo feito mais depressa? Talvez. Mas não é palha: é deixar a personagem respirar e, talvez mais importante do que isso, mostrar o impacto que uma rainha incompetente e presunçosa pode ter sobre a corte e o reino.

Repara que desde o início houve POVs que pouco impacto direto tiveram, POVs que eram mais público do que atores, que valiam mais como forma de nos fornecer informação sobre o que ia acontecendo com outras personagens do que propriamente por aquilo que faziam. Sansa durante muito tempo foi assim. Davos também começou por ser assim, só passando realmente a ator quando organizou a fuga do bastardo de Robert.

Além disso, compreendes certamente que houve vários POVs que foram introduzidos depois da decisão de dividir o livro em dois, para dar uma variedade de POV correspondente à dos outros livros da série. Não me custa nada a crer que originalmente os únicos POV fossem Cersei, Jaime, Arya, Sansa, Sam e mais um ou dois, provavelmente em Dorne e nas Ilhas de Ferro. Com os do norte e Daenerys somariam os nove ou dez do costume. A opção seria entre acrescentar mais uns quantos ou correr o risco de tudo se centrar demasiado num punhado dos antigos. Mesmo assim tu achas a presença de Cersei excessiva. Imagina o que seria se ele não tivesse acrescentado esses POV.

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Bran
« Responder #28 em: Julho 22, 2009, 01:02:27 am »
Mesmo assim tu achas a presença de Cersei excessiva. Imagina o que seria se ele não tivesse acrescentado esses POV.

Um livro com o objectivo de arrumar a casa, suja mais do que arrumar devido ao seu tamanho e o numero de PoV que levam a lado nenhum.

De cabeça as únicas personagens que deviam ter estado presente neste livro são: Cersei, Sam, Sansa, Arya, The Kraken's Daughter, Jaime e uma personagem de Dorne, possivelmente aquele Martell que vai aparecer em A Dance.

Não era preciso ter 3 PoV nas Ilhas de Ferro já que Asha de longe é a mais interessante visto a sua posição como mulher e herdeira do trono.

O mesmo para Dorne reduzir os 2 PoV para um e desenvolver esse PoV em vez de ter dois PoV sem nome.

Ser conciso, Feast é suposto atar as pontas soltas dos conspiradores e os que não apareceram em A Storm, não criar mais. Começo a pensar se a ideia original de avançar com a historia 5 anos não era melhor...
Sem salto no tempo os Dragões não vão crescer para atingir o seu potencial e já começo a sentir o Deus Ex Machina e os Dragões vão crescer por magia, Rickon vai ser esquecido, Bran se calhar vai acabar como uma super criança com super poderes...bah.
Mas valia gramar com um livro cheio de flashbacks do que 10 anos para publicar um livro dividido em dois....

Pelo menos podia afirmar que os flashbacks eram úteis...neste momento metade dos toscos em A Feast não me dizem nada.

Offline candeias

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
    • A Lâmpada Mágica
Bran
« Responder #29 em: Julho 22, 2009, 01:39:57 am »
Ser conciso, Feast é suposto atar as pontas soltas dos conspiradores e os que não apareceram em A Storm, não criar mais.

Nop, não concordo. Se o Martin tivesse atado todas as pontas soltas, que interesse deixaria para o livro seguinte? Ou antes, para os seguintes. Claro que ele tinha de abrir possibilidades. A forma como deixa certas coisas penduradas é um bocado exasperante, de acordo, mas escrever séries é mesmo assim (e é precisamente por isso que eu costumo preferir livros independentes a séries): é preciso deixar os leitores em pulgas para saber o que se passa no livro seguinte, caso contrário vão-se todos embora. Por isso este livro nunca podia ter só por objetivo arrumar a casa: tinha de ser parcialmente arrumada e parcialmente desarrumada. E isso será assim até ao último volume, precisamente porque ele está a escrever uma série e precisa de manter os leitores interessados.

Quanto aos 3 POV das Ilhas de Ferro, repara que Asha não está presente em todos aqueles acontecimentos. Se andássemos só a segui-la como ficaríamos a saber deles, em especial daquilo que só se vai passar no Mar de Ferro? O POV do Cabelos-Molhados dá-nos uma consciência do que está na base da religião e cultura dos homens de ferro que seria muitíssimo complicado para o Martin entregar-nos doutra forma, em especial com a mesma profundidade. E o outro é o único que está naquele sítio, naquele momento (cuidado aqui com os spoilers). Sabermos daquilo na corte, por exemplo, por intermédio de algum dos penduricalhos de Cersei, teria perdido todo o impacto.

De todos os POVs deste livro o único que eu acho realmente dispensável é o de Arys. Até o ponto de vista de Hotah, se não existisse, teria de ser outro POV novo a dar, para compreendermos mesmo o estado em que se encontra o príncipe Martell e começarmos a entrar na sua psicologia. E isso é muito importante para, no segundo livro da edição portuguesa, percebermos o porquê do modo como faz os planos que faz e das atitudes que toma.